Olimpíada Brasileira de Química Júnior

OBQJR.

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior – OBQ Jr tem por objetivos estimular Ciências da Natureza, de modo especial a Química, contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

A OBQJr é uma olimpíada para estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. O exame funciona em duas fases, sendo a primeira fase sendo constituída por 20 questões objetivas, vale ressaltar que esta fase possui somente caráter eliminatório. A segunda fase é constituída por 10 questões objetivas (que somam 40 pontos) e 3 questões subjetivas (que somam 60 pontos). As premiações são atribuídas a depender da classificação do aluno na segunda fase, elas são dispostas da seguinte maneira: 

  • 1° a 50° = medalhas de ouro;
  • 51° a 150° = medalhas de prata
  • 151° a 300° = medalhas de bronze;
  • 301° - 1000° = menção honrosa.

Os alunos que estiverem no 9° ano do ensino fundamental no ano de realização da prova e forem agraciados com medalha de ouro estão automaticamente classificados para a OBQ modalidade A do ano seguinte. Outra coisa que vale ser ressaltada, é que os 5 estudantes mais bem classificados na OBQjr tem seus nomes gravados na base do troféu da OBQjr do ano em que fizeram a prova, o que é uma grande honra para o estudante. A seguir, podemos ver uma medalha de prata da OBQjr do ano 2021.

A OBQJr é uma importante porta de entrada para o meio olímpico, pois, introduz aos alunos as olimpíadas de química, fomentando o espírito olímpico, consequentemente instigando que aluno se dedique para que consiga seus objetivos e que esse se interesse pela área das ciências das naturezas. 

O exame exige que o aluno possua conhecimento de química geral, como modelos atômicos, fenômenos físicos, fenômenos químicos, química ambiental, propriedades periódicas, ligações químicas, separações de misturas, distribuição eletrônica, entre outros assuntos que estão disponíveis.

Para mais informações, acesse: