Physics Cup

physics_fundamentals

A Physics Cup é uma competição virtual de física que permite participação de estudantes de todos países e níveis, aceitando qualquer interessado. Contudo, apenas estudantes de ensino médio participam da premiação oficial, enquanto estudantes de ensino superior apenas podem participar como convidados não oficiais. A olimpíada teve sua primeira edição em 2012, contudo só voltou às suas atividades em 2017, de onde continuou desde então. A competição contém problemas de física semanais, que em geral são muito mais difíceis que problemas usuais de olimpíada, e as soluções devem ser enviadas para o e-mail da competição por PDF ou scan de uma solução de papel.

A resposta sobre se a resolução enviada do problema específica é adequada ou não é dada a todos participantes num certo dia da semana, independente de quando esta foi enviada ao longo da semana. Cada participante tem sua pontuação aumentada para cada problema resolvido corretamente, e a pontuação dada por um problema resolvido é dada baseada na ordem em que o participante enviou o problema, isto é, se esse foi o primeiro a enviar uma solução correta, ou segundo, ou etc. O ranking de pontuação dos participantes é acessível a qualquer pessoa interessada, e é atualizado semanalmente baseado nas novas resoluções dos participantes.

O participante que enviou a melhor solução de um problema recebe um bônus de pontuação, e com todas as bonificações adequadas a pontuação final é calculada e o ranking da olimpíada é definido. A premiação da olimpíada não é definida a priori com medalhas ou nada do gênero, contudo prêmios como livros já foram dados ao top 5 da competição.

A competição é interessante não só por quão desafiante os problemas são, mas também pelo fato de que eles tem soluções não ortodoxas que exigem criatividade e experiência do participante, razão por qual estudantes que vão para olimpíadas internacionais, como IPhO e principalmente EuPhO, treinam por ela.

Para mais informações, acesse: