International Youth Math Challenge: inscrições abertas!

22/08/2019 Ana Studart

Ainda não muito conhecida no Brasil, a International Youth Math Challenge é uma competição voltada para estudantes de ensino médio e superior. Entretanto, os níveis de participação são divididos por idade e não por nível de escolaridade.

Estudantes com menos de 18 anos e as com 18 anos ou mais serão avaliadas diferentemente. Embora a prova seja a mesma para todos, participantes mais novos tem que resolver menos problemas para se qualificarem.

Além disso, a competição é dividida em três fases: duas fases virtuais e uma presencial. A primeira fase consiste em um quiz qualificatório e as inscrições para tal fase são gratuitas. Esse ano, as soluções deverão ser enviadas até o dia 29 de setembro. Recomendasse que as soluções sejam digitadas, porém boas fotos de suas soluções também serão aceitas.

Em 2019, a segunda fase acontecerá entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro.  Ela consistirá em 10 problemas (4 básicos, 4 avançados e 2 desafios) e a nota máxima é de 40 pontos. Para os participantes com menos de 18, a nota de corte para a segunda fase será 20 pontos, e para os maiores de idade, 28 pontos. Um fator importante desse estágio da competição é que, para participar dele, é necessário o pagamento de oito dólares.

Na fase final, embora seja presencial, felizmente não é necessário deslocamento para a realização da prova, somente o cadastramento de um professor da sua instituição de ensino para aplicar o teste. Esse estágio será composto por 40 questões de múltipla escolha para 60 minutos de prova.

Para saber mais sobre as fases da prova, clique aqui.

Os  resultados finais deverão ser divulgados até o dia dois de dezembro. Os prêmios vão desde certificados até prêmios em dinheiro de 700 dólares.

Para conferir mais sobre as premiações, clique aqui.

Essa será a terceira edição da International Youth Math Challenge, que acontece desde 2017. A inscrição é feita pela submissão das questões do quiz, que deverá ser feita nessa página.

Não perca essa oportunidade, participe!

Para conferir mais detalhes, confira o site da olimpíada.

Comentários

Comente