Nossa Missão
O Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento - NOIC - é uma iniciativa sem fins lucrativos criado em 2013 por estudantes experientes em Olimpíadas Científicas com a intenção de auxiliar no preparo de alunos para essas competições. Com 10 anos de história, já possuímos milhares de páginas e posts em nossa plataforma com guias de estudos, cursos teóricos, simulados e muito mais, já atingindo a marca de mais de 6 milhões de visualizações.
Nós sabemos o quão difícil o processo de preparação para estes testes pode ser e, por isso, disponibilizamos diversas ferramentas para que todos possam ter acesso ao conhecimento de maneira didática e organizada, como os já citados Guias de Estudo, cursos teóricos, simulados, entre outros. A fim de auxiliar os estudantes na organização de seus calendários e mantê-los atualizados sobre as competições de nível nacional e internacional, nós desenvolvemos o Jornal Olímpico, onde postamos prazos de inscrições, resultados, mudanças de datas, matérias sobre as principais olimpíadas que brasileiros podem participar e outras notícias pertinentes à área. Para conferir nossos cursos, basta clicar na aba "Olimpíadas".
A iniciativa cresceu muito desde sua criação e continua buscando por novas ideias. Nossa equipe trabalha todo dia pensando em maneiras de deixar o NOIC cada vez melhor para seus leitores, sempre com a intenção de estimular a busca pelo conhecimento.
Sinta-se à vontade e explore o site. Amplie seus conhecimentos e divulgue para seus amigos! Este é o benefício de aprender.
"Feito por estudantes, para estudantes"
- Equipe NOIC
O time NOIC
Administração
Gabriel Hemétrio
Presidente
Natural de Belo Horizonte-MG, iniciou sua trajetória olímpica no oitavo ano (2019), onde participou pela sua primeira vez da olimpíada brasileira de física. Desde então, interessado cada vez mais por física e astronomia, conseguiu diversas medalhas nessas áreas, a quais se destacam a sua medalha de bronze na IOAA de 2021, conquistada ainda em seu 1º ano do ensino médio, sua menção honrosa na EuPhO de 2022, sua medalha de bronze na IOAA de 2022, sua medalha de prata na EuPhO de 2023 e sua medalha de prata na IOAA de 2023. Integrou a equipe do NOIC em 2022 com o objetivo de democratizar o acesso de materiais de preparação olímpica para todo o Brasil.
Lucas Tavares
Vice-Presidente
Nascido em Fortaleza, começou a se preparar ativamente para olimpíadas em seu sétimo ano (2018) e, desde então, já soma diversas medalhas em olimpíadas científicas e vem se destacando em competições nacionais, principalmente de física. Nas olimpíadas de física vale destacar seu ouro na OBF no ano de 2021 e seu prata em 2020. Participou da IYPT Brasil 2022, obtendo 5° lugar na competição e participou da seletiva para a olimpíada internacional de física de 2022, obtendo medalha de bronze nessa edição do TBF. Em 2023, participou novamente do TBF, obtendo medalha de ouro e classificando-se pra IPhO no Japão, onde conquistou uma medalha de bronze. Em 2024, tornou-se vice-presidente da iniciativa.
Diretores das OBOs
Luiza Lanza
Diretora
Sou Luiza Lanza, natural de Belo Horizonte - MG. Sempre gostei de matemática e fiz minha 1ª olimpíada no 5° ano, quando ganhei ouro na Canguru de Matemática. Mas foi em 2018 que, por influência de um professor, comecei a me preparar para a OBMEP e hoje já ganhei +50 medalhas em olimpíadas científicas, destacando 1º lugar geral na Olimpíada Mineira de Química, 8º lugar no TFM, campeã regional da Brazilian Brain Bee, 2x participante das seletivas presenciais de astronomia (2023 e 2024) e convocada para etapa nacional IYPT 2024. Entrei para o NOIC em 2023, com o objetivo de difundir o conhecimento matemático e científico.
Mychel Segrini
Vice-Diretor
Nascido em Vila Velha, no Espírito Santo, Mychel conheceu as olimpíadas no 7º ano, após ganhar um ouro na OBMEP 2018. Desde lá, buscou se aventurar pelas competições como possível. Embora a pandemia tenha atrapalhado, descobriu uma paixão pela astronomia e pela física, após três ouros na OBA, um bronze na OBF e ter chegado à última etapa de seleção para olimpíadas internacionais de astronomia. Após ter se mudado para Fortaleza em busca de sabedoria, entrou no NOIC em 2022, na equipe de mídia, em busca de comprir suas missões pessoais com a sociedade e a difundir o conhecimento sobre as olimpíadas científicas.
Fundadores
Matheus C. Sampaio
Co-Fundador
(University of British Columbia) Nascido em Fortaleza, Matheus Carioca Sampaio estudava em escola pública até ganhar bolsa em escola privada onde pôde participar de diversas competições nacionais e de 4 olimpíadas internacionais. Foi laureado com Bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Física 2014 e Bronze na Olimpíada Rioplatense de Matemática, obtendo o 5º lugar na competição em 2013. Matheus criou o site educacional Noic com ajuda de diversos amigos com o objetivo de melhorar a educação brasileira através das olimpíadas do conhecimento. Além do Noic e do Programa de Mentores, Matheus também participa de diversas iniciativas que buscam fornecer oportunidades para alunos independente de sua escola ou condição financeira.
Victor da R. Sales
Co-Fundador
(ITA) Victor nasceu na cidade de Fortaleza, no Ceará, mas mudou-se para Juazeiro do Norte aos três anos de idade, onde cresceu e estudou por vários anos. Em 2011, recebeu uma bolsa para estudar novamente em Fortaleza, onde teve contato pela primeira vez com o mundo das Olimpíadas e passou a dedicar-se à elas, obtendo, em 2014, uma medalha de Bronze na Olimpíada Internacional de Física, no Cazaquistão (IPhO).Criou o Noic com a esperança de ajudar e incentivar outros jovens a terem oportunidades semelhantes às suas.
Lucca M. de A. Siaudzionis
Co-Fundador
(University of British Columbia) Lucca nasceu em Brasília, já morou também em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, mas atualmente mora em Fortaleza, no Ceará. Desde 2009 participa de Olimpíadas Científicas, tendo resultados em diversas áreas, como medalhas de Bronze e Ouro na Olimpíada Rioplatense de Matemática (Argentina, 2011 e 2012), medalha de Prata na Olimpíada de Matemática da CPLP (Moçambique, 2013), medalha de Prata na Olimpíada Internacional de Ciências Júnior (Índia, 2013), medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Informática (Cazaquistão, Julho/2015), o melhor resultado iberoamericano da competição e é um dos selecionados para competir novamente na Olimpíada em 2016, na Rússia. Criou o Noic com o sonho de melhorar a educação brasileira e com o sentimento patriótico de ver o Brasil conquistar os primeiros lugares em Olimpíadas Internacionais. Lucca também escreve materiais de estudo para o site, como o Curso Noic de Informática.
Astronomia
Henrico Hirata
Coordenador
Natural de Olímpia-SP, começou a participar ativamente de olimpíadas no nono ano (2020). Desde então, conquistou algumas medalhas, das quais destacam-se ouro e prata na OBF e três medalhas de ouro na OBA, além de duas participações no processo de seleção para as olimpíadas internacionais de astronomia. Ingressou no NOIC em 2023 com o objetivo de contribuir com a democratização do acesso a materiais de preparação para olimpíadas.
Lucas Cavalcante
Criador de Materiais
Nascido em Aracaju-SE, sua jornada em Olimpíadas científicas começou no sexto ano, quando conquistou uma medalha de ouro na OBMEP, despertando sua paixão por desafios acadêmicos. Desde então, tem se destacado em competições de diversas áreas, especialmente Física, Astronomia e Linguística. Em 2023, mudou-se para Fortaleza com uma bolsa de estudos para se preparar melhor para essas competições. Ao longo de sua trajetória, conquistou várias premiações, incluindo a classificação para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) 2024 e uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) 2024. Em 2024, ingressou no NOIC e participa de diversos projetos com o objetivo de produzir materiais de alta qualidade em Astronomia e democratizar o acesso ao conhecimento sobre Olimpíadas e ciências.
Gustavo Mesquita
Criador de Materiais
Natural de Campinas-SP, começou a jornada em Olimpíadas Científicas à partir do 9º ano pela matemática, alcançando prata na OMOP e depois ouro na OBM. No 1º ano começou a estudar física e astronomia, em seguida conquistando ouro na OBF, OBA e OLAA e prata no TBF com vaga para EuPhO. Entrou no Noic com o objetivo de ajudar e incentivar alunos a participarem de Olimpíadas relacionadas à astronomia.
Heitor Szabo
Criador de Materiais
Nascido em Socorro-SP, apaixonado por aprender, encontrou seu lugar nas olimpíadas a partir do 9° ano (2021) quando conquistou uma medalha de Ouro na OBA e foi chamado para as Seletivas. Desde então, já participou e recebeu medalhas e menções em olimpíadas como: MOBFOG, ONC, OBMEP, OBT, OBL, IAAC e outras. Na astronomia, participou 3 vezes da etapa final de seleção, foi Prata na 17° IOAA e integrante da equipe vencedora da competição em grupo. Reconhecendo o papel que o Noic teve em sua jornada, se juntou a ele em 2024 para contribuir também com o núcleo, divulgando materiais e compartilhando o fascinante mundo da Astronomia.
Maxwell Caciano
Criador de Materiais
Nascido na capital mato-grossense, Maxwell é medalhista nas áreas de Matemática, Astronomia, Física e Química. Foi estudante do curso técnico integrado em eletrônica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), representando o estado de Mato Grosso em competições científicas entre 2022 e 2024. Participou três vezes das seletivas da Olimpíada Brasileira de Astronomia, do PIC/OBMEP por dois anos consecutivos, e foi pesquisador PIC/OBFEP na área de física. Também atuou como monitor do Programa Estudantil de Monitoria Didático-pedagógico do IFMT na área de Física (DABC). Atualmente é membro do Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento - NOIC de astronomia, atuando no desenvolvimento de materiais gratuitos para olimpíadas científicas.
Felipe Maia
Criador de Materiais
Nascido em São José dos Campos - SP, Felipe Maia demonstrou sua afinidade com os números e o fascínio pela ciência muito cedo. Sua jornada olímpica teve início ainda no terceiro ano do ensino fundamental, quando participou da Canguru de Matemática, despertando assim sua paixão por desafios intelectuais. Desde então, Felipe tem se destacado consistentemente, acumulando mais de 40 premiações em competições acadêmicas diversas. No final de 2021, se encontrou com a Física após conseguir medalha de prata na OBF e de lá pra cá, a paixão por Astronomia e Física só aumentaram. Em 2024, chegou às fases finais das seletivas internacionais de Física e Astronomia, colocando-o talentos promissores nessas áreas. Com o desejo de expandir seu impacto e compartilhar seu conhecimento, Felipe integrou-se ao NOIC em 2024, comprometendo-se a contribuir para a produção de materiais didáticos de alta qualidade e a inspirar outros estudantes a explorar o vasto universo das olimpíadas científicas.
Davi Lucas
Criador de Materiais
Natural de Manhuaçu - MG, Davi Lucas participou de sua primeira Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no terceiro ano, mas foi somente no oitavo ano (2020) que ingressou ativamente no mundo olímpico. Graças às olimpíadas científicas e às oportunidades acadêmicas proporcionadas por elas, mudou-se para a capital do Espírito Santo em busca de uma escola melhor e acabou ganhando uma bolsa em um colégio particular de Fortaleza em 2023. Tem um total de 68 premiações científicas, sendo destacados bronze na OBF, bronze na IYPT e ouro na Copernicus de Matemática, além de ter participado três vezes da seletiva de astronomia e alcançado a última etapa uma vez. Entrou para o NOIC em 2024 com o objetivo de difundir o conhecimento verdadeiro por meio das olimpíadas e assim levar oportunidades para mais pessoas.
Matheus CJ
Criador de Materiais
Nascido em Cuiabá-MT, mas morando sempre no interior do estado, ingressou no mundo das olimpíadas em meio ao 9.° do ensino fundamental (2020) durante sua participação na seletiva para as olimpíadas internacionais de astronomia. Já recebeu prêmios em diversas áreas, como astronomia, química, foguete modelismo, desenvolvimento de satélites e matemática, estando atualmente na última etapa das seletivas para a IOAA/OLAA. Praticante amador de astrofotografia e amante de telescópios, tem como principal objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico no Brasil.
Biologia
Igor Bersanetti
Coordenador
Nasci em Araraquara (SP), mas desde pequeno moro na capital do estado. Comecei nas olimpíadas no sexto ano (2017), com a OBMEP. Participei de diversas olimpíadas, com destaque para OBQ, OBF, ONC, OBC, IYPT (etapa nacional) e IJSO. Na área da biologia ganhei medalhas na OBB, OBBS e na VITALIS (olimpíada de medicina), além de participação na IBO 2023. Entrei em medicina na USP por meio do edital de vagas olímpicas. Ingressei no NOIC para distribuir meu conhecimento e ajudar os presentes e futuros alunos olímpicos.
Vitor Takashi
Criador de Materiais
Natural de São Paulo-SP, Vitor Takashi ingressou no mundo das olimpíadas no 9º ano do ensino fundamental, conquistando medalhas como prata na IJSO (International Junior Science Olympiad), 1º lugar na OBC 2022, ouro no TBF, classificando-o para a IPhO. Além disso, ele também conquistou medalhas em olimpíadas como OBF, OBI (modalidade programação), OBC, OBA, ONC, OBQ, OBMEP, IYPT, entre outras. Juntou-se ao NOIC com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino e incentivar alunos a adentrarem nesse "mundo olímpico".
Kaui Patricio
Criador de Materiais
Natural de Florianópolis-SC, participa de olimpíadas em diversas áreas desde o 5º ano. Tem interesse especial pela Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), na qual conquistou uma medalha de bronze e uma de ouro.
Economia
João Vitor Carvalho
Coordenador
Nascido em Goiânia, Goiás, João começou no mundo das olimpíadas no quarto ano onde sempre se destacou principalmente na área da matemática. Posteriormente João descobriu que sua paixão não era a matemática mas sim a economia e o debate competitivo, suas áreas de maior destaque. João é campeão nacional de debates e foi medalhista de ouro na olimpíada internacional de economia Wic. Junto ao Noic tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino e divulgar as olimpíadas de economia no país.
Lucas Rivelli
Criador de Materiais
Nascido em Minas Gerais, Lucas desenvolveu desde cedo um interesse pelas olimpíadas acadêmicas, conquistando medalhas em competições como a OBMEP, ONC e OBA. Contudo, foi aos 12 anos que ele descobriu sua paixão atual: a economia. Desde então, sua curiosidade nessa área o impulsionou a participar de competições como a OBECON, KWHS, HCGCC e IEO, destacando-se na última como o medalhista de ouro mais jovem em toda a América Latina.
Pedro Henrique
Criador de Materiais
Nascido em Petrópolis - RJ, começou a sua jornada olímpica no sexto ano com a matemática, mas veio a se apaixonar por esse mundo no ensino médio, quando também foi introduzido à economia por uma iniciativa local da sua escola que o levou a receber diversas propostas de estágio de corretoras de investimento. Hoje, seu objetivo é conseguir atrair mais jovens às olimpíadas de economia, combinando a matéria com seu amor por matemática, esperando tornar seu aprendizado mais divertido e interessante.
Pedro Porto
Criador de Materiais
Nascido em Goiás, desde o fundamental é apaixonado pelas olimpíadas científicas, algo que começou na área da matemática, na qual obteve reconhecimentos na OBM e em olimpíadas internacionais como a IGO e a OM-CPLP. Tendo também uma passagem pela astronomia, na qual conquistou medalhas na OBA e se classificou entre o Top 15 da seletiva para a IOAA, no final do ensino médio ele descobriu a área que seria seu maior interesse: a economia. Desde então, foi medalhista de ouro na OBECON e representou o país na IEO, na qual não só contribuiu para a conquista do tetracampeonato mas também se consagrou como medalhista de ouro e 5° melhor estudante em economia do mundo.
Física
Lucas Tavares
Coordenador
Nascido em Fortaleza, começou a se preparar ativamente para olimpíadas em seu sétimo ano (2018) e, desde então, já soma diversas medalhas em olimpíadas científicas e vem se destacando em competições nacionais, principalmente de física. Nas olimpíadas de física vale destacar seu ouro na OBF no ano de 2021 e seu prata em 2020. Participou da IYPT Brasil 2022, obtendo 5° lugar na competição e participou da seletiva para a olimpíada internacional de física de 2022, obtendo medalha de bronze nessa edição do TBF. Em 2023, participou novamente do TBF, obtendo medalha de ouro e classificando-se pra IPhO no Japão, onde conquistou uma medalha de bronze. Em 2024, tornou-se vice-presidente da iniciativa.
Alex Carneiro
Criador de Materiais
Natural de Fortaleza - CE, Alex começou sua trajetória nas olimpíadas em 2016 indo para a semana olímpica da OBI, daí adiante, estudou para as olímpiadas de física conquistando medalhas de ouro e prata na OBF de 2017 até 2021. Se dedicou às internacionais de física no ensino médio, conquistando assim, uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) em 2021.
João Gabriel Pepato
Criador de Materiais
Embora nascido em Presidente Prudente – SP, morou a maior parte de sua vida em São Paulo – SP. Iniciou sua trajetória em Olimpíadas quando estava no sétimo ano (2017) na OPF, na qual conquistou uma medalha de ouro. Desde então, se dedicou às Olimpíadas e conquistou mais de 20 medalhas, com destaque à sua participação na OYPT 2021 e sua medalha de bronze na EuPhO. Conheceu o NOIC em 2018 e ficou maravilhado pela comunidade. Agora, quer retribuir tudo o que aprendeu com o site, colaborando para democratizar o conhecimento e fomentar o cenário Olímpico no país.
Pedro Tsuchie
Criador de Materiais
Nascido em São Paulo, descobriu o universo das Olimpíadas no oitavo ano, participando pelo primeira vez da OBF. Agraciado com uma medalha de Ouro, pode participar das seletivas para as internacionais de física. Durante o processo de preparação, se interessou cada vez mais pela física. Obteve uma medalha de ouro e duas de prata na OBF, além de prêmios em outras Olimpíadas como a OBMEP e OPM. Decidiu entrar para o NOIC com o intuito de promover a participação de mais pessoas nas Olimpíadas e, em última instância, incentivar o estudo de física.
Vitor Takashi
Criador de Materiais
Natural de São Paulo-SP, Vitor Takashi ingressou no mundo das olimpíadas no 9º ano do ensino fundamental, conquistando medalhas como prata na IJSO (International Junior Science Olympiad), 1º lugar na OBC 2022, ouro no TBF, classificando-o para a IPhO. Além disso, ele também conquistou medalhas em olimpíadas como OBF, OBI (modalidade programação), OBC, OBA, ONC, OBQ, OBMEP, IYPT, entre outras. Juntou-se ao NOIC com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino e incentivar alunos a adentrarem nesse "mundo olímpico".
João Victor Cordeiro
Criador de Materiais
Natural de Fortaleza-CE, começou sua vida nas olimpíadas de forma tardia, no 9º ano, através da OBC. Durante a primeira série, foi primeiro lugar do Brasil na OBC e classificou-se para IJSO 2023, conquistando medalha de prata na competição. Em 2024, ainda na segunda série, participou do TBF e conquistou as primeções de Top Gold e melhor prova teórica, classicando-se para a IPhO 2024, que ocorrerá no Irã.
Otávio Monforte
Criador de Materiais
Nascido em São Paulo, começou sua trajetória no universo das Olimpíadas Científicas no oitavo ano, em 2020, participando de diversas Olimpíadas. No ensino médio, já focado em competições de exatas, foi premiado tanto em Olimpíadas de Física quanto de Matemática, com destaque ao IYPT 2023, onde conquistou Prata no Paquistão. Além de conquistar o Bronze na IYPT Brasil 2023 que garantiu sua colocação na internacional, também conquistou Bronze no TBF 2024 e Prata na IYPT Brasil 2024. Juntou-se ao NOIC em 2024, com os objetivos de democratizar o acesso ao ensino e de incentivar a participação em Olimpíadas de Física no Brasil.
Felipe Brandão
Criador de Materiais
Nascido em Fortaleza, Ceará, começou a participar ativamente de olimpíadas científicas no 1⁰ ano do ensino médio, estudando exclusivamente para olimpíadas de física. Após conquistar sua primeira medalha de ouro na OBF, passou seu 2⁰ ano com a rotina dedicada à seletiva das olimpíadas internacionais, enfim conquistando a tão sonhada vaga na IPhO (2024, Irã) no TBF 2024, posicionando-se no 5⁰ lugar geral. Além disso, acumula também uma medalha de prata na OBF 2023, na Cearence de Física de 2023 e um ouro na OBOF.
Lucas Aratake
Criador de Materiais
Natural de Goiás, Lucas é apaixonado pelo aprendizado e pesquisa. Motivado pela curiosidade, sempre quis conhecer o desconhecido, uma distinção que trouxe diversas medalhas no ramo da física e matemática, sendo convidado a representar o Brasil na fase internacional da IYPT ‘24. Fundou uma ONG (“Além da Teoria”) com o objetivo de revolucionar a abordagem ao aprendizado e democratizar o mundo da física aplicada no Brasil, sendo esse seu propósito e o motivo pelo qual ingressou na equipe do NOIC.
Lucas Praça
Criador de Materiais
Nascido em Fortaleza-CE, começou sua trajetória nas olimpíadas no 6° ano (2019), na matemática, conquistando algumas medalhas como bronze na OBM 2020. No 9° ano, começou a participar de olimpíadas de física, com algumas conquistas como Prata na OBF 2022 e 2023, Bronze na OCF 2023 e mais recentemente Prata no TBF 2024, garantindo vaga para EuPhO 2024, também participou da fase nacional da IYPT Brasil 2024.
Arthur Gurjão
Criador de Materiais
Natural de Fortaleza, Arthur Gurjão entrou no mundo das olimpíadas no 7° ano pela matemática, mas foi no ensino médio que encontrou sua paixão: a física, pela qual coleciona medalhas nacionais e internacionais. Entrou no noic em 2024 com o objetivo de promover as olimpíadas científicas.
Foguetes
Yasmim Azevedo
Coordenadora
Nascida em Fortaleza - CE, realizou a OBA pela primeira vez no 2º ano do EF, em 2012, somando 12 participações, 8 medalhas (5 ouros) e 4 seletivas. Atualmente, se dedica às olimpíadas científicas, tendo conquistado mais de 40 premiações, incluindo uma medalha de prata na Copernicus de Física e Astronomia 2023 (Houston, EUA), 2 ouros na MOBFOG e é bicampeã da Jornada de Foguetes (Barra do Piraí - RJ). Em 2023, fez parte da equipe organizadora da Jornada Cearense de Foguetes e entrou no NOIC como coordenadora do novo departamento de Foguetes com o objetivo de incentivar e popularizar a participação em competições de minifoguetes.
Lucas Paiva
Criador de Materiais
Nascido em São Paulo-SP, demonstrou desde pequeno uma paixão pelas ciências, participando ativamente de diversas olimpíadas científicas, tais como: MOBFOG, OBA, OBMEP, CANGURU e OBRL, conquistando várias medalhas e acumulando experiência nessas competições. Com base nesse interesse, foi uns dos fundadores do grupo de astronomia e astronautica na escola, denominado Astrobears. Ingressou no NOIC com o objetivo de auxiliar alunos interessados em astronáutica que participam da MOBFOG.
Giovanna Veronez
Criadora de Materiais
Nascida em SP capital, começou a se interessar por olimpíadas no final de 2021, hoje ela é astronauta análoga e é membro e presidente de clubes e ONG`s que lutam pelo acesso da ciência, além de participar ativamente de projetos científicos, ela também é medalhista em olimpíadas nacionais e internacionais além de ser ouro na MOBFOG nível 3 com um alcance de 275 metros.
Sérgio Vieira
Criador de Materiais
Nascido em Santos, SP. Se aproximou das Olimpíadas na metade de 2022. Apaixonado por Física e Astronomia, encontrou na MOBFOG a oportunidade de realizar e explorar a área científica. É medalhista de bronze na Copernicus de Matemática (NY) e conquistou 1º lugar na WMTC (World Mathematics Team Championship), realizada em Campinas.
Arielle Monte
Criadora de Materiais
Natural de SP, mas reside em Fortaleza-CE há 14 anos e foi lá que construiu sua vida acadêmica. Desde mais nova é apaixonada pelo mundo científico e procurava formas de testar seus conhecimentos... até que, numa propaganda que apareceu na TV sobre a OBMEP, ela descobriu o mundo das olimpíadas científicas. No 9° ano, sendo aluna de escola pública, se aprofundou nesse mundo e criou projetos para democratizar a inserção de estudantes dentro do mundo olímpico através da Global Education. Hoje, acumula mais de 15 medalhas e já foi convocada para a seletiva de astronomia da OBA e teve o destaque de aluna de escola pública com a maior nota na OBA em Fortaleza-CE e já foi classificada 3 vezes para a final da Jornada de Foguetes, no RJ e produziu seu primeiro artigo científico aos 16 anos. No NOIC, ela procura cooperar com o processo de desenvolvimento de foguetes para estudantes de todas as idades e expandir as variadas oportunidades que o mundo olímpico proporciona.
Laissa Carvalho
Criadora de Materiais
Nascida em Bodocó-PE, teve contato pela primeira vez no mundo das olimpíadas no seu primeiro ano do ensino médio e passou a dedicar-se a elas,obtendo,em 2020 medalha de Ouro nas olimpíadas pernambucana de química,sendo a única do sertão do Araripe, a participar da terceira fase na maior olimpíada de química do país. Desde então, com a sua curiosidade insaciável e sua vontade constate de aprender,está sempre em busca de oportunidades para expandir seus conhecimentos, tendo a oportunidade de participar da MOBFOG sendo bicampeã na fase escolar, e obtendo segundo lugar nacional. Participou também da OPFOG adquirindo medalha de ouro. Hoje é cientista cidadã da CNPq ,além de ser fundadora e participar ativamente de projetos científicos.
Geografia
Antonio Freire
Coordenador
Olá! Me chamo Antonio Carlos Freire de Sousa Júnior, sou natural de Garanhuns - Pernambuco, comecei participar de olimpíadas a partir do ensino médio e desde então me apaixonei por estudo e competições científicas, possuo um bronze e um ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra etapa estadual e me classifiquei para representar Mato Grosso na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia, atualmente sou estudante do IFMT.
Murilo Fragoso
Criador de Materiais
Nascido em Campo Limpo Paulista - SP, ingressou no mundo das Olimpíadas no 6° ano e desde então acumulou oito medalhas de ouro e diversas outras premiações em competições como a ONC, OBA, OBB e a OBG, com a ajuda do NOIC. Fundou e co-fundou duas ONGs (“Laboratorize-se” e “Florescer”) com o intuito de democratizar a ciência e a educação no país, sendo esse seu propósito e o motivo pelo qual ingressou na equipe do NOIC.
Gabriel Volpato
Criador de Materiais
Nascido em Vitória-ES, Gabriel Volpato participa de olimpíadas desde 2018 mas foi realmente engajar nesse mundo em 2022 após perceber o potencial que as competições tinham. Hoje em dia seu foco principal é a Geografia por ter se classificado para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Geografia (iGeo) de 2024.
Pablo Fernando
Criador de Materiais
Oi, sou o Pablo Fernando! Sou de Vitória, ES. Desde o nono ano, comecei a participar em olímpiadas de forma séria, começando pela OBA e OBMEP. Minha maior conquista nesse mundo foi ser selecionado pra representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Geografia (iGeo) em 2024, na Irlanda.
História
Murilo Fragoso
Coordenador
Nascido em Campo Limpo Paulista - SP, ingressou no mundo das Olimpíadas no 6° ano e desde então acumulou oito medalhas de ouro e diversas outras premiações em competições como a ONC, OBA, OBB e a OBG, com a ajuda do NOIC. Fundou e co-fundou duas ONGs (“Laboratorize-se” e “Florescer”) com o intuito de democratizar a ciência e a educação no país, sendo esse seu propósito e o motivo pelo qual ingressou na equipe do NOIC.
Bianca Mota
Criadora de materiais
Quem sou eu? Eu sou a Bianca, voluntária do departamento de história do NOIC e acredito bastante no potencial transformador do projeto. Gosto muito de comunicação e participar em projetos voluntários, para proporcionar o máximo de oportunidades àqueles que não as tem. Diria que eu sou uma pessoa divertida e tento levar as coisas da maneira mais leve possível, sempre procurando o lado bom da moeda. Com o NOIC, não é diferente: sempre penso no projeto como a melhor parte do time e do trabalho produzido!
Anna Carolina
Criadora de Materiais
Anna Carolina deu início à sua jornada olímpica através da OBMEP, um ponto de partida que a impulsionou para um percurso repleto de participações em Olimpíadas, sem se limitar a nenhum tema específico durante o ano de 2023. Sua busca incessante por conhecimento a levou a descobrir o NOIC, uma plataforma que a encantou pela maneira como democratiza a educação. Encantada com os ideais do NOIC, ela decidiu integrar o projeto de história, alinhando-se ao mesmo objetivo. Anna Carolina é uma estudante do interior de Sergipe, movida pela paixão pelo aprendizado e pelo desejo de contribuir para a democratização do conhecimento.
Sofia Santos
Criadora de Materiais
Sou Sofia Santos, natural de Niterói - Rio de Janeiro. Minha jornada com as olimpíadas científicas começou em 2020, quando ganhei ouro na OBA, desde então conquistei mais de 20 medalhas nas mais diversas áreas científicas. Resolvi ingressar no time do NOIC visando a democratização do acesso a materiais olímpicos de qualidade e o incentivo ao estudo da história.
Nathanael Rayner
Criador de Materiais
Natural de São Bento do Sul - SC, Nathanael participa ativamente de olimpíadas desde 2021. Desde então, conquistou medalhas de ouro na OBA e na OBG, além disso, faz parte do voluntariado para crianças refugiadas tmjUNICEF. Entrou no Projeto NOIC em 2024 e tem por objetivo disseminar conhecimento de forma democrática.
Bianca Motta
Criadora de Materiais
Residente de São Bernardo do Campo- SP, ingressou no mundo das Olimpíadas no 8º ano e desde então acumulou medalhas em em competições como a OBA, OBBIOTEC e a OBG. Participa de duas ONGs (“Ampulheta do Saber” e “Florescer”) com o intuito de democratizar a ciência e a educação no país, sendo esse seu propósito e o motivo pelo qual ingressou na equipe do NOIC.
Informática
Caique Paiva
Coordenador
Nascido em Fortaleza-CE, participa ativamente de olimpíadas cientificas desde seu sexto ano (2016) e, desde então, vem se destacando em várias competições. Em 2018, obvete uma medalha de ouro na OBMEP, em 2021, uma medalha de prata na OBM e uma medalha de prata na OBI, e em 2022, ficou em 9º no testes de seleção para a cone sul. Juntou-se á equipe do NOIC em 2022, como aulixiar de mídia e mais tarde como criador de materiais, ajudando a equipe de informática.
Rafael
Criador de Materiais
Sou Rafael, estudei no CEFET-RJ e durante meu ensino médio me dediquei para as Olimpíadas de Informática. Sou apaixonado por programação competitiva, especialmente estruturas de dados e meta-heurísticas. Conquistei medalha de ouro na OBI, prata na Olimpíada Internacional de Informática, USACO Platinum e resolvi +100 problemas no Timus.
João Castro
Criador de Materiais
Nascido em Teresina-PI, começou a participar de olimpíadas científicas no quinto ano ao trocar de escola. Na mesma época achou a programação, atividade que se interessou e seguiu aprendendo pouco a pouco, especialmente durante a pandemia. No sétimo ano descobriu a OBI, se inscrevendo na P1 e conquistando o 55⁰ nacionalmente. Desde então conseguiu diversas medalhas, dentre elas, ouro na OBI PJ, ouro na Olímpiada Piauiense de Matemática, Bronze na OBMEP, e prata na OBT. Juntou-se ao NOIC em 2023 como criador de materiais na equipe de informática, com o objetivo de ajudar a tornar o mundo em um lugar onde todos tenham a oportunidade de serem excepcionais.
Henrique Vianna
Criador de Materiais
Natural de São Paulo - SP, participa ativamente de olimpíadas científicas desde seu nono ano (2021), no qual recebeu medalha de ouro (top gold) na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Desde então, conquistou premiações em diversas outras olimpíadas, como OBMEP, OBF, OBR, OBA e ONC, mas mantendo o foco em informática. Juntou-se à equipe de informática do NOIC em 2023 como criador de materiais com o intuito de promover a democratização do mundo olímpico.
Murilo Maeda Kataoka
Criador de Materiais
Nascido em Maringá - PR, se mudou para São Paulo no sexto ano para treinar para olimpíadas científicas, onde conquistou várias medalhas, especialmente em olimpíadas de matemática, física e informática: 2 bronzes na OBM, 2 ouros e 2 bronzes na OBMEP, 1 bronze e 1 prata na OBF e 2 pratas e 1 bronze na OBI. A partir do primeiro ano do ensino médio começou a gostar mais da olimpíada de informática do que das demais e no 2° ano decidiu focar exclusivamente nessa olimpíada. Juntou-se ao NOIC de informática como criador de materiais em 2023, com o objetivo de criar uma comunidade olímpica maior e melhor no Brasil.
Fernando Gonçalves
Criador de Materiais
Nascido em São Paulo-SP, comecei a treinar para olimpíadas científicas no sexto ano. Desde então, adquiri diversas medalhas nas olimpíadas de matemática, física e informática. Juntei-me então ao noic com o intuito de compartilhar o conhecimento que acumulei durante meu treinamento.
Enzo Dantas
Criador de Materiais
Nascido em Natal-RN, competiu em olimpíadas científicas diversas entre o 6° e 9° ano e se identificou principalmente com olimpíadas de matemática, conquistando duas medalhas de ouro na OMRN, uma de prata na OBMEP e um bronze na OBI. No 1° ano do Ensino Médio, se mudou para Fortaleza e começou a se dedicar ativamente à Olimpíada Brasileira de Informática, tendo conquistado ouro e menção na competição desde então. Entrou na equipe de informática em 2023 como criador de materiais com o intuito de democratizar o mundo olímpico e incentivar a participação em olimpíadas.
Estela Baron
Criadora de Materiais
Linguística
Leonardo Paillo
Coordenador
Nascido em Santo Ângelo - RS, Leonardo entrou no mundo olímpico ainda no sexto ano (2016). Desde então, conquistou dezenas de premiações nas mais diversas olimpíadas nacionais e internacionais, como OBMEP, OBF, OBR e Olimpíada de Maio. Em 2021, participou da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), pela qual conquistou uma vaga para a Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), no ano seguinte. Ingressou no NOIC em 2022, como coordenador do setor de Linguística.
Giovanna Longo
Criadora de Materiais
Residente de Niterói - RJ, Giovanna entrou no mundo olímpico no 6° ano (2018). Desde então, participou e foi medalhista de olimpíadas de diversas áreas como matemática, ciências humanas, robótica, astronomia, literatura e linguística. Ingressou no NOIC em 2024 com o objetivo de ajudar a fomentar e difundir o conhecimento olímpico e a linguística, área em que ela se encontrou e encontrou amigos.
João Guilherme Camilo
Criador de Materiais
Nascido em Sobral - CE, ingressou no mundo das olimpíadas no 4° ano do ensino fundamental. Desde então, conquistou medalhas em diversas olimpíadas, como OBA, OBF, ONC, OBMEP, OBQ e OBL. Ingressou no NOIC em 2023 com o objetivo de ajudar na democratização do conhecimento olímpico no Brasil.
Cauã Medeiros
Criador de Materiais
Natural da cidade do Rio de Janeiro, Cauã descobriu o mundo olímpico no seu primeiro ano do ensino médio (2023). Conquistou sua primeira medalha na OBL também em 2023 (Pergaminho), onde foi aprovado para participar das seletivas internacionais. Além disso, conta com premiações em olimpíadas como a Canguru de Matemática, OBR e ONC. Entrou no NOIC em 2024 com a vontade de disseminar o conhecimento olímpico e torná-lo acessível para todos.
Yasmin Shimizu
Criadora de Materiais
Faz olimpíadas desde o 6° EF e se apaixonou pelo mundo da educação e da ciência com as competições, em especial, matemática e linguística!
Teresa Lage
Criadora de Materiais
De Belo Horizonte - MG, participou de várias olimpíadas até descobrir a olimpíada de linguística, em 2021, e se apaixonar. Entrou no NOIC em 2022 para tentar ajudar a inspirar e trazer mais alunes para esse mundo tão bonito.
Matemática
Matheus Alencar
Coordenador
Matheus Alencar começou a estudar para olimpíadas em 2019 pela Olimpíada Cearense de Matemática, onde foi ouro em 2019, 2021, 2022 e 2023. Desde lá, ele vem estudando para olimpíadas de matemática e conquistou medalhas como um ouro na IMO, além de outras. Em 2023 entrou no NOIC com o objetivo de democratizar o conhecimento no Brasil.
Caique Paiva
Criador de Materiais
Nascido em Fortaleza-CE, participa ativamente de olimpíadas cientificas desde seu sexto ano (2016) e, desde então, vem se destacando em várias competições. Em 2018, obvete uma medalha de ouro na OBMEP, em 2021, uma medalha de prata na OBM e uma medalha de prata na OBI, e em 2022, ficou em 9º no testes de seleção para a cone sul. Juntou-se á equipe do NOIC em 2022, como aulixiar de mídia e mais tarde como criador de materiais, ajudando a equipe de matemática.
Andressa Farias
Criadora de Materiais
Sou de Alagoas e tive contato com as olimpíadas no sexto ano por meio da Canguru. Desde então, juntei quase 40 medalhas, dentre elas estão premiações na OBR, OBMEP, OBF, OAM (Olimpíada Alagoana de Matemática), AMO (American Mathematics Olympiad), Canguru e OMP (Olimpíada de Matemática do Poliedro). Eu me juntei ao time NOIC com o objetivo de contribuir com a difusão das olimpíadas científicas e com o acesso democrático de materiais olímpicos de qualidade.
Luca Zanardi
Criador de Materiais
Desde criança, sempre gostei de matemática. Comecei minha trajetória olímpica no 8º ano, depois de me interessar em participar do PIC. Iniciei meu preparo para a OBM no 1º ano do ensino médio, e desde então, conquistei várias medalhas entre olimpíadas, incluindo 1 menção honrosa e 2 medalhas de bronze na OBM. No último ano, me interessei pela OBI, e depois de semanas de dias e noites sem dormir, consegui uma menção honrosa! Gosto muito de ensinar, e a experiência de escrever materiais para ampla utilização e aprendizado é extremamente gratificante.
João Azeredo
Criador de Materiais
Comecei com olimpíadas no 6o ano. Desde então conquistei 19 medalhas em diversas olimpíadas sendo 15 medalhas de ouro, 4 de prata, 1 bronze e 2 menções em competições como OBMEP(2 ouros e 1 prata por escola privada, sendo um dos ouros top gold), OBM(2 menções e 1 prata), OAM (Olimpíada Alagoana de Matemática), OBR, OBI, Canguru, e World TIME, uma olimpíada de matemática que aconteceu na Tailândia.
Luiza Lanza
Criador de Materiais
Sou Luiza Lanza, natural de Belo Horizonte - MG. Sempre gostei de matemática e fiz minha 1ª olimpíada no 5° ano, quando ganhei ouro na Canguru de Matemática. Mas foi em 2018 que, por influência de um professor, comecei a me preparar para a OBMEP e hoje já ganhei +50 medalhas em olimpíadas científicas, destacando 1º lugar geral na Olimpíada Mineira de Química, 8º lugar no TFM, campeã regional da Brazilian Brain Bee, 2x participante das seletivas presenciais de astronomia (2023 e 2024) e convocada para etapa nacional IYPT 2024. Entrei para o NOIC em 2023, com o objetivo de difundir o conhecimento matemático e científico.
Gustavo Linhares
Criador de Materiais
Natural de Goiânia, Goiás. Começou a trajetória nas olimpíadas de matemática no sexto ano do ensino fundamental e desde então ganhou múltiplas medalhas e premiações. Dentre estas estão uma Menção Honrosa (OBM n3), 1 ouro e 2 bronzes na Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG) e diversas outras premiações em olimpíadas como: Canguru de Matemática, OBMEP, OBA, ONC, OBRL, MOBFOG, Jacob Palis JR, entre outras. Juntou-se ao NOIC em 2023 com o objetivo de democratizar o acesso para materiais olímpicos no Brasil e retribuir a comunidade olímpica por todo auxilio disponibilizado a ele por todos esses anos..
João Ferreira
Criador de Materiais
Natural de Belo Horizonte - MG, começou sua jornada olímpica em seu sexto ano (2017) e desde então, já obteve mais de 10 premiações entre olimpíadas de matemática e astronomia. Juntou se ao NOIC em 2020 para criar materiais de matemática.
João Gilberti
Criador de materiais
Estudante Olímpico de matemática. Criador do canal Exatizando Aulas, ouro canguru 2023, bra83 teste imo 2022, medalhista de bronze na OBM, suplente da Cone Sul 2022 e monstrão OMPD 2023.
Mídia
Luiza Lanza
Editora-Chefe do Jornal
Sou Luiza Lanza, natural de Belo Horizonte - MG. Sempre gostei de matemática e fiz minha 1ª olimpíada no 5° ano, quando ganhei ouro na Canguru de Matemática. Mas foi em 2018 que, por influência de um professor, comecei a me preparar para a OBMEP e hoje já ganhei +50 medalhas em olimpíadas científicas, destacando 1º lugar geral na Olimpíada Mineira de Química, 8º lugar no TFM, campeã regional da Brazilian Brain Bee, 2x participante das seletivas presenciais de astronomia (2023 e 2024) e convocada para etapa nacional IYPT 2024. Entrei para o NOIC em 2023, com o objetivo de difundir o conhecimento matemático e científico.
Gabriella Helena
Auxiliar de Mídia
Natural de Belo Horizonte - MG, fez sua primeira olimpiada no 6o ano do ensino fundamental, mas foi realmente se apaixonar pelo mundo olímpico no 9o ano pelo incentivo de uma grande amiga. Mesmo apaixonada por Biologia, participa também de olimpiadas nas áreas de Física, Química, Matemática, entre diversas outras. Entrou para o NOIC com o objetivo de incentivar outras pessoas, assim como foi incentivada, a participar e performar em olimpíadas em alto nível!
Gustavo Globig
Auxiliar de Mídia
Passou a estudar para olimpíadas desde 2022, tendo como destaque dentre diversas premiações medalha de ouro na OBF, na OBMEP, na OBA e na OBG regional, além de ter participado de processos de seletiva de astronomia em Barra do Piraí e Vinhedo (2023). Em 2024, passou a integrar o NOIC, visando contribuir com este projeto de divulgar conhecimento e materiais gratuitamente, levando à maior democratização do ensino e seu acesso no país.
Felipe Anselmo
Auxiliar de Mídia
Natural de Fortaleza-CE, Felipe Anselmo entrou no mundo olímpico em 2018 (sexto ano) e, desde então, já acumula diversas premiações em olimpíadas científicas, principalmente, no âmbito matemático. Por meio dessas competições, Felipe conheceu o NOIC, e a partir desse momento, surgiu o desejo de fazer parte da equipe de matemática. Em 2024, alcançou seu objetivo, tornando-se membro do NOIC como auxiliar de mídia, contribuindo efetivamente no desenvolvimento do projeto
Sara Aline
Auxiliar de Mídia
Oi eu sou a Sara, faço parte da equipe de mídia no Noic, estou no último ano da faculdade de Publicidade e Propaganda, tenho 20 anos e é um prazer desvendar desse mundo olimpiano e descobrir inúmeros desafios e possibilidades para os jovens de hoje.
Augusto Ferreira
Auxiliar de Mídia
Eu me chamo Augusto, sou do ano de 2008 e tenho 15 anos, gosto muito de ler e aprender coisas novas, faço parte da equipe de mídia do noic.
Mychel Segrini
Auxiliar de Mídia
Nascido em Vila Velha, no Espírito Santo, Mychel conheceu as olimpíadas no 7º ano, após ganhar um ouro na OBMEP 2018. Desde lá, buscou se aventurar pelas competições como possível. Embora a pandemia tenha atrapalhado, descobriu uma paixão pela astronomia e pela física, após três ouros na OBA, um bronze na OBF e ter chegado à última etapa de seleção para olimpíadas internacionais de astronomia. Após ter se mudado para Fortaleza em busca de sabedoria, entrou no NOIC em 2022, na equipe de mídia, em busca de comprir suas missões pessoais com a sociedade e a difundir o conhecimento sobre as olimpíadas científicas.
Química
Artur Galiza
Coordenador
Nascido em Fortaleza-CE, Artur Galiza estuda no Colégio Ari de Sá desde 2021. O mesmo participa de diversas olimpíadas científicas desde o seu ensino fundamental, mas a partir do seu 9° ano começou a estudar para olimpíadas de química e hoje coleciona várias medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais de química.
Luiz Viegas
Criador de Materiais
Natural de Campinas (SP), estuda em um colégio em Valinhos desde 2014, no qual participa de olimpiada científicas desde o 5º ano do fundamental. Nelas, já participou de diversos temas (física, química, biologia e ciências), nas quais reúne premiações tanto nacionais (Ouro na OBC, ONC, OBQ, OBF, TVQ, OBA) quanto internacionais (Prata IJSO). Desde 2022, foca nas olimpíadas de química, tenho participação no TVQ, OQSP, OBQ e seletiva para a IChO em 2023.
Fernando Garcia
Criador de Materiais
Natural de Fortaleza-CE, entrou de vez nesse mundo de olimpíadas quando conheceu a OBQjr no 8° ano. No 9° ano conseguiu uma medalha de prata na OBQjr e desde então se dedica às olimpíadas de química como foco principal, conseguindo até uma medalha de ouro na OBQ fase 3 de 2022 no seu 1° ano do ensino médio. Além disso, possui também medalhas em olimpíadas como: OBA, OCQ e ONC. Ingressou no noic em 2023 com o objetivo de ajudar na democratização do conhecimento de forma gratuita, principalmente para estudantes que querem ingressar no mundo das olimpíadas de química.
João Camilo
Criador de Materiais
Nascido em Sobral - CE, ingressou no mundo das olimpíadas no 4° ano do ensino fundamental. Desde então, conquistou medalhas em diversas olimpíadas, como OBA, OBF, ONC, OBMEP, OBQ e OBL. Ingressou no NOIC em 2023 com o objetivo de ajudar na democratização do conhecimento olímpico no Brasil.
Manuela Issi Bastos
Criadora de Materiais
Meu nome é Manuela Issi Bastos, sou aluna do 2° ano do ensino médio em Goiânia e agora sou membro da equipe de química do NOIC. Fico muito feliz em participar do projeto NOIC que, em minha opinião, tem, cada vez mais, tido sucesso em disseminar a cultura das olimpíadas pelo Brasil. Iniciei minha trajetória olímpica no 8° ano com premiações na ONC e na OBQJr, desde então sigo no mundo olímpico participando assiduamente das olimpíadas científicas e tendo um enfoque ainda maior na parte de química. Desde o início da minha trajetória já acumulei mais de 15 premiações e por isso busco difundir todos meus conhecimentos para outros estudantes que buscam um aprofundamento do conteúdo visto no ambiente escolar. Nesse sentido, acredito que minha missão no grupo seja a de tornar o estudo da química aprofundada mais acessível, bem como fazer com que os outros tenham a mesma paixão que eu tenho pelas olimpíadas de química. Novamente, estou muito feliz em fazer parte dessa iniciativa!
Robótica
Gustavo Carvalho
Coordenador
Nascido em São José dos Campos, São Paulo, em 2021, recebeu uma bolsa integral para estudar no Colégio Alpha Lumen, iniciando uma trajetória notável na robótica. Foi campeão da fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e conquistou duas OBRs Teóricas. Além disso, obteve seis prêmios na maior competição de robótica do mundo, a FIRST Robotics Competition, incluindo dois prêmios IICA, Judges' Award, EIEA e Winner in the Court. Atualmente, ele é o capitão do Alphabots #1860, uma das maiores equipes de robótica da América Latina. Por sua liderança exemplar, foi nomeado para a Dean's List tanto em Nova York quanto em Brasília, superando milhares de concorrentes.
Caio Yamashita
Criador de Materais
Nascido em Campinas-SP, tive meu primeiro contato com olimpíadas em 2017, com a antiga OPFJr. Desde então, resolvi entrar nesse mundo. Meu sétimo ano e meu oitavo ano foram focados na robótica, conseguindo boas colocações na OBR e uma classificação para a RoboCup. Hoje em dia, tenho o foco voltado mais para a física, mas ainda apaixonado em projetar robôs
Felipe Camargo
Criador de Materais
Nascido em Campinas - SP, Felipe Dornelas Bueno de Camargo se interessou por robótica bem cedo, aos 7 anos de idade, quando começou a fazer cursos de robótica básicos para desbravar um mundo que tanto o interessava, aos 12 ganhou seu primeiro kit e robótica e começou a trabalhar em projetos sozinho, e desenvolver suas habilidades. Em 2022, no primeiro ano do ensino médio, Felipe entrou para o Colégio Etapa de Valinhos, se juntando à equipe de robótica, que em 2023 foi vice na LARC (Latin America Robotics Competition) em Salvador, se classificando para a RoboCup 2024, que foi sediada em Eindhoven (Holanda), onde ele e sua equipe ficaram em quarto lugar, sendo a melhor equipe latina da categoria, ganhando o premio de melhor vídeo técnico e terminando em quarto lugar, segundo melhor resultado da história do Brasil. Felipe se juntou ao NOIC com o objetivo de democratizar o acesso à robótica, e dividir sua bagagem de conhecimento com outros estudantes enquanto também se prepara para sua próxima RoboCup, em Salvador (2025)
Edson Giovane
Criador de Materais
Nascido em Piracicaba-SP, começou sua jornada olímpica em 2018, conquistando menção honrosa na OBMEP. Nos anos seguintes, recebeu diversas medalhas em olimpíadas como a OBA e OBR. Participou ativamente em competições de robótica, destacando-se com premiações de primeiro lugar em programação e trabalho em equipe na fase regional de um dos maiores torneios de robótica do mundo: a FIRST LEGO League. Ingressou no departamento de robótica do NOIC em 2024, com o objetivo de disseminar o conhecimento que adquiriu em seus anos de competição.
Ex-colaboradores
Raphael Y. Diniz
UFMG
Nascido em Uberlândia-MG, se mudou aos 4 anos para Serra Talhada-PE, onde começou a participar de olimpíadas científicas no seu 7 ano (2017). Em Fortaleza-CE, conquistou premiações em diversas competições, como OBQ, ONNEQ, OBQjr, ONC, OBRL, entre outras. Se juntou ao NOIC em 2021 com intuito de espalhar o potencial da química de mudar vidas, ajudando na criação de materiais e de problemas semanais. Em 2022 foi nomeado coordenador da equipe de química do projeto e em 2024 foi responsável pela fundação da OBOQ.
João Antônio
USF South Florida
João Antônio nasceu em Nova Iguaçu - RJ e em 2023 se mudou para Fortaleza - CE. Sempre foi interessado por tecnologia e inovação, mas seu interesse por olimpíadas científicas começou relativamente tarde comparado com a média, no seu 1º ano do ensino médio, quando participou de sua primeira olimpíada de química e obteve sua primeira medalha no meio das olimpíadas científicas. Em 2022 pode conquistar medalha de bronze na OBQ e assim ser chamado para o colégio Arí de Sá para ter mais recursos em relação a olimpíadas. Hoje se prepara principalmente para as olimpíadas de economia e produz sua própria olimpíada, o CNQ, mas sem esquecer as olimpíadas de química, ainda se dedica para a OBQ fase III entre outras. O seu sonho é tornar o Rio de Janeiro um polo olimpíco de química e para isso acontecer é preciso uma maior democratização da educação e é nisso que ele foca nos dias atuais.
Mateus Cavassin
Natural de Rio Branco do Sul-PR, começou a participar efetivamente de olimpíadas em seu 9° ano em 2020 ganhando medalha de ouro na OBF. Após isso, mudou-se para Fortaleza para cursar o ensino médio e conquistou outras medalhas em olimpíadas nacionais, como: OBC, OCQ, OBF, OBR, OBMEP, OBA e uma internacional: IJSO. Ingressou no NOIC em 2022 com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino gratuito para alunos principalmente da rede pública de ensino.
Alícia Flaibam
Nascida em Amparo - São Paulo, conheceu o mundo das olimpíadas no quinto ano, quando participou da modalidade iniciação da OBI, da Canguru e de uma olímpiada de matemática do próprio sistema de ensino da escola. Com o passar dos anos, começou a levar esse tipo de prova mais a sério, participando de olimpíadas de diversas matérias. Começou a participar da OBRAC, em que conseguiu ir para a etapa prática, e da OBG em 2023.
Paulo Henrique
MIT
Nascido em São Paulo-SP, Paulo Henrique participa de olimpíadas desde o nono ano, interessando-se principalmente por física e astronomia. Conquistou várias medalhas nacionais e internacionais, com destaque para ouro e prêmio de melhor prova teórica individual na OLAA 2021, ouro na IOAA 2022, menção honrosa na APhO 2022 e prata na IPhO 2023. Juntou-se ao NOIC em 2022 visando disseminar o conhecimento olímpico para alunos de todo o Brasil.
Paulo Portela
Nascido em Campo Grande-MS, começou a participar de olimpíadas científicas no sexto ano, quando conquistou um bronze na OBMEP. Desde então vem conquistando várias medalhas, como ouro na OBMEP, prata na OBM, prata na Olimpíada de Maio, prata e ouro na OBF, ouro na OBA, prata nas IOAAs 2022 e 2023 e prata na EuPhO 2023. Ingressou na equipe de astronomia do NOIC em 2022 com o objetivo de ajudar a difundir o conhecimento olímpico pelo Brasil.
Hugo Menhem
USP
Nascido em São Paulo-SP, começou no mundo das olimpíadas no sexto ano com a OBA, e, posteriormente, desenvolveu interesses pelas olimpíadas de Física e Química. Em especial, ganhou medalha de ouro na OLAA em 2022 e foi classificado para a IPhO em 2023. Também em 2023, aderiu-se ao NOIC com objetivo de estimular a difusão de conhecimento e o interesse nas ciências pelo Brasil.
Mariana Tana
Nascida em Três Pontas - MG, participou de olimpíadas pela primeira vez no sexto ano, quando participou da OBA e OBMEP. Desde então conquistou algumas medalhas em olimpíadas de matemática, astronomia e física. Começou a se interessar mais por astronomia quando participou pela primeira vez da seletiva, ainda no primeiro ano. Em 2022 ganhou ouro e o prêmio de melhor prova observacional na OLAA.
Adre Novais
Adre Novais iniciou sua trajetória olímpica através das Olimpíadas de Matemática no programa POTI, sendo premiado pela primeira vez na Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás. A partir daí, por meio do núcleo olímpico, conheceu a pré-ONHB e futuramente seria o 1º lugar do Centro-Oeste nas fases online da ONHB14. Além disso, foi medalhista de Bronze na ONHB15 e medalhista de Prata na ONHB-A3. Em 2020, descobriu o NOIC, onde ficou maravilhado com a forma como o site democratiza o conhecimento, e entrou no projeto de História com o mesmo objetivo.
Natália Marques
Natália Marques, nascida em Porto Alegre/RS, reside atualmente em Fortaleza/CE. Apesar de dominar olimpíadas de ciências da natureza, como OBQJr, ONEE, OBR, e outras, aprecia e afeiçoa-se a área de humanas, participando a alguns anos da ONHB, o que lhe confere uma experiência nas asserções solicitadas. Visa auxiliar mais jovens a desfrutar de uma educação qualitativa e prazerosa no campo da História.
Gabriela Nogueira
USP
Nascida em Fortaleza-CE, começou a participar da organização de projetos em 2021 mas participa de olimpíadas desde 2019.
Ana Júlia Amorim
Natural de Maceió - AL, participou da sua primeira olimpíada em seu quinto ano do ensino fundamental, e desde então vem se dedicado à esse universo, principalmente às competições de matemática. Conquistou alguns prêmios durante sua trajetória e ingressou na equipe de mídia do NOIC em 2022, a fim de difundir e democratizar conhecimento sobre o mundo olímpico.
Isac Oliveira
UFBA
Isac Oliveira, nascido da Bahia, é um participante de destaque nas Olimpíadas do Conhecimento, cuja capacidade de dominar história, geografia, ciências e Química, obtendo respectivamente medalhas de Ouro e Prata, colocando- o em uma posição privilegiada e eclética. Hoje, participa de algumas Ongs com a finalidade de ampliar o acesso a educação de qualidade, para que mais pessoas consigam revolucionar a sua vida por meio da educação.
Endy Miyashita
MIT
Natural de Campo Grande-MS, começou a participar de olimpíadas científicas em seu sexto ano e desde então vem conquistando muitas medalhas. Dentre elas, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática, prata na Olimpíada Brasileira de Informática (modalidade programação) e ouro na Olimpíada de Maio. Ingressou no projeto Noic em 2021, auxiliando a equipe de mídia. Em 2023, se tornou presidente da inciativa.
Arthur Lobo
Nascido em Fortaleza-CE, começou a participar de olimpíadas científicas no sexto ano, quando ingressou no Colégio Militar (CMF) via concurso. No nono ano (2020), começou a estudar para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e conquistou uma medalha de ouro no nível júnior. Nos anos seguintes conquistou mais duas medalhas de ouro no nível 2 e uma medalha de prata na Competição Ibero-Americana de Informática e Computação 2022 (CIIC). Se classificou para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática 2023 (IOI), que ocorrerá na Hungria.
Manoela Ferraz
Dartmouth
Nascida em São Mateus do Sul-PR e residente de Santa Maria-RS, Manoela começou a participar de olimpíadas científicas em seu sexto ano, tendo se aventurado por diversas áreas. Dentre as premiações recebidas, destacam-se 3 pratas e 1 ouro na OBMEP, um bronze na OBF e uma menção honrosa na Olimpíada Internacional de Linguística.
Akira Ito
Nascido e criado em Brasília, participa de olimpíadas desde o ensino fundamental, quando começou a se interessar pela física. Seu desenvolvimento acadêmico em física foi possível graças ao apoio de seus professores e, também de maneira muito significativa, por meio dos materiais do NOIC. Entrou em 2022 no projeto para retribuir o favor que os antigos colaboradores do NOIC lhe fizeram e continuar a criar materiais de qualidade para as próximas gerações de olímpicos. Trabalhou cerca de dois anos como escritor de materiais e um ano como coordenador da equipe de física.
Matheus Felipe
ITA
Nascido em Fortaleza-CE, começou a participar ativamente de olimpíadas científicas no nono ano (2019), onde conseguiu uma medalha de prata na olimpíada brasileira de física (OBF) e se classificou pela primeira vez para a seletiva, onde depositou todo seu esforço em 2020 e no início de 2021 e conquistou uma vaga na olimpíada iberoamericana de física (OIbF), a qual conquistou o ouro. Em 2022 continuou seus estudos para a seletiva e conquistou a classificação para a IPhO e APhO, onde ganhou prata e bronze, respectivamente, sendo o latino-americano melhor classificado na IPhO e um dos dois primeiros brasileiros a medalhar na APhO. Atualmente, possui mais de 15 medalhas nacionais e internacionais em olimpíadas de física, química, matemática e astronomia.
Nathália Seino
USP
Daniel Ferracini
FGV
Nascido em São Paulo-SP, participou de Olimpíadas em sua fase tardia do Ensino Médio, conhecendo-as apenas no seu segundo ano. Desde então, dedicou-se à aplicação para aquelas relacionadas ao seu campo de interesse: economia. Assim, conquistou medalha de prata (2021) e ouro (2022) na Olimpíada Brasileira de Economia e prata (2022) na International Economics Olympiad. Juntou-se ao NOIC em 2022 por acreditar na capacidade do estudo autônomo e a capacitação através de materiais gratuitos (forma com a qual se preparou) para a criação de jovens olímpicos - e, dessa forma, busca contribuir junto ao NOIC.
Caio Castro
USP
Nascido em Campinas - SP, participa ativamente de olimpíadas científicas desde seu nono ano (2019). Tem como foco a economia, na qual conquistou uma medalha de prata na OBECON 2022 e o primeiro lugar nas etapas de Business Case da WIC e IEOx. Juntou-se à equipe ao NOIC em 2022, como criador de materiais de Economia. Tem como objetivo aumentar a demanda por olimpíadas de economia e ofertar mais preparo para elas.
Cauê Fornielles
USP
Nascido em Maringá-PR, descobriu o mundo de olimpíadas no sexto ano e se destacou principalmente em competições de matemática, física e economia. Ganhou medalha de bronze na OBECON em 2021, e ouro em 2022, o que garantiu sua participação na IEO 2022, a qual conseguiu medalha de prata. Juntou-se à equipe do NOIC em 2021 como criador de conteúdo para economia, e se tornou coordenador da seção em 2022.
Samyle Pinheiro
Nascida em Itapiúna, no interior do Ceará, deu início a sua vida olímpica no 7° ano quando ganhou uma medalha de bronze na MOBFOG. Foi medalhista de ouro na OBA no 9° ano e de bronze na MOBFOG; atual recordista na Jornada Cearense de Foguetes, ganhando 1° lugar em dois anos consecutivos; no 1° e no 2º ano do ensino médio foi ouro na OBA e na MOBFOG, sendo classificada para a Jornada de foguetes no Rio de Janeiro e atingindo novamente o ouro. Integrou-se na equipe do NOIC em 2023 com objetivo de divulgar astronomia e principalmente a astronáutica.
Vitor Veiga
USP
Nascido em Fortaleza-CE, começou a realizar olimpíadas científicas no sexto ano e desde então ganhou diversas medalhas, principalmente na área da informática e matemática, como um prata e dois bronzes na OBI, dois pratas e uma menção na OBMEP, dois ouros na OBR e dois ouros na OBA. Se uniu ao NOIC em 2023 como Criador de Materiais para a equipe de Informática e pretende ajudar novos estudantes a ingressarem no mundo da informática e das olimpíadas científicas.
Caroline Avelar
UFPE
Natural de Fortaleza, Ceará, começou a participar de olimpíadas no seu ensino médio, se dedicando principalmente a Obecon e Sapientia. A fim de contribuir na divulgação da cultura olímpica, entrou na equipe de mídia do Noic como designer em 2021.
João Costa
USP
Natural de Belford Roxo - RJ, começou a participar de olimpíadas científicas em seu oitavo ano com a Olimpíada Brasileira de Física. Desde então, vem se dedicando às olimpíadas de química, conquistando uma medalha de prata na OBQJr. Além das olimpíadas, se dedica a falar de música e arte em geral no seu blog chamado Ahay. Se juntou ao NOIC em 2021, com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento na área de química, participando da elaboração dos problemas da semana e da criação de materiais.
Henrique Di Cristo
UNICAMP
Henrique nasceu em Manaus e começou a participar de olimpíadas científicas no nono ano. Desde então, conquistou medalhas em variadas olimpíadas, como OBF, OBMEP, Canguru de Matemática, Tubarão de Matemática, ONC, OBB e OBA. Também participou da seletiva de astronomia até a fase de Barra do Piraí e, mais recentemente, da Olimpíada Norte-Nordeste de Química.Em 2022, juntou-se à equipe de química do NOIC como criador de materiais voltados para essa área.
Wesley Andrade
Yale
Macaco mais linde do Brasil.
Rafael Ribeiro
MIT
Ualype Uchôa
UChicago
Nascido em Fortaleza-CE, participa ativamente de olimpíadas científicas desde seu oitavo ano (2017) e, desde então, vem se destacando em várias competições a nível nacional e internacional. Em 2020, obteve primeiro lugar geral na GeCAA Team, e em 2021 competiu na IPhO e na IOAA, conquistando bronze e prata respectivamente. Juntou-se à equipe ao NOIC em 2019, como criador de materiais de Física, tornando-se coordenador da seção em 2020. Em 2021 foi nomeado vice-presidente do projeto, e, após um ano tornou-se presidente, atualmente coordenando todos os colaboradores para a criação de novos conteúdos.
Wanderson Patricio
UFCA
Eu comecei a participar de olimpíadas no meu sexto ano do ensino fundamental com a OBMEP, ainda enquanto estudava em uma escola pública no interior do Ceará. Consegui medalhas de prata e bronze nos meus sexto e sétimo ano. Graças ao meu desempenho na OBMEP eu consegui uma bolsa de estudos completa no colégio Ari de Sá Cavalcante em Fortaleza. Quando cheguei ao Ari de Sá conheci várias outras olimpíadas científicas, dentre elas a OBF. No meu nono ano consegui uma medalha de prata na OBF e me classifiquei para participar da seletiva para as olimpíadas internacionais de física. No meu primeiro ano do ensino médio participei da seletiva e me classifiquei para a fase final da seletiva, mas não conseguir ir para uma olimpíada internacional. Fiquei bem triste e pensei em desistir das olimpíadas, porém meus professores e colegas me convenceram a continuar. Continuei no meu treinamento para a seletiva no final do meu primeiro ano e durante o meu segundo ano. Graças a isso, consegui duas medalhas de ouro na OBF nos meus primeiro e segundo ano, e no início do terceiro ano consegui alcançar a classificação para participar da Olimpíada Europeia de Física.
João Zaidan
UFPE
Natural e residente de Recife - PE, Zaidan é estudante do Ensino Médio do Colégio Militar do Recife desde 2019. Participa de olimpíadas científicas desde 2014, bem como se dedica a projetos de pesquisa científica desde 2017, tendo inclusive fundado grupos de pesquisa. Contribui para o Noic desde 2020.
Etta Selim
Oxford
Cidadã do Reino Unido, Etta Selim tem estudado na escola pública durante toda sua vida, conseguindo aprender espanhol e português, ademais do latim por meio de dedicação em face das dificuldades. Em 2019, participou na Olimpíada Internacional de Filosofia como representante do Reino Unido e, desde então, colabora com a equipe Noic para escrever artigos, com fim de entusiasmar indivíduos com semelhantes interesses intelectuais e filosóficos sem importar o tipo de sua escola ou situação financeira.
Cauan Marques
UFMG
Natural de Fortaleza-CE, Cauan começou a participar de olimpíadas científicas em seu sétimo ano (2015), tendo conquistado medalhas em olimpíadas nacionais e regionais de física e em olimpíadas nacionais de matemática, assim como tendo participado da Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO). Integrou-se ao Noic em 2019, contribuindo como coordenador da equipe de filosofia.
Anita Almeida
UNICAMP
Natural de Vinhedo-SP, iniciou sua jornada nas olimpíadas científicas no quinto ano (2015) e desde então já conquistou várias medalhas. Dentre elas ouro na ONC e OBA, prata na OBG e OBR Teórica e Prática e bronze na OPM e OBI Teórica. Além disso, participou de uma equipe de robótica que avançou até a etapa nacional da First Lego League (FLL) em Brasília. Juntou-se ao Noic em 2020 como colaboradora na criação de materiais relacionados à informática.
Gabriela Martins
UNICAMP
Natural de Brusque-SC, Gabriela começou a se envolver com algumas olimpíadas científicas para valer em 2019, recebendo ouro na OBMEP e participando das seletivas onlines de astronomia pela primeira vez. Interessada por astronomia desde então, participou da IOAA em 2021 onde conquistou medalha de bronze. Integrou o NOIC em 2022 com o objetivo de ajudar alunos de todo o Brasil na preparação para as olimpíadas de conhecimento.
Gabriel Chalfun
USP
Amante de esportes, video-games e conhecimento, Gabriel (ou Xifu) nasceu em Wageningen, na Holanda, já vindo para o Brasil quando bebê e morando desde então em Lavras, no interior de Minas Gerais. Tendo feito algumas olimpíadas de matemática no 7º ano, Gabriel começou a focar e participar das olimpíadas em geral no 1º ano, quando sugeriu ao seu professor inscrever a escola na OBA, além de estar se decidindo se focaria em matemática ou astronomia olímpica. Desde então, Xifu foi premiado em diversas olimpíadas, das quais se destacam a OBM, OBF, OBL e Vitalis, além de atualmente estar na última fase da seletiva para as olimpíadas internacionais de astronomia. Entrou no NOIC com o intuito de amenizar a imensa desigualdade educacional no país e aperfeiçoar o site, já que usou extensivamente a plataforma durante sua trajetória, além de ter a ambição de colocar o Brasil no topo da classificação geral da IOAA.
Murilo Trevisan
USP
Nascido em Valinhos SP. Murilo criou paixão pela astronomia e astrofísica desde cedo, através de seu seriado favorito, Cosmos. Foi introduzido às olimpíadas logo no sexto ano com a OBA, quando conquistou seu primeiro ouro, e desde então, seguiu recebendo premiações nessas competições. Participou em 2021 de sua primeira seletiva de astronomia, na qual alcançou a etapa de Barra do Piraí. No ano seguinte, ingressou pela segunda vez nas seletivas e logo em seguida entrou no NOIC com a intenção de despertar em outros estudantes o mesmo interesse pelas olimpíadas de conhecimento.
Jan Bojan
UFRJ
Nascido e criado em Curitiba-PR, começou sua trajetória olímpica no sétimo ano (2017), onde foi introduzido ao mundo de olímpiadas através da OBMEP e da OBA. Desde então, conquistou algumas medalhas em olímpiadas nacionais como OBMEP, OBA, OBF, OBQjr e ONC, além de ser o 1° suplente da equipe brasileira de astronomia em 2021. Integrou o NOIC em 2022 com o objetivo de tornar o Brasil uma maior potência mundial em astronomia olímpica, tornando essa área mais difundida e conhecida entre os brasileiros.
Lawrence Melo
UNICAMP
Natural de Mossoró-RN, começou a participar de olimpíadas no seu ensino médio e já conquistou medalhas em olimpíadas de física, informática e matemática. Atualmente atua na parte técnica do site, cuidando da sua manutenção e funcionalidade.
Felipe Saneshima
Brown University
Natural de Campinas-SP, começou a fazer olimpíadas em seu sexto ano (2016) e conquistou mais de 40 premiações em competições de diversas matérias. Dentre elas, destacam-se o prata e o bronze na Olimpíada Rioplatense de Matemática, o prata na Olimpíada de Maio e o Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. Juntou-se ao Noic em 2020 colaborando com a publicação de notícias e redes sociais.
Laís Nuto
USP
Rhuan Borges
UFLA
Pedro Racchetti
University of Michigan
Nasci em Santa Bárbara D'Oeste, interior de São Paulo. Fui introduzido às olimpíadas científicas no 6º ano em uma escola em Vinhedo, onde ganhei ouro na OBA. No 1º ano do ensino médio, me mudei para um colégio com bastante focos em olimpíadas, e ganhei ouro na OBG, prata na OBI e prata na OBMEP, mantendo o foco na OBI.
Luca Dantas
Carleton
Natural de Natal-RN, começou a participar de olimpíadas científicas no seu primeiro ano do ensino médio (2018), e desde então já conquistou várias medalhas. Dentre elas, ouro na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e prata na Competição Ibero-Americana de Informática e Computação (CIIC). Juntou-se ao Noic em 2021, contribuindo com a criação de materiais para a seção de informática do site.
Thiago Mota
UNICAMP
Natural de Fortaleza-CE, começou a participar de olimpíadas científicas no seu oitavo ano do ensino fundamental (2016), conquistando medalhas nas olímpiadas de informática. Dentre elas estão: Medalha de Ouro na modalidade P1 da OBI (2017), Medalha de Ouro na modalidade P2 (2018) e Medalha de Prata na Competição Iberoamericana de Informática (2019). Se juntou ao NOIC no ano de 2019 e trabalha como criador de materiais do grupo de informática.
Leonardo Paes
Rice
Gaúcho, de Porto Alegre-RS, Leonardo Paes iniciou sua caminhada olímpica ao ingressar via concurso no Colégio Militar (CMPA), no sexto ano (2015). No oitavo ano foi morar em Fortaleza ao receber uma bolsa de estudos em colégio privado. Destacou-se na Olimpíada Brasileira de Informática recebendo ouro em 2018 e bronze em 2017 nas modalidades de programação. Também obteve reconhecimento com medalhas de ouro na: OBMEP, OBA e OBS e pratas na: OBF e OBR. Juntou-se ao NOIC em 2019 como colaborador na criação de materiais relacionados à informática.
Gustavo Baracat
UEL
Gustavo, mais conhecido por seu sobrenome Baracat, é natural de São Paulo - SP e participa de olimpíadas desde o 6º ano. Em seus 7 anos de jornada olímpica, participou de quase todas as olimpíadas a nível de seletiva e, com isso, obteve mais de 40 medalhas. Participou da Olimpíada Internacional de Ciências Junior em 2018 e 2019, conquistando duas medalhas de prata, e da Olimpíada Internacional de Linguística em 2019. Juntou-se ao NOIC em 2019, na área de linguística, para contribuir para o amor pelo conhecimento no Brasil.
António Alves
Nascido em Amarante - Portugal e residente no Rio de Janeiro - RJ, estudou em escola pública até o 6º ano e participa em olimpíadas científicas desde 2015. É apaixonado por Linguística e Matemática, tendo participado na Olimpíada Internacional de Linguística e conseguido medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. Juntou-se ao Noic em 2019 para contribuir para o crescimento das olimpíadas de Linguística no Brasil.
Gustavo Palote
Gustavo é natural de Suzano-SP, mas atualmente mora em Londrina-PR. Começou a fazer olimpíada em seu 6° ano (2011) a partir da OBMEP. Desde então já conquistou mais de 20 premiações em competições científicas, tendo participado 3 vezes da IOL, conquistando menção honrosa (2017), bronze (2018) e prata (2019) na competição. Juntou-se ao Noic em 2018 contribuindo com materiais para o Curso de Linguística, em especial para os Problemas da Semana.
João H. Fontes
UChicago
João Henrique nasceu no Rio de Janeiro, onde morou a vida inteira. A partir do 6º ano, em 2013, foi para uma escola pública, onde conheceu as olimpíadas científicas. Desde então, já conquistou diversas medalhas nas mais variadas áreas e participou duas vezes da Olimpíada Internacional de Linguística (2018 e 2019), obtendo prata nas duas vezes na competição individual. Juntou-se ao Noic em 2018, contribuindo com materiais para a seção de linguística.
Vitor Camargo
Yale
Natural de São José dos Campos – SP, começou a participar de olimpíadas científicas no seu nono ano, e desde então já conquistou várias medalhas. Dentre elas, bronze na Olimpíada Paulista de Física, ouro na Olimpíada Brasileira de Economia e ouro na Olimpíada Internacional de Economia. Juntou-se ao NOIC em 2021, contribuindo como coordenador da equipe de Economia.
Nícolas Goulart
FGV
Natural de São José dos Campos – SP, começou a participar de olimpíadas científicas no seu sexto ano, e desde então já conquistou várias medalhas. Dentre elas, bronze na Olimpíada de Maio, ouro na Olimpíada Brasileira de Economia e ouro na Olimpíada Internacional de Economia. Juntou-se ao NOIC em 2021, contribuindo como criador de materiais da equipe de Economia.
Arthur Mendes
Northwestern
Nascido em Fortaleza-CE, descobriu e começou a participar de olímpiadas de química e informática no oitavo ano do ensino fundamental. Desde 2016, Arthur vem sido premiado em olímpiadas como a OBC, OBQ, OBI entre tantas outras. Membro da equipe de química do NOIC desde 2019, ele contribui escrevendo diversos materiais preparatórios para olímpiadas de química.
Lucas Porpino
UFMG
Natural de Recife-PE, atualmente mora em Fortaleza-CE. Iniciou sua jornada Olímpica em seu 6º ano do Ensino Fundamental, em 2015, tendo desde então conquistado medalhas em várias Olimpíadas nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como a OPEMAT (medalha de ouro), a OBMEP (medalha de prata e bronze), a OPEQ (medalha de prata), a ONC (medalha de prata), a OBFEP (medalhas de prata nacional e ouro regional), a OBA (medalhas de ouro e prata), OBMED (medalha de prata) e o Concurso Canguru de Matemática Brasil (medalha de ouro e prata). Ingressou na equipe de Química do NOIC em 2020, confeccionando materiais preparatórios para as Olimpíadas da disciplina, comprometendo-se a contribuir para a democratização do ensino em nível olímpico no País.
Vinícius Avelar
Columbia
Natural de Brasília-DF, atualmente morando em Fortaleza-CE, descobriu das olimpíadas científicas no seu oitavo ano (2017) e começou a se dedicar a elas no ano subsequente. Desde então, conquistou medalhas em olimpíadas de diversas áreas do conhecimento (como ouro na OBQ, OBF, OBC e OBA, Prata no TBF, entre outras) e classificação para a IChO 2021. Com o objetivo de ajudar na democratização do acesso a preparação olímipica, juntou-se ao NOIC em 2021.
Pedro Alonso
UNICAMP
Nascido em Campinas – SP, começou a participar de Olimpíadas no 9º, ganhando medalhas na OBQ, OQSP, TVQ, OBI, OBMEP, OPM e OBA. Hoje no 3º do médio, representará o Brasil na Ibero Americana de Química. Com interesse em ajudar mais pessoas a terem chances de ir longe nas olimpíadas, juntou-se à equipe de criação de material do NOIC de Química.
Lúcio Figueiredo
UChicago
Natural de Teresina-PI, começou a participar de olimpíadas científicas no seu sétimo ano (2016), e desde então já conquistou várias medalhas. Dentre elas, ouro na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), ouro na Competição Ibero-Americana de Informática e Computação (CIIC), e prata na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Juntou-se ao Noic em 2018, contribuindo com a criação de materiais para a seção de informática do site. Em 2021 foi nomeado como presidente da iniciativa, coordenando os atuais 52 colaboradores para a criação de novos conteúdos.
Bruno Makoto
Duke
Nascido em São Paulo, Bruno teve seu contato inicial com olimpíadas de física em seu 9º ano (2018) e de astronomia no 1º. Já foi agraciado com conquistas como uma medalha de ouro na GeCAA 2020, prata na EuPhO 2021 e ouro na IOAA 2021. Entrou em 2020 e foi coordenador do ínicio de 2021 até meados de 2022 com o intuito de democratizar o conhecimento de astronomia por todo o Brasil.
Ian Takose
USP
Nascido em São Paulo, Ian começou a participar de olimpíadas desde seu 6º ano (2015), por incentivo de sua escola. Desde então, conquistou diversas medalhas nas áreas de física, astronomia, matemática e química. Até o momento, suas maiores conquistas são um bronze na GeCAA e na IdPhO, versões online da IOAA e IPhO, respectivamente. Entrou em 2021 na equipe de astronomia do NOIC ajudando na produção de materiais.
Otávio Ferrari
Nascido em Aracaju-SE, mas residente na cidade de Santa Bárbara D'Oeste-SP, Otávio começou a participar de olimpíadas durante o 1º ano do Ensino Médio (2019), conquistando desde então, medalhas em olimpíadas de astronomia, física, e matemática. Juntou-se em 2021 à equipe de astronomia do NOIC como criador de materiais com a intenção de contribuir com a democratização das olimpíadas científicas.
Jamile F. Rebouças
MIT
Natural de Fortaleza-CE, começou a participar de olimpíadas científicas em seu sétimo ano (2015) e, desde então, já conquistou várias medalhas. Dentre elas ouro e prata na Olimpiada Brasileira de Matemática e bronze na European Girls' Mathematical Olympiad, na primeira edição em que o Brasil participou. Juntou-se ao Noic em 2017, contribuindo com a revisão de conteúdos e postagem de notícias. Em 2019 foi nomeada como presidente da iniciativa, coordenando os atuais 52 colaboradores para a criação de novos conteúdos. Além disso, recrutou membros para a criação das seções de Economia e Filosofia e coordenou os primeiros processos seletivos do Projeto.
Fabrizio Ferro
UChicago
Nascido em São Paulo-SP, Fabrizio começou a participar de olimpíadas em seu primeiro ano do ensino médio (2018), se dedicando às áreas de Física e Astronomia. Foi premiado com a Medalha de Ouro na OLAA 2019 e Medalha de Bronze na GeCAA 2020. Juntou-se à equipe de Astronomia do Noic em 2020.
Luan Souza
USP
Natural de São José dos Campos-SP, começou a participar de olimpíadas em 2018, no 1o ano do Ensino Médio. Desde então conquistou várias premiações, dentre elas ouro na OPF, prata na OBR, e menção honrosa na GeCAA. Entrou no NOIC em 2021 para colaborar na área de astronomia.
Paulo H. Albuquerque
USP
Carlos Aquino
USP
Natural de Fortaleza - CE, Carlos participou de sua primeira olimpíada do conhecimento em 2014, quando cursava o sexto ano do ensino fundamental. Desde então, vem conquistando títulos olímpicos, totalizando mais de 20 medalhas nas mais diversas áreas. Entretanto, sempre teve as ciências exatas como sua grande paixão. Carlos acredita que o estudo das ciências nos permite compreender melhor as minúcias do mundo que nos cerca, fomentando um sentimento de admiração e fascínio pela natureza e pelo universo como um todo. Em 2019, conquistou medalhas nas olimpíadas nacionais de química, incluindo seu ouro na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Em 2020, levado pela vontade de fazer a diferença na educação brasileira, uniu-se ao NOIC, como criador de materiais.
Yan Benevinuto
UFCA
Natural de Fortaleza-CE, começou a participar de olimpíadas de química em 2016, no seu oitavo ano do ensino fundamental. Desde então, conquistou várias medalhas regionais e nacionais em olimpíadas científicas, dentre elas ouro na Olimpíada Brasileira de Química Júnior. Juntou-se ao NOIC em 2019 como criador de materiais.
Gabriela M. Jacob
Unicamp
Nascida em Salvador, descobriu o universo das olimpíadas científicas no seu sexto ano, em 2014, e desde então conquistou mais de 25 premiações em olimpíadas científicas. Por acreditar que a educação pode melhorar o futuro do país, passou a compor o time NOIC em 2019, fazendo parte da equipe de mídia, e outras iniciativas que facilitam o acesso ao conhecimento.
Victor Cortez
Columbia
Nascido em Recife - Pernambuco, Victor começou a se dedicar às olimpíadas no nono ano, participando das mais variadas e recebeu uma oferta para estudar em um colégio privado em Fortaleza - Ceará, e assim o fez, cursando o último ano do ensino médio lá. Foi premiado com a Medalha de Prata no IYPT 2018 (International Young Physicists' Tournament) e outra Medalha de Prata na IEO 2019 (international Economics Olympiad). Atualmente cursa Engenharia Mecânica na Universidade de Columbia nos Estados Unidos.
Guilhermo Costa
MIT
Nascido em São Paulo-SP, Guilhermo começou a participar de olimpíadas científicas em 2015. Desde então, conquistou medalhas em várias áreas, incluindo uma de ouro na Olimpíada Internacional de Economia, uma de prata na Olimpíada Internacional de Física, e uma de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos. Juntou-se ao NOIC no final de 2019, colaborando na criação de material de economia.
André H. Koga
Georgia Tech
É natural de Guarulhos-SP e atualmente mora em Fortaleza-CE. Começou a participar de olimpíadas científicas no seu sexto ano (2014) e, desde então, já conquistou mais de 40 medalhas. Dentre elas, se destacam o prata na Olimpíada Lusofonia de Matemática (OMCPLP) e ouro e bronze na Olimpíada Rioplatense de Matemática. Juntou-se ao Noic colaborando com a gestão do site e webdesign, criando o novo design da plataforma.
Davi G. Coutinho
UNICAMP
Caio Oliveira
UFC
Caio é natural de Fortaleza - CE. Começou a fazer olimpíadas em seu 6° ano e, desde então, já conquistou inúmeras premiações em competições científicas, tendo participado da IOL em 2018. Juntou-se ao Noic em 2017 contribuindo com a criação do Curso de Linguística e com a produção de materiais para o mesmo.
Raul Teixeira
UChicago
Giulia Nóbrega
Rice
Nascida em Bruxelas, Bélgica e residente de Melbourne, Estados Unidos, Giulia participa de olimpíadas desde 2018 quando ingressou no ensino médio. Obteve premiações em diversas áreas do conhecimento, com destaque para a área de exatas, com destaque para a medalha de prata na GeCAA. Juntou-se ao NOIC no início de 2020 contribuindo para a criação de materiais de astronomia.
Luiz Fonteles
UNICAMP
Nascido em São Paulo-SP e residente de Fortaleza-CE, Luiz começou a participar de olimpíadas no seu sexto ano do ensino fundamental(2014). Desde então conquistou diversas premiações em diversas áreas do conhecimento principalmente na área de astronomia e chegou a se classificar para a GeCAA no ano de 2020. Entrou no noic em 2020 como colaborador participando na criação de materiais de astronomia.
Lucas Shoji
MIT
Natural da Alemanha e residente de São Paulo - SP, Lucas começou a fazer olimpíadas a partir de 2018, quando entrou no ensino médio. Desde então, conquistou muitas medalhas nas áreas que mais gosta: física e astronomia. Dentre elas estão premiações na IOAA, GeCAA (A versão virtual da IOAA, por conta da pandemia de COVID-19), NBPhO e OIbF. Entrou no NOIC em 2019 para colaborar na equipe de astronomia.
Bruna Lopes
USP
Tiago Lucio
USP
Natural de São Paulo-SP, começou a participar de olimpíadas científicas em seu nono ano (2017) e, desde então, obteve muitas conquistas em diferentes áreas. Dentre elas, destacam-se as participações nas seletivas finais de astronomia e física, uma medalha de ouro na GeCAA e uma de ouro na OBF. Entrou no NOIC em 2020 colaborando na criação de materiais de astronomia.
Ygor Moura
MIT
Natural de Niterói-RJ, conheceu as olimpíadas em 2009 mas só começou a se dedicar em 2016. Ama aprender e junta medalhas em olimpíadas de diversas áreas do conhecimento, como física, química, matemática e informática, com destaque para as medalhas de prata na Internacional Chemistry Olympiad e na European Physics Olympiad. Juntou-se ao NOIC em 2018 como criador de materiais.
Ítalo Lima
USP
Ítalo é natural de Fortaleza e começou a participar de olimpíadas em 2015, desde então já acumulou mais de 20 medalhas em Olimpíadas estaduais, nacionais e internacionais. Dentre suas premiações as que mais se destacam são a medalha de prata na Ipho 2019 e a medalha de prata na IJSO 2018
Giovanna Girotto
USP
Luiza Pacheco
UFC
Luiza, natural de Fortaleza, começou a sua carreira olímpica ainda no ensino fundamental e, desde então, já conquistou algumas premiações em competições regionais e nacionais, principalmente de Matemática. Dentre elas, prata na Olimpíada Brasileira de Matemática e 1º lugar na OBMEP - Escolas Particulares (além do trófeu Meninas na Matemática). Sempre buscando atuar na área educacional, juntou-se ao Noic em 2018, como Editora-Chefe do Jornal Olímpico e em 2019 como Vice-Presidente.
Luã Santos
Bismarck Moreira
ITA
Bismarck é de Fortaleza-CE e entrou no mundo olímpico ao final da nona série, em 2015. A partir daí, focou seus esforços, principalmente, em olimpíadas de Física e Astronomia. Conseguiu importantes conquistas ao lado de seus amigos, como a sétima colocação na IYPT 2018, conseguindo assim medalha de bronze no torneio. Além disso, foi classificado para a OLAA 2019 em primeiro lugar geral da seletiva. Compõe a equipe do Noic desde o começo de 2018, ajudando a idealizar e criar a sessão de Astronomia do projeto. Atualmente, escreve para a sessão de simulados da seletiva e coordena a equipe dessa matéria.
Thiago Oliveira
UNICAMP
Natural de Fortaleza-CE, começou a participar de olímpiadas em 2016 e, três anos depois, obteve a sua principal conquista: uma medalha de bronze na IChO. Juntou-se ao Noic em 2019 contribuindo na coordenação da equipe de química.
Jurandi Campelo
USP
Natural de Fortaleza-Ce, conheceu as olimpíadas científicas no nono ano e, desde então, conquistou medalhas e outras premiações em várias áreas do conhecimento. Destaca-se a participação na Química, obtendo medalhas de ouro na Olimpíada Cearense de Química, na Olimpíada Norte Nordeste de Química e na Olimpíada Brasileira de Química. Juntou-se ao Noic em 2019, contribuindo com a publicação de materiais diversificados na equipe de química.
Mateus Ponciano
USP
Kaio Kumagai
Northwestern
Natural de Belo Horizonte-MG, é o único bolsista por mérito do Colégio Bernoulli. Iniciou sua jornada nas olimpíadas científicas a partir do sexto ano, 2014, com 24 medalhas e 3 Menções Honrosas. Dentre elas, 9 medalhas de ouro, galgando a 2.° e 4.° posições no ranking, na ONC e OBMEP, respectivamente, além de bronze na íbero americana, Olimpíada de Mayo. Em 2019, juntou-se ao NOIC, contribuindo com a veiculação de notícias e compilação de conteúdos.
Ana Beatriz de C. Studart
Harvey Mudd
Natural de Fortaleza-CE, descobriu as olimpíadas científicas em seu sexto ano, 2013, por meio da OBMEP, edição na qual conquistou medalha de prata. Desde então já conquistou mais de 25 medalhas em olimpíadas científicas, dentre elas prata e bronze na European Girls' Math Olympiad em 2018 e 2019 e prata na Olimpíada Rio-platense de Matemática. Juntou-se ao Noic em 2018, contribuindo inicialmente como colaboradora da equipe de Matemática.
Pedro Gomes
École Polytechnique
Natural de Recife-PE, começou a estudar para olimpíadas de matemática no final de seu oitavo ano (2015), sendo uma medalha na Olimpíada Pernambucana de Matemática sua primeira conquista. Desde então, foi medalhista em mais de 10 competições internacionais nessa área. Juntou-se ao Noic com o intuito de aumentar a disponibilidade de materiais sobre o assunto no Brasil.
Samyra Almeida
UFC
Sofhia Souza
USP
Alexandre Lima
UFC
Ivna Gomes
UFC
Vinícius Armelin
MIT
João Pimentel
ITA
Alexandre Bellargus
ITA
Luís Sá
ITA
Frederico Bulhões
USP
João Boechat
Duke
Samuel Prieto
MIT
Paulo César
Beatriz Freire
Stanford
Levy Bruno
ITA
Paulo Kitayama
Unicamp
Felipe Teixeira
University of Chicago
Vitor Ivo
Oxford
Pedro Oliveira
Manoel Mota
Isabela Rodrigues
Stanford
Dayanne Carvalho
MIT
Thompson Marinho
Rochester
Lúcio Moreira
Stanford
Bryan Borck
ITA
Brendon Borck
ITA
Arthur Siqueira
Georgia Tech
Raquel Perin
Daniel Lima
Princeton
Renner Lucena
Stanford
João Guilherme
USP
Carolina Guimarães
Yale
Matheus Cariús
IME
Pedro Siaudzionis
IME
Walter Marinho
ITA
Victor Benevides
King's College
Rogério A. G. Júnior
MIT
(MIT) Rogério é um jovem que nasceu em Teresina - PI, onde estudou durante todo o seu Ensino Fundamental. Neste período, foi apresentado ao mundo das Olimpíadas e obteve diversas medalhas a nível nacional, entre elas ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), de Física (OBF) e prata na Informática (OBI) e Química (OBQjr). Quando entrou para o Ensino Médio, em 2014, mudou-se para Fortaleza com o intuito de dedicar-se ao estudo para Olimpíadas, onde começou a estudar programação a fundo. Em 2015, juntou-se ao Noic e foi o idealizador do Curso Noic de Informática. Ainda em 2015, obteve a primeira colocação na seletiva para Olimpíada Internacional de Informática (IOI). Conseguiu uma medalha de prata e a melhor colocação entre competidores ibero-americanos na IOI 2016, e uma medalha de bronze na IOI 2017.