Abre o Processo Seletivo da Escola de Talentos Principia

22/03/2023 Caique Paiva

Olá Olímpicos!!

A Escola de Talentos do Instituto Principia é um projeto extracurricular que é feito nos três anos do ensino médio, com o objetivo de melhorar habilidades de comunicação, pensamento científico e objetivo dos seus membros. Para isso, o projeto introduz esses jovens ao meio acadêmico-científico Brasileiro, dando a eles a oportunidade de estudar sobre um tema universitário e executar um projeto de iniciação científica próprio!

Os alunos ingressantes também recebem a chance de conhecer e interagir com diversos professores universitários, em aulas semanais ou reuniões excepcionais. Por exemplo, os membros já tiveram reuniões com o Professor Ricardo Galvão, atual presidente do CNPq, e a Professora Débora Menezes, primeira mulher eleita Presidente da Sociedade Brasileira de Física!

A inscrição e a participação no projeto é 100% gratuita. Além disso, os alunos da Escola de Talentos têm a possibilidade de receber uma bolsa de incentivo à educação.

Sobre as Inscrições

Os adolescentes que estiverem no 1° ano do Ensino Médio e tiverem participado de Olimpíadas de Exatas em 2022, como OBF, OBFEP e OBM, podem participar da seleção:

O Processo Seletivo é feito em 2 etapas:

  1. Os alunos interessados enviam os documentos para inscrição no site do Instituto Principia: Currículo, Carta de Motivação, Carta de Recomendação, entre outros;
  2. São selecionados alguns participantes para fazer uma entrevista com o Professor Marcelo Guzzo, diretor da Escola de Talentos.

As inscrições ficarão abertas até o dia 03/04. Esse ano, 14 estudantes terão a oportunidade de ingressar na turma de 2023!

Como funciona o projeto pedagógico da Escola de Talentos?

Durante o primeiro ano do projeto os alunos têm reuniões duas vezes por semana. Eles escolhem um tema universitário de interesse comum para projeto em grupo e apresentam os avanços do projeto aos tutores nessas reuniões. Por exemplo, as duas primeiras turmas optaram por estudar Mecânica Quântica.

Depois, durante o segundo ano, cada aluno faz um projeto de iniciação científica individual do tema que preferir, com o acompanhamento de um professor universitário. Alguns temas que já foram escolhidos pelos alunos foram Física Médica, Biometria, Relatividade Geral e Ondas Gravitacionais.

Já o terceiro ano é feito para o aluno fazer um “trabalho de conclusão de curso”, onde ele vai escrever um trabalho de conclusão sobre o projeto que ele estudou no primeiro ano. E, por fim, vai apresentar esse trabalho na reunião presencial, na sede do instituto Principia.

Para mais informações, acesse o site e o instagram do projeto!

Comente