Telescópios e Detectores

As precisas origens do telescópio óptico não são claras. Entretanto, Hans Lipperhey, um holandês fabricante de óculos, geralmente recebe o crédito por ter criado o primeiro telescópio refrator em 1608. Mas foi Galileu Galilei o primeiro a construir um telescópio para observações astronômicas. As notícias da invenção chegaram a Galileo em 1609. Após algumas tentativas, ele obteve um instrumento capaz de amplificar um objeto em 3 vezes. Esse instrumento rapidamente evoluiu para o Telescópio Galileano, alcançando uma amplificação de 30 vezes. Com o seu telescópio aprimorado, Galileo realizou descobertas extraordinárias, descritas no livro Sidereus Nuncius.

O telescópio é geralmente referenciado como a ferramenta de observação astronômica, de tal forma que é fácil esquecer que ele é apenas um dos componentes de um sistema observacional, e que perderia sua utilidade sem detectores e espectrógrafos. Como detectores são adjuntos necessários aos telescópios, ambos serão discutidos em detalhes neste capítulo.

Aula 1 -Tipos de Telescópios 

Aula 2 - Área Coletora e Ganho 

Aula 3 - Razão Focal, Resolução e Escala de Placa 

Aula 4 - CCDs e outros detectores 

Aula 5 - Razão Sinal-Ruído (**)

Aula 6 - Radiotelescópios e Interferometria (*)

Depois de concluir, você pode fazer a nossa lista de telescópios e detectores. Os primeiros problemas são geralmente mais elementares, mas não necessariamente fáceis.

Referências