Guia Onlines - Aprofundamento

 

Alunos da seletiva de 2021 - ler aqui

Este guia foi feito no início de 2021 para a P3 do processo seletivo da OBA de 2020, por isso ele é meio avançado se você está adquirindo o embasamento teórico para a P1. Assim, somente use este guia após você ter estudado os conteúdos deste guia

[collapse]

Visto o nível da P2 de 2021, muitos ficaram receosos sobre a situação da P3, que muito provavelmente será no mesmo nível/mais díficil que a própria P2. Temos cerca de 3 semanas para nos preparar, e essas semanas serão as mais decisivas de todo o processo até então, já que estamos falando de um peso de 50\%. Vale ressaltar que, independente de como você foi na P1 e na P2, ainda existem chances de passar, mas você terá que estudar duas, três vezes melhor (tempo e qualidade) do que a média, tudo depende da sua força de vontade, da sua garra. Segue o guia do que fazer para a P3 - 2021:

"Mares calmos não fazem bons marinheiros"

TEORIA

A esse ponto é esperado que você já tenha acabado de estudar toda/quase toda a parte teórica que é cobrada nas provas. Mecânica celeste, astronomia de posição, fotometria, cosmologia, telescópios e observacional são o mínimo, porém não se pode deixar de estudar certos conteúdos específicos que também podem cair, tais como análise dimensional, raio de schwarzschild, albedo, sistema solar, trigonometria esférica (não custa nada estudar, você pode ver essa aula de teoria, e essa aula de aplicações), etc. Para a parte bruta, use os guias já enviados previamente, já para o 'ajuste fino', ESTE curso pode lhe ajudar. Procure acabar a teoria o mais rápido possível, visto que o foco agora deve ser nos exercícios.

EXERCÍCIOS

Na P2 evidenciamos uma mudança drástica com relação à P1 na parte do conteúdo cobrado: um profundo conhecimento da teoria não era suficiente, o aluno também deveria ter prática com vários exercícios. Esse estilo de prova deve aparecer também na P3, por isso, se você já estudou boa parte da parte teórica cobrada, deve focar principalmente em fazer muitos e muitos exercícios.

Segue abaixo uma lista de fontes de problemas, que recomendo que você faça aproximadamente na mesma ordem disposta. Vale ressaltar que é muito difícil que você consiga fazer tudo, mas procure fazer o máximo possível. Fazer 60% do que está neste guia com certeza lhe deixará muito mais preparado para tudo o que vier pela frente, inclusive Barra e, principalmente, para a P3.

Sobre ver soluções

É importante saber que aprender os caminhos que não funcionam para resolver certos problemas é uma virtude tão importante quanto saber os métodos corretos, e isso só se adquire quando, pasmem, erramos. Se você está acostumado a decorar soluções para problemas, sem entendê-los, cogite parar de fazer isso

[collapse]

 

Todas, sem exceção. Lembre-se de que é comum caírem questões repetidas e que o nível das provas dos anos anteriores foi ligeiramente menor do que as desse ano.

Se você já fez todas as provas antigas essa etapa não é necessária.

Tudo. No final você encontra as soluções comentadas para cada problemas, porém seja cauteloso para não ficar viciado em ver as respostas. Procure sempre pensar bastante em um problema, tentar resolvê-lo e, caso você não chegue na resposta correta, olhar o gabarito.

Thiagão é brabo. Essa apostila costuma ser mais recomendada para Barra do Piraí, mas vocês já estão praticamente no nível de barra, então é recomendado que vocês estudem ela. Faça todos os problemas de nível [A] e [B], não se preocupe com os [C] por enquanto. Novamente, as soluções estão no final da apostila, mas siga o mesmo procedimento da Apostila Vermelha com respeito a isso.

Faça todos os simulados com uma e duas [*]. Algumas questões são desfocadas por cobrarem métodos improváveis de cair nas onlines, como aproximação binomial e certos métodos matemáticos. Entretanto, eles são ótimos e muito recomendados de serem feitos. Além disso, começaremos a postar simulados específicos para certas matérias.

As provas antigas de Barra do Piraí eram basicamente no nível das onlines desse ano, então você provavelmente não sentirá tanta diferença de grau quando for fazê-las. Nas provas mais recentes (2020, 2018, 2019 nem tanto), o nível foi ligeiramente maior, então não se preocupe se você não entender nem o enunciado de algumas questões. Dê prioridade para as P1's, pois elas possuem questões mais próximas do estilo das onlines.

Coletânea de problemas das 7 primeiras IOAA's. Ele costuma ser mais recomendado para Barra, mas alguns problemas se encaixam muito bem no nível das onlines. Faça somente os problemas de nível [A] e [B] de teoria (a prova também possui questões de análise de dados, mas isso não cai nas onlines). Dê prioridade para os capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

Provavelmente a parte mais polêmica deste guia. As semanas não costumam ser muito uniformes na dificuldade, principalmente quando há mudanças nos autores dos problemas. A partir da semana 57, os autores dos problemas eram o Tiago, a Giulia, o Luiz e o Makoto, e durante esse período os problemas ficaram significativamente mais díficeis ???. Entretanto, os três primeiros nomes citados estão na comissão fazendo problemas, então olhar os problemas de nível iniciante pode ser benéfico. Além disso, alguns dos autores dos problemas de semanas que antecedem a 57 também estão na comissão, então você pode fazer os problemas de nível iniciante (dependendo de como você estiver, até mesmo os intermediários). Vale ressaltar que não é recomendado que você faça os problemas na ordem das semanas (1, 2, 3, etc) pois alguns dos problemas das semanas iniciais são um pouco estranhos. Começar de trás para frente pode ser mais indicado

A que ponto chegamos? Essas provas são no nível das onlines/Barra, com algumas questões um pouco desfocadas, mas no geral é muito recomendado que você tente resolvê-las. Como elas foram feitas com base nas primeiras IOAA's, assim como muitas das questões das seletivas antigas, questões feitas por membros mais antigos da comissão (Eugênio, p.ex.) podem ser muito parecidas com as encontradas nessas provas.