Mec Gama Problemas

1 - (P2 Online - Questão 4)

Considere uma binária visual, cuja órbita aparente é circular e de inclinação zero, com um período de P=12,5 anos, uma separação angular máxima de a=1,00 (segundos de arco) e uma paralaxe trigonométrica de \pi=0,10. Sabendo que, com relação ao centro de massa do sistema, a estrela secundária está a uma distância 4,00 vezes maior que a distância da estrela primária, calcule a massa de cada estrela do sistema.

2 - (P3 Online - Questão 9)

Estima-se que existem 800 mil asteroides com diâmetros maiores que 1 km orbitando o Sol entre 2,1 e 3,3 unidades astronômicas, região conhecida como Cinturão Principal dos Asteroides. Assumindo, em primeira aproximação, que todos estejam confinados ao plano da eclíptica, qual a ordem de grandeza das distâncias médias entre os asteroides nessa região?

3 - (P2 Online 2018 - Questão 3)

Um astronauta totalmente equipado pode pular 40 cm verticalmente acima da superfície da Terra fazendo um esforço máximo. Quão alto (em cm) o astronauta poderia pular, com o mesmo equipamento, fazendo o mesmo esforço, em um planeta com 1/(d) do diâmetro da Terra e d1/d2 de sua densidade?

Obs.: Obtenha a resposta final em função das variáveis d1/d2 e d.

4 - (P3 Online 2019 - Questão 4)

A órbita elíptica de um astro (massa m) ao redor do Sol (massa M) pode ser definida por sua excentricidade e e seu semi-eixo maior a. Com estes valores podemos calcular a distância r do astro ao Sol e o módulo da sua velocidade orbital V, através das seguintes fórmulas: (forma polar da elipse e vis-viva com correção para a massa do corpo)

r=\frac{a(1-e^2)}{1+e \cos \theta}

V^2=G(M+m)(\frac{2}{r}-\frac{1}{a})

Onde \theta é chamado de anomalia verdadeira, como mostra a figura a seguir, fora de escala.

Calcule a razão entre a velocidade orbital no periélio e no afélio (\frac{V_P}{V_A}) de um cometa cuja órbita tem semi-eixo a=3UA e excentricidade e=0,6