Introdução
Uma das mais poderosas técnicas de contagem é a chamada recorrência (ou recursão), isto é, uma sequência que associa cada termo com seus termos anteriores. Nesse artigo te apresentaremos algumas técnicas para descobrir o termo geral de uma recorrência e problemas para que você pratique o que aprendeu. Observe a seguir algumas maneiras de resolver uma recorrência.
Soma/Produto telescópico
Consiste basicamente em escrever diversas equações que relacionam termos da sequência e somar/multiplicar todas para que alguns termos se cancelem. Por exemplo, seja e .
Então
Somando todas, obtemos .
Equação característica
Como explicado neste material do POTI, dada uma recorrência homogênea linear com coeficientes constantes, podemos descobrir o termo geral ao calcular as raízes da equação característica. Isso é particularmente útil com recorrências de grau menor ou igual a . Em geral, dada a recorrência , onde são coeficientes constantes e , sua equação característica será:
Solução de recorrências de 2ª ordem com a equação característica
Dada uma recorrência , sua equação característica será:
com raízes e
Podemos escrever (verifique!):
onde e são constantes que podemos descobrir usando valores de (geralmente e são os mais simples).
Exemplos
1. Encontre a quantidade de subconjuntos de não vazios sem números consecutivos.
Seja o número de subconjuntos contendo como o maior elemento e que não contém elementos consecutivos.
Note que (adicione a cada um dos subconjuntos contados em e o conjunto que contém apenas ). Assim .
Como e , onde é o k-ésimo termo da sequência de Fibonacci.
Assim, a quantidade de subconjuntos de sem números consecutivos é , que pode ser calculada telescopicamente:
Somando todas, obtemos .
2 (Teste Cone Sul Brasil). Maria tem dias para se preparar para uma olimpíada. Se ela treina dias seguidos, terá fadiga muscular. Mas, se ela não treina por dias seguidos, terá atrofia muscular. Ela então decide planejar quais dias, dentre os , ela irá treinar, e quais não irá treinar, de modo que ela nunca treine dias seguidos nem fique sem treinar dias seguidos. De quantas maneiras diferentes Maria pode montar seu plano de treino?
Considere o plano de treino como uma sequência de letras e , de modo que representa os dias que ela treinará e os dias que não treinará.
Seja a quantidade de sequências possíveis com letras e a quantidade de sequências possíveis com letras que terminam em .
Então , , para ,
(1)
(2)
(3)
(4)
(5).
Substituindo (2), (3), (4) e (5) em (1) obtemos para
.
Assim, obtemos e portanto Maria pode organizar seus treinos de maneiras.
3 (Cone Sul/2017). Seja um inteiro positivo. Tem-se um tabuleiro quadriculado dividido em casinhas , e peças como a que se mostra na figura abaixo. Determinar de quantas maneiras se pode cobrir totalmente o tabuleiro com essas peças.
Seja a quantidade de maneiras para cobrir um tabuleiro . Então .
Considere, sem perda de generalidade que a casa é coberta da seguinte maneira (a outra maneira seria apenas uma reflexão):
Assim as casas e só podem ser cobertas como mostrado e a casa pode ser coberta das seguintes formas:
(1)
Neste caso, podemos cobrir o resto do tabuleiro de maneiras.
(2)
Neste caso não é possível cobrir a casa .
(3)
Neste caso as casas , e só podem ser cobertas como mostrado e obtemos a mesma configuração que tínhamos para cobrir a casa , portanto podemos colocar uma peça e cobrir o resto do tabuleiro de maneiras como em (1) ou continuar como em (2) e assim obter maneiras.
Combinando as informações de (1), (2) e (3) obtemos .
Assim, para obtemos
(*)
(**)
Fazendo (*) (**) obtemos
4 (Sequência de Fibonacci). Dado que e que , encontre em função de .
Como temos que é uma recorrência de 2a ordem, podemos resolvê-la usando a sua equação característica. Como vimos acima, a equação característica da Sequência de Fibonacci será:
com raízes e
Escrevendo temos:
e ainda:
Assim, temos que:
Problemas
Abaixo há uma lista de problemas desafiadores para treinar suas habilidades. Recomendamos que tente todos os problemas e olhe as dicas (depois de tentar resolver sem), antes de buscar uma solução. Os problemas estão, no geral, em ordem de dificuldade, da menor para a maior.
1. Dado um tabuleiro , de quantas formas podemos cobri-lo usando apenas peças ?
Quais são as possíveis posições dos dominós no primeiro quadrado do tabuleiro da esquerda pra direita?
2 (EGMO/2020). Uma permutação dos inteiros , , , é chamada fresh se não existe inteiro positivo tal que os primeiros números na permutação são , , , em alguma ordem. Seja o número de permutações fresh dos inteiros , , , . Prove que para todo . Por exemplo, se , então a permutação é fresh, enquanto a permutação não é fresh.
Associe cada permutação fresh dos inteiros , , , com pelo menos permutações fresh dos inteiros , , , .
3 (SO 2001). Seja o número de sequências ternárias (apenas com números , e ) de tamanho em que não existem 's vizinhos. Encontre em função de .
Tente construir cada sequência dividindo em casos: quando ela começa com , com e com . Construa a recorrência a partir disso.
4. As cidades A, B, C e D estão conectas por estradas, todas com km de comprimento. João planeja fazer uma viagem saindo da cidade A e andando pelas estradas passando pelas cidades para que enfim chegue de volta à cidade de onde partiu.
Porém, ele planeja andar exatamente km. De quantas formas ele consegue fazer isso?
Observe o que ocorre quando no -ésimo quilômetro João está na cidade A. Relacione isso com o número de caminhos válidos que João tem para km e gere a recorrência a partir disso.
5 (USAJMO/2018). Para cada inteiro positivo , encontre a quantidade de inteiros positivos com dígitos que satisfazem ambas as condições:
- não tem dígitos consecutivos iguais;
- o último dígito é um número primo.
Considere os seguintes casos e defina uma recorrência:
O segundo dígito é diferente de ;
O segundo dígito é igual a .
6 (OBM/2004). Considere um sequência de reais definida por: e . Prove que todos termos da sequência são inteiros.
Prove por indução que: . Isso vai facilitar quando você tentar provar por indução que: que é equivalente a provar que é inteiro.