Recorrências

Introdução

Uma das mais poderosas técnicas de contagem é a chamada recorrência (ou recursão), isto é, uma sequência que associa cada termo com seus termos anteriores. Nesse artigo te apresentaremos algumas técnicas para descobrir o termo geral de uma recorrência e problemas para que você pratique o que aprendeu. Observe a seguir algumas maneiras de resolver uma recorrência.

Soma/Produto telescópico

Consiste basicamente em escrever diversas equações que relacionam termos da sequência e somar/multiplicar todas para que alguns termos se cancelem. Por exemplo, seja a_0=1 e a_n=a_{n-1}+5.

Então

a_1=a_0+5

a_2=a_1+5

a_3=a_2+5

\dots

a_n=a_{n-1}+5

Somando todas, obtemos a_n=a_0+5n=5n+1.

Equação característica

Como explicado neste material do POTI, dada uma recorrência homogênea linear com coeficientes constantes, podemos descobrir o termo geral ao calcular as raízes da equação característica. Isso é particularmente útil com recorrências de grau menor ou igual a 2. Em geral, dada a recorrência c_na_n+c_{n-1}a_{n-1}+\dots+c_ka_k=0, onde c_n, c_{n-1},\dots, c_k são coeficientes constantes e k<n, sua equação característica será:

c_n\lambda^{n-k}+c_{n-1}\lambda^{n-1-k}+\dots+c_{k+1}\lambda+c_k=0

Solução de recorrências de 2ª ordem com a equação característica

Dada uma recorrência xa_n+ya_{n-1}+za_{n-2}=0, sua equação característica será:

x\lambda^2+y\lambda+z=0\Rightarrow\lambda^2+\dfrac{y}{x}\lambda+\dfrac{z}{x}=0 com raízes \lambda_1 e \lambda_2

Podemos escrever (verifique!):

a_n=A\lambda_1^n+B\lambda_2^n

onde A e B são constantes que podemos descobrir usando valores de a_n(geralmente a_0 e a_1 são os mais simples).

Exemplos

1. Encontre a quantidade de subconjuntos de \{1, 2, \dots, n\} não vazios sem números consecutivos.

Solução

Seja a_k, 1\leq k\leq n o número de subconjuntos contendo k como o maior elemento e que não contém elementos consecutivos.

Note que a_k=a_{k-2}+a_{k-3}+\dots+a_1+1~\forall k data-recalc-dims=1" /> (adicione k a cada um dos subconjuntos contados em a_i~1\leq i\leq k-2 e o conjunto que contém apenas k). Assim a_k - a_{k-1}=a_{k-2}\iff a_k=a_{k-1}+a_{k-2}~\forall k data-recalc-dims=2" />.

Como a_1=a_2=1 e a_k=a_{k-1}+a_{k-2}, a_k=F_k onde F_k é o k-ésimo termo da sequência de Fibonacci.

Assim, a quantidade de subconjuntos de \{1, 2, \dots, n\} sem números consecutivos é F_1+F_2+\dots+F_n, que pode ser calculada telescopicamente:

F_1=F_3-F_2

F_2=F_4-F_3

\dots

F_n=F_{n+2}-F_{n+1}

Somando todas, obtemos F_1+F_2+\dots+F_n=F_{n+2}-F_2=\boxed{F_{n+2}-1}.

2 (Teste Cone Sul Brasil). Maria tem 14 dias para se preparar para uma olimpíada. Se ela treina 3 dias seguidos, terá fadiga muscular. Mas, se ela não treina por 3 dias seguidos, terá atrofia muscular. Ela então decide planejar quais dias, dentre os 14, ela irá treinar, e quais não irá treinar, de modo que ela nunca treine 3 dias seguidos nem fique sem treinar 3 dias seguidos. De quantas maneiras diferentes Maria pode montar seu plano de treino?

Solução

Considere o plano de treino como uma sequência de letras A e B, de modo que A representa os dias que ela treinará e B os dias que não treinará.

Seja X(n) a quantidade de sequências possíveis com n letras e X_{YZ}(n) a quantidade de sequências possíveis com n letras que terminam em YZ.

Então X(1)=2, X(2)=4, para n data-recalc-dims=0" />,

X(n)=X_{AA}(n)+X_{BB}(n)+X_{AB}(n)+X_{BA}(n) (1)

X_{AA}(n)=X_{BA}(n-1) (2)

X_{BB}(n)=X_{AB}(n-1) (3)

X_{AB}(n)=X_{BA}(n-1)+X_{BB}(n-1) (4)

X_{BA}(n)=X_{AB}(n-1)+X_{AA}(n-1) (5).

Substituindo (2), (3), (4) e (5) em (1) obtemos para n data-recalc-dims=2" />

X(n)=X_{AA}(n-1)+X_{BB}(n-1)+2X_{AB}(n-1)+2X_{BA}(n-1)

\iff X(n)=X(n-1)+X_{AB}(n-1)+X_{BA}(n-1)

\iff X(n)=X(n-1)+X_{BA}(n-2)+X_{BB}(n-2)+X_{AB}(n-2)+X_{AA}(n-2)

\iff X(n)=X(n-1)+X(n-2).

Assim, obtemos X(14)=1220 e portanto Maria pode organizar seus treinos de 1220 maneiras.

3 (Cone Sul/2017). Seja n um inteiro positivo. Tem-se um tabuleiro quadriculado 4\times4n dividido em casinhas 1\times1, e 4n peças como a que se mostra na figura abaixo. Determinar de quantas maneiras se pode cobrir totalmente o tabuleiro com essas peças.

Solução

Seja a_n a quantidade de maneiras para cobrir um tabuleiro 4\times 4n. Então a_1=2.

Considere, sem perda de generalidade que a casa 1 é coberta da seguinte maneira (a outra maneira seria apenas uma reflexão):

Assim as casas 2 e 3 só podem ser cobertas como mostrado e a casa 4 pode ser coberta das seguintes formas:

(1)

Neste caso, podemos cobrir o resto do tabuleiro de a_{n-1} maneiras.

(2)

Neste caso não é possível cobrir a casa 5.

(3)

Neste caso as casas 5, 6 e 7 só podem ser cobertas como mostrado e obtemos a mesma configuração que tínhamos para cobrir a casa 4, portanto podemos colocar uma peça e cobrir o resto do tabuleiro de a_{n-2} maneiras como em (1) ou continuar como em (2) e assim obter a_{n-3}+a_{n-4}+\dots+a_1 maneiras.

Combinando as informações de (1), (2) e (3) obtemos a_n=2(a{n-1}+a_{n-2}+\dots+a_1)~\forall n data-recalc-dims=1" />.

Assim, para n data-recalc-dims=1" /> obtemos

a_n=2(a_{n-1}+a_{n-2}+\dots+a_1) (*)

a_{n-1}=2(a_{n-2}+a_{n-3}+\dots+a_1) (**)

Fazendo (*) - (**) obtemos a_n-a_{n-1}=2a_{n-1}

\iff a_n=3a_{n-1}=3\cdot 3a_{n-2}=\dots=3^{n-1}a_1=

\iff \boxed{a_n=3^{n-1}\cdot2}

4 (Sequência de Fibonacci). Dado que F_1=F_2=1 e que F_{n+1}=F_n+F_{n-1}, encontre F_n em função de n.

Solução

Como temos que F_{n+1}-F_n-F_{n-1}=0 é uma recorrência de 2a ordem, podemos resolvê-la usando a sua equação característica. Como vimos acima, a equação característica da Sequência de Fibonacci será:

\lambda^2-\lambda-1=0 com raízes \phi e \bar\phi

Escrevendo F_n=A\phi^n+B\bar\phi^n temos:

F_2-F_1=0=F_0=A+B\Rightarrow B=-A

e ainda:

F_1=1=A\phi+B\bar\phi

\Rightarrow A(\phi-\bar\phi)=1

\Rightarrow A=-B=\dfrac{1}{\sqrt5}

Assim, temos que:

F_n=\dfrac{1}{\sqrt5}\left( \dfrac{1+\sqrt5}{2} \right)^n-\dfrac{1}{\sqrt5}\left( \dfrac{1-\sqrt5}{2} \right)^n

Problemas

Abaixo há uma lista de problemas desafiadores para treinar suas habilidades. Recomendamos que tente todos os problemas e olhe as dicas (depois de tentar resolver sem), antes de buscar uma solução. Os problemas estão, no geral, em ordem de dificuldade, da menor para a maior.

1. Dado um tabuleiro 2\times 2n, de quantas formas podemos cobri-lo usando apenas peças 2\times 1?

Dica

Quais são as possíveis posições dos dominós no primeiro quadrado 2\times 2 do tabuleiro da esquerda pra direita?

2 (EGMO/2020). Uma permutação dos inteiros 1, 2, \dots, m é chamada fresh se não existe inteiro positivo k<m tal que os k primeiros números na permutação são 1, 2, \dots, k em alguma ordem. Seja f_m o número de permutações fresh dos inteiros 1, 2, \dots, m. Prove que f_n\geq n\cdot f_{n-1} para todo n\geq 3. Por exemplo, se m = 4, então a permutação (3,1,4,2) é fresh, enquanto a permutação (2,3,1,4) não é fresh.

Dica

Associe cada permutação fresh dos inteiros 1, 2, \dots, n-1 com pelo menos n permutações fresh dos inteiros 1, 2, \dots, n.

3 (SO 2001). Seja f(n) o número de sequências ternárias (apenas com números 0, 1 e 2) de tamanho n em que não existem 0's vizinhos. Encontre f(n) em função de n.

Dica

Tente construir cada sequência dividindo em 3 casos: quando ela começa com 0, com 1 e com 2. Construa a recorrência a partir disso.

4. As cidades A, B, C e D estão conectas por estradas, todas com 10 km de comprimento. João planeja fazer uma viagem saindo da cidade A e andando pelas estradas passando pelas cidades para que enfim chegue de volta à cidade de onde partiu.

Porém, ele planeja andar exatamente 10n km. De quantas formas ele consegue fazer isso?
Grafo completo de 4 vértices

Dica

Observe o que ocorre quando no 10(n-1)-ésimo quilômetro João está na cidade A. Relacione isso com o número de caminhos válidos que João tem para 10(n-1) km e gere a recorrência a partir disso.

5 (USAJMO/2018). Para cada inteiro positivo n, encontre a quantidade de inteiros positivos com n dígitos que satisfazem ambas as condições:

  • não tem dígitos consecutivos iguais;
  • o último dígito é um número primo.
Dica

Considere os seguintes casos e defina uma recorrência:

O segundo dígito é diferente de 0;

O segundo dígito é igual a 0.

6 (OBM/2004). Considere a_n um sequência de reais definida por: a_0=a_1=a_2=a_3=1 e a_na_{n-4}= a_{n-1}a_{n-3} + a_{n-2}^2. Prove que todos termos da sequência são inteiros.

 

Dica

Prove por indução que: mdc(a_n,a_{n+1})=mdc(a_n,a_{n+2})=mdc(a_n,a_{n+3})=mdc(a_n,a_{n+4})=1. Isso vai facilitar quando você tentar provar por indução que: a_{n-4}| a_{n-1}a_{n-3} + a_{n-2}^2 que é equivalente a provar que a_n é inteiro.