Olimpíada Internacional Mendeleev de Química

Realizada desde 1992 nos períodos entre Abril e Maio, a Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev (IMChO)  é conhecida como uma das mais importantes competições acadêmicas de química do mundo.

Ela tem seu início no fim da olimpíada da URSS, a All-Union chemistry Olympiad of School students, até mesmo continuando o número de edições da mesma.

Ao longo da competição, as equipes passam por três fases, sendo essas, duas teóricas e uma experimental. Na primeira etapa, os alunos resolvem oito tarefas obrigatórias; na segunda, os participantes precisam completar exercícios de química orgânica, química inorgânica, química analítica, físico-química e bioquímica. Por fim, na última rodada, realizam análises químicas de substâncias e sínteses de acordo com a metodologia proposta. 

Na primeira jornada teórica, os estudantes são apresentados a uma prova de 8 problemas obrigatórios aleatórios em termos de conteúdo, possuindo um total de 5 horas para realizar essa parte.

A segunda jornada teórica consiste em uma prova com o total de 15 problemas, divididos em 5 categorias: Química Orgânica, Química inorgânica, Físico-Química, ciências naturais ( polímeros e bioquímica) e Química analítica. Cada categoria possui 3 problemas de pontos iguais. O estudante pode escolher um total de 5 problemas para ser avaliado, com a possibilidade de se escolher mais de 1 questão por área, dos quais somente o de maior pontuação será contabilizado.

Já a jornada prática, consiste em 5 horas e 3 práticas que podem envolver sínteses, análises qualitativas de compostos, titulações, entre outras práticas laboratoriais.

Ao total, a primeira jornada teórica vale 80 pontos, a segunda jornada teórica, 75 pontos e a jornada prática, 75 pontos, totalizando 230 pontos.

Em 2023, a IMChO foi realizada em Astana, capital do Cazaquistão. Nessa edição, 21 países participaram, com mais de 120 participantes sendo a primeira vez que o Brasil participou dessa olimpíada, em que os estudantes obtiveram 2 medalhas de bronze e 1 de prata.

Atualmente, a classificação do Brasil para essa olimpíada está sendo pelo resultado da OBQ Fase IV.

Foto da medalha de bronze