Escrito por Mateus Cavassin.
A International Abu Reikhan Beruniy Chemistry Olympiad é uma olímpiada que teve sua primeira edição oficial em 2023, na cidade de Khiva, no Uzbequistão. Essa olímpiada surgiu com o objetivo de suprir a necessidade de uma olímpiada asiática de química, já que não existe uma olímpiada assim atualmente. A ARBIChO - sigla da olímpiada - tem como principais participantes países do leste europeu e da Ásia obviamente e, neste ano de 2023, 17 países participaram da olímpiada, entre eles estavam: Brasil, Rússia, Vietnam e Índia.
Nessa olímpiada, cada país tem o direito de enviar quantos times puder. Cada time é composto por 4 estudantes. Uma curiosidade é que, em 2023, a Rússia enviou 3 times, ou seja, 12 estudantes.
Sobre o evento
Assim como qualquer olímpiada internacional, o objetivo da ARBIChO é reunir grandes mentes com potencial em química espalhados pelo mundo. Durante a olímpiada, terão vários passeios e atividades de imersão com grandes cientistas pela região do país anfitrião, afim de conhecer a cultura asiática.
Provas e premiação
A olímpiada é dividida em duas provas: uma teórica e uma prática.
A prova teórica segue os moldes da IChO, com cerca de 9 questões longas e com peso final de 60 pontos divididos por dificuldade de cada problema.
A prova prática tem peso de 40 pontos e também segue os moldes da IChO, com 3 questões longas, onde serão testadas as capacidades analíticas do estudante.
A nota final é a soma das notas da prova teórica com a prova prática e a escala vai de 0 a 100.
As medalhas são distribuídas, de forma geral, da seguinte maneira:
- 10% alunos mais bem classificados: ouro
- 20% alunos mais bem classificados (tirando medalhas de ouro): prata
- 30% alunos mais bem classificados (tirando medalhas de ouro e prata): bronze
Próximas edições
Como a olímpiada é muito recente, não sabe-se exatamente onde serão as próximas edições, por isso sugiro que fique atento aos meios de pesquisa disponíveis. Algo que posso dizer é que a olímpiada inicialmente foi pensada para ocorrer a cada dois anos, assim, a próxima edição será no verão (do hemisfério norte) de 2025.
Como participar?
Para participar da olímpiada, o aluno deverá passar pelas etapas do processo seletivo da OBQ, ou seja, realizar até a fase VI da seletiva. A ordem atual dos alunos que vão para cada olímpiada é a seguinte:
- 1 ao 4 no resultado final da fase VI irão para a IChO
- 5 ao 8 no resultado final da fase VI irão para a OIAQ
- 9 ao 12 no resultado final da fase VI irão para a ARBIChO
Fique atento, pois a OBQ costuma mudar todos os anos essa ordem.
Quem pode participar?
Em geral, jovens que cumpram as características estabelecidas no processo seletivo da OBQ e tenham menos que 19 anos.
Como me preparar?
Gostou da ideia e quer se preparar? Uma sugestão para os alunos que querem participar da ARBIChO é o próprio curso de química do NOIC. Aqui você encontra grande parte do conteúdo cobrado na olímpiada. Sobretudo, o principal meio de estudo para a olímpiada são os problemas preparatórios que a própria olímpiada disponibiliza meses antes do evento. Esse documento é encontrado no próprio site da olímpiada e é dividido em 5 áreas da química: química inorgânica, química orgânica, química da vida, físico-química e química analítica.