Astronomia - Semana 63

INICIANTE

Várias décadas após a humanidade ter sido extinta um grupo de alienígenas chega na Terra, ǝdʎlɐn sendo um deles, após procurar um pouco ele achou um telescópio antigo que tinha escrito no seu tubo : f/10, com essa informação em mente ele mediu o diâmetro do telescópio - D=30cm e calculou a escala de placa. Qual foi o resultado que ele encontrou? Dê sua resposta em \dfrac{''}{mm}

INTERMEDIÁRIO

Um astrônomo com um CCD de 1024\times 1024\, \hbox{pixels} acoplado em um telescópio de diâmetro 200\, mm e razão focal f/8 observa uma nuvem molecular esférica contida dentro de um quadrado de 6\times 6\, \hbox{pixels}. A nuvem está localizada a 250\, pc do Sistema Solar e possui densidade de partículas n = 10^{11}\, m^{-3} e temperatura T = 10\, K. Determine se essa nuvem irá colapsar gravitacionalmente. Considere que os pixels tem L_p = 1,7\, \mu m de lado.

AVANÇADO

É a disputa do milênio! Galileu e Kepler estarão participando de jogos para decidir quem foi o melhor astrônomo de suas respectivas épocas, e você estará realizando os cálculos para ajudá-los nesse tão esperado duelo.

a) Primeira rodada:

Compare a razão focal dos dois modelos de telescópios (galileano e kepleriano), aquele que tiver o maior valor vence. As demais características dos telescópios são idênticas (aumento, comprimento e diâmetro)

b) Segunda rodada:

Introdução: Você olha para uma estrela com cada um dos telescópios, porém a imagem fica borrada em ambos os casos. Após mexer uma distância x na ocular, os raios de luz deixam de sair paralelos e formam uma imagem. Encontre uma expressão para o x de cada telescópio em função da distância focal da ocular, F_{ocG} ou F_{ocK} e de q: coordenada da imagem final formada pelo telescópio em relação à ocular e na direção do eixo do tubo. Considere que, inicialmente, os planos focais das lentes eram coincidentes. O sinal de x é medido no sentido da propagação da luz no interior do telescópio.

Problema: Agora você descobriu que tem miopia axial, que beleza! Porém seu óculos de dioptria D=-3di ainda não chegou então você olha a estrela sem ele. Sabendo que F_{ocG}=-20,0mm, F_{ocK}=20,0mm e que a distância focal da objetiva de um olho normal vale F_n=16,3mm, calcule a distância movida na ocular em cada telescópio. O telescópio que possuir o menor valor vence a rodada. Considere que o conjunto de materiais que ocupam o olho são reduzidos para uma única lente, o cristalino, e que a distância entre o cristalino e a ocular é próxima de ser nula.

Será esse o fim da guerra, marcada por duas vitórias de um competidor, ou apenas o fim da batalha?