Aula 1 - O que estuda a Economia?

Escrito por Vitor Camargo

O que estuda a Economia?

Quando se fala em Economia, a maioria das pessoas pensa em PIB, bancos, ou o mercado de ações. Outra ideia comum é que a Economia serve para aprender a ganhar dinheiro. Embora todas essas coisas estejam relacionadas à área, nenhuma delas define bem o suficiente o objeto de estudos do economista. Vejamos as definições dadas por importantes pensadores em diferentes épocas:

 

“A Economia é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida.” — Alfred Marshall

“A Economia é a ciência que estuda o comportamento humano como uma relação entre fins e meios escassos, que possuem usos alternativos.” — Lionel Robbins

“A Economia é o estudo do uso de recursos escassos para satisfazer as ilimitadas vontades humanas.” — Richard Lipsey

 

É muito difícil reduzir uma área de estudos inteira a uma única frase. As citações acima são tentativas diferentes de realizar essa tarefa, a partir da visão de cada autor. Cada uma fornece uma perspectiva um pouco diferente: as vivências humanas, as relações da sociedade com os recursos escassos do mundo, e o uso destes recursos para atingir o maior nível de bem-estar possível. Mesmo assim, todas elas têm um tema em comum: a Economia se preocupa com os seres humanos e a maneira como interagem com a escassez dos recursos à sua volta. Ela se encaixa na categoria das ciências sociais, mas faz amplo uso de modelos matemáticos para tentar entender o mundo. Falaremos mais sobre modelos na próxima aula introdutória.

No geral, a Economia pode ser dividida em duas grandes áreas: a microeconomia e a macroeconomia. Também existem outras—como a economia comportamental, as finanças, etc.—que não se encaixam perfeitamente nessa divisão, mas que estão intimamente relacionadas com o estudo econômico. Veja abaixo o objeto de estudo de cada uma dessas áreas:

Microeconomia

A Microeconomia estuda as decisões de indivíduos e empresas de como alocar recursos, o que produzir, e o que consumir. Como fica evidente pelo prefixo micro-, ela se preocupa com as interações econômicas na escala individual ou de determinados grupos. É ela a responsável por estudar oferta e demanda, preços, mercados, etc.

Macroeconomia

A Macroeconomia estuda o comportamento da Economia como um todo. Ela busca entender as causas e os efeitos do desemprego, da inflação, do crescimento econômico, e como essas variáveis se relacionam num nível (adivinhe!) macro. Conceitos como o PIB, que mede a produção total anual de um país, se encaixam nessa área.

Economia comportamental

A Economia comportamental é a interseção entre a psicologia e a economia. Busca entender como fatores psicológicos, emocionais e sociais influenciam as decisões dos indivíduos, se a ideia de utilidade e maximização de lucros se aproxima de fato da realidade, e se a premissa de que indivíduos buscam maximizar sua utilidade é realmente válida.

Finanças

As finanças estudam o gerenciamento, a criação e a utilização do dinheiro. Balanços de empresas, retornos de projetos e investimentos são todos objetos de estudo dessa área. Pode ser dividida em: finanças públicas (arrecadação e gastos do governo), finanças corporativas (receitas, despesas, lucros, projetos, etc.), e finanças pessoais (poupança, investimentos, etc.)

Exercícios

Lista de exercícios 1 (em breve!)

Leituras adicionais

Para se aprofundar nos temas abordados