Desafio Noic de Filosofia 04

No quarto desafio, a partir dele para ser mais exato, iremos iniciar uma nova dinâmica; como sempre, vamos apresentar quatro tópicos, expressos em três diferentes línguas (inglês, espanhol e português), e um ensaio modelo, igualmente escrito em uma dessas línguas, entretanto, agora eles serão um espaço opcional para vocês, estudantes, enviarem suas produções, que serão lidas e avaliadas por nossa equipe. Por meio de seus e-mails, cada um desses receberá, além de suas respectivas notas atribuídas para cada competência, um comentário personalizado com sugestões e críticas construtivas a respeito de seu repertório, argumentação, estilo de escrita e domínio da língua. Importante se ressaltar que a correção se dará apenas para produções no modelo dos ensaios da IPO; isto é, ensaios filosóficos de 800 a 4000 palavras, escritos em uma das línguas passíveis de correção pela nossa equipe, a saber inglês, espanhol e português. Ainda assim, os melhores ensaios que nos forem enviados, com o consenso do autor, serão publicados.

Para ter acesso ao ensaio desta quinzena, escrito por Theodoro Becker e agraciado com medalha de prata na Olimpíada Ibero-americana de Filosofia, basta clicar aqui. Não obstante, se quiser ter acesso aos ensaios modelos passados, clique aqui.

tópicos:

1.

 “The sad truth is that most evil is done by people who never make up their minds to be good or evil.”

Hannah Arendt, the Life of the Mind (1978).

“La triste verdad es que casi siempre el mal está hecho por quiénes nunca se han detenido a pensar si querían hacer el bien o el mal.”

Hannah Arendt, La vida del espíritu (1978).

“A triste verdade é que a maior parte do mal é feita por pessoas que nunca escolheram ser boas ou más.”

 Hannah Arendt, A vida do espírito (1978).

2.

“He who learns but does not think is lost; he who thinks but does not learn is in danger.”

Confucius, Analects 2.15.

“Aquele que aprende, mas não pensa, está perdido; aquele que pensa, mas não aprende, está em perigo.”

Confúcio, Analectos 2.15.

“El que aprende pero no piensa está perdido; el que piensa pero no aprende está en peligro."

Confucio, Analectas 2.15

3.

“If [an animal] suffers, there can be no moral justification for disregarding that suffering, or for refusing to count it equally with the like suffering of any other being. But the converse of this is also true. If a being is not capable of suffering, or of enjoyment, there is nothing to take into account.”

Peter Singer, Animal Liberation (1975).

“Cuando un animal sufre, no puede haber ninguna justificación moral para ignorar su sufrimiento, ni para no asimilarlo al mismo sufrimiento de todo otro ser. Pero el contrario es igualmente cierto. Cuando un ser es incapaz de sufrir, o de gozar, no hay nada que tener en cuenta.”

Peter Singer, Liberación animal (1975).

“Se um animal sofre, não pode haver justificativa moral por desconsiderar esse sofrimento ou por se recusar a contá-lo igualmente com o sofrimento semelhante de qualquer outro ser. Mas o inverso disso também é verdadeiro. Se um ser não é capaz de sofrer ou desfrutar, não há nada a considerar.”

Peter Singer, Libertação Animal (1975).

4.

“Beauty does not manifest itself, but is revealed by man. If Lin Tang (orchid pavilion) and its clear river and slender bamboo had not been described by Wang Xizhi (303-361), they would have disappeared in deserted mountains without being known.”

Liu Zongyuan (773-819).

“La belleza no se manifiesta de por sí, sino que es revelada por los humanos. Si el Pabellón de las Orquídeas, su río claro y sus bambúes elanzados no hubiesen sido descritos por Wang Xizhi (303-361), acaso las montañas desiertas los hubieran ocultado sin que nadie se enterara.”

Liu Zongyuan (773-819).

“A beleza não se manifesta, mas é revelada pelo homem. Se Lin Tang (pavilhão de orquídeas) e seu rio claro e bambu fino não tivessem sido descritos por Wang Xizhi (303-361), eles teriam desaparecido nas montanhas desertas sem serem conhecidos.”

Liu Zongyuan (773-819).

 

Para enviar sua produção, basta preencher este formulário.

Caso queira ler produções que foram premiadas nas edições passadas da IPO basta acessar o site da competição, que varia ano a ano. Como ponto de partida, veja o site permanente.

E caso queira ver os tópicos do último desafio, acesse aqui.

Bons estudos!


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