Revisão de Mecânica - OBF

Revisão de Mecânica

Essa lista de exercícios tem como propósito auxiliar o leitor com problemas relacionados. É importante notar que essa lista é destinada principalmente para alunos do Nível 2 e que já possuem certa prática com o conteúdo, sendo assim, os problemas aqui seriam considerados difíceis mesmo na prova da terceira fase da OBF.  Os problemas são ordenados de acordo com sua dificuldade: quanto mais asteriscos, mais difícil o problema é considerado.

1 Oscilações na corda *

A frequência de oscilação de uma corda depende do seu comprimento L, a tensão T e a densidade linear de massa \rho. Usando análise dimensional, ache essa dependência.

Gabarito

\dfrac{1}{L}\sqrt{\dfrac{T}{\rho}}

[collapse]

2 Ponte de suspensão **

Uma cabo flexível sem massa em uma ponte de suspensão é submetido a uma carga uniforme ao longo do eixo x. O peso por unidade de comprimento da carga é w e a tensão do cabo em x=0 é T_0. Ache T(x) no equilíbrio.

Gabarito

T_0\sqrt{1+\left(\dfrac{wx}{T_0}\right)^2}

[collapse]

3 Número de voltas *

Um cilindro uniforme de raio R é girado sobre seu eixo à velocidade angular w_0 e é, então, colocado num canto. O coeficiente de atrito entre as paredes do canto e o cilindro é igual a k. Quantas voltas o cilindro irá realizar até parar?

Gabarito

\dfrac{(1+k^2){\omega}_0^2R}{8{\pi}k(k+1)g}

[collapse]

4 Joaninha **

Uma haste leve está em equilíbrio com uma ponta em parede vertical e a outra no solo. Uma joaninha deseja ir do topo da haste até o solo. Qual a aceleração da joaninha em função da distância x? Sua massa é m, o comprimento da haste é l, o ângulo entre a haste e o solo é \alpha e a massa da haste é desprezível. Tanto o solo quanto a parede são completamente lisos. Quanto tempo dura essa viagem?

Gabarito

a(x)=g\dfrac{\left(1-\dfrac{x}{l}\right)}{sin{\alpha}}

t=\dfrac{\pi}{2}\sqrt{\dfrac{l\sin{\alpha}}{g}}

[collapse]

5 Velocidade inicial **

A seguinte fotografia mostra duas bolas que foram lançadas simultaneamente com a mesma velocidade, mas em diferentes direções do ponto P. Qual é essa velocidade? Use g=9,8 m/s^2 e observe a escala fornecida.

Gabarito

20 m/s

[collapse]

6 Lei de snell **

Cornelius mora na costa OP de uma baía MOP. Duas costas da baía fazem um ângulo \alpha. A casa dele está localizada a uma distância h da costa e \sqrt{h^2+l^2} do ponto O. Ele deseja pescar na costa OM. Em qual posição x a posição de pesca deve se localizar para que Corneluis leve o menor tempo possível na sua viagem até esse ponto partindo de sua casa? Qual é esse tempo mínimo? Cornelius move-se com velocidade v no solo e com velocidade u<v usando sua balsa.

Gabarito

Defina \beta mediante;

\sin{\beta}=\dfrac{v\sin{\alpha}}{u}

Para \tan{\beta}\le{\dfrac{l}{h}}:

x=\cos{\alpha}\left(l-h\tan{\beta}\right)

e

\dfrac{h\cos{\beta}}{v}+\dfrac{l\sin{\alpha}}{u}

Caso a condição acima não for respeitada:

x=0

e

t=\dfrac{\sqrt{l^2+h^2}}{v}

[collapse]

7 Distância máxima *

Uma partícula se move a partir da origem com velocidade dada pelo gráfico abaixo. Qual a sua distância máxima até a origem?

Gabarito

18,75 m

[collapse]

8 Corrente na esfera **

Uma corrente uniforme de comprimento L está suspensa pelo seu topo em uma superfície esférica de raio R, onde L<{{\pi}R/2}. Então, o topo da corrente é liberado.

a) Qual o valor da aceleração da corrente?

b) Em qual ponto da corrente a tração é máxima logo após o início do movimento?

Considere o caso especial em que L={\pi}R/3

Gabarito

a) 

a=\dfrac{3}{2{\pi}}g

b) Aproximadamente no meio da corrente.

[collapse]

9 Sem deslizar ***

Uma longa prancha de massa m_1 está em repouso em uma mesa horizontal. Um bloco de massa m_2 é colocado na ponta diretira da prancha. O último é preso à parede por uma mola de constante elástica k, não deformada inicialmente. Um peso de massa M é conectado à prancha através de um fio inextensível e uma polia. Inicialmente, o sistema está em repouso. Há atrito entre o bloco e a prancha. O comprimento da prancha e a distância inicial entre a polia e a prancha são grandes o suficiente.

 

a) Qual a distância L que o bloco vai andar até o momento que começa a deslizar na prancha?

b) Estude como essa distância depende no coeficiente de atrito \mu.

c) Calcule o tempo em que o bloco irá andar essa distância L.

Gabarito

Observe abaixo a dependência entre L e \mu:

 

Onde

{\mu}_{min}=\dfrac{M}{M+m_1+m_2}

e

{\mu}_0=\dfrac{M(m_2+2M+2m_1)}{m_2(M+m_1+m_2)}

O tempo requerido é

c)

t=\sqrt{\dfrac{(M+m_1+m_2)}{K}}cos^{-1}(1-LK/Mg)

[collapse]

10 Corda massiva **

Um peso é mantido em repouso por meio de uma corda massiva uniforme, uma polia móvel de raio R, e uma polia fixa. A massa da corda é m, seu comprimento é l, e a massa total da polia móvel e do peso é M. As distâncias verticais H_1 e H_2 são conhecidas.

a) Determine a tração na corda no ponto B.

b) Determine a força F aplicada na corda no ponto K. Despreze o atrito no eixo da polia.

Gabarito

a) 

\dfrac{Mg}{2}+\dfrac{{\pi}Rmg}{2l}

b) 

F=\dfrac{Mg}{2}+\dfrac{{\pi}Rmg}{2l}-\dfrac{mgH_1}{l}

[collapse]

11 Disco amarrado ***

Um cilindro vertical de raio R é fixado em um plano horizontal. Um fio inextensível de comprimento L é preso no cilindro, inicialmente o fio é tangente ao cilindro. Um pequeno disco é preso na outra ponta do fio. É fornecido uma velocidade v_0 perpendcular ao fio ao disco.

a) Quanto tempo irá durar o movimento do disco (enrolamento completo no cilindro) se não há atrito?

b) Considere agora que o coeficiente de atrito entre o disco e o plano horizontal é \mu. Determine o novo tempo.

Gabarito

a) 

\dfrac{L^2}{2Rv_{0}}

b) Se v_0\leq{L\sqrt{\dfrac{{\mu}g}{R}}}, então:

t=\dfrac{v_0}{{\mu}g}

Se v_0\geq{L\sqrt{\dfrac{{\mu}g}{R}}}, então:

t=\dfrac{v_0}{{\mu}g}\left(1-\sqrt{1-\dfrac{{\mu}gL^2}{Rv_0^2}}\right)

[collapse]

12 Foguete defeituoso ****

Um foguete viajando a velocidade constante v gera um som de frequência constante f_0. Um cientista usa sensores para registrar esse som. A velocidade do som é c=330 m/s.

a) Qual frequência será detectada por um sensor se o foguete se aproxima diretamente ao mesmo? Qual frequência será registrada por um sensor muito distante de um foguete se o ângulo entre a velocidade do foguete e a direção do sensor é \phi.

b) Durante sua pesquisa, o cientista acidentalmente lançou um foguete defeituoso que começou a voar em círculo de raio r numa pequena altura acima do solo com a mesma velocidade v. O cientista percebeu uma dependência temporal da frequência registrada pelos sensores 1 e 2, de acordo com o gráfico abaixo. Qual a distância L entre os sensores?

Gabarito

a) 

f=\dfrac{f_0}{1-(v/c)\cos{\phi}}

b) 

L=478 m

[collapse]