Escrita por Paulo Henrique
Lista de Ondas e Oscilações
Essa lista de exercícios foi criada com o intuito de melhorar sua capacidade na resolução de problemas relacionados. Os problemas foram separados por nível: do mais fácil (*), ao mais difícil (***). O problema de 4 estrelas é um desafio e pode ser ignorado em um primeiro momento (recomendado para estudantes da seletiva de física). Os gabaritos das questões estão todos abaixo dos respectivos enunciados.
Parede Rígida *
Considere que uma onda da forma
se propaga na direção . Uma parede rígida é colocada em . Descreva o movimento da onda para
Fonte acelerada **
Uma fonte de oscilações sônicas, com frequência , e um receptor estão localizados no mesmo ponto. No instante , a fonte começa a recuar do receptor, com aceleração constante . Considerando que a velocidade do som seja igual a , encontre a frequência de oscilação registrada pelo receptor estacionário após o início do movimento.
Tem efeito doppler? *
Um fonte sonora, com frequência natural , move-se uniformemente ao longo de uma linha reta, separada de um observador estacionário por uma distância . A velocidade da fonte é igual à fração da velocidade do som. Encontre a frequência de som recebida pelo observador no instante quando a fonte fica mais próxima dele.
Distância percorrida em um M.H.S. **
Uma partícula move-se ao longo do eixo de acordo com a lei . Encontre a distância que ela percorre durante o intervalo de tempo de até .
Defina como um número inteiro da proporção
Se é par
Se é ímpar
Posição da fonte *
Encontre o vetor posição que define a posição de um ponto de origem de ondas esféricas, sabendo-se que essa origem está localizada sobre a linha reta entre os pontos com vetores radiais e , nos quais as amplitudes de oscilação das partículas do meio são iguais a e . O amortecimento da onda é desprezível e o meio é homogêneo.
Interferência tripla **
Considere que em um ponto do espaço exista, simultaneamente, as três ondas a seguir:
Determine o valor de (entre e ) se a diferença de fase entre a onda resultante e a primeira vale
Batimendo em colunas de ar *
Uma coluna de ar a e um diapasão produzem batimentos por segundo quando soam juntos. A medida que a temperatura da coluna de ar diminui, o número de batimentos por segundo tende a diminuir e quando a temperatura é de , os dois produzem um batimento por segundo. Encontre a frequência do diapasão.
Transmissão sonora na superfície do mar ***
Numa região que o oceano tem profundidade constante igual a , uma fonte de ondas sonoras emite numa frequência . Suponha que a frequência seja tão alta que as ondas sonoras podem ser tratadas como raios, e o índice de refração da água para ondas sonoras seja . Seja a velocidade do som no ar. A fonte está se movendo com velocidade em direção a um observador estacionário que está a uma distância , ambos localizados um pouco acima da superfície do oceano (Veja a figura abaixo). Assuma também que a velocidade é tão baixa que , onde é o tempo de observação. Considere reflexões somente do chão do oceano. Ache a frequência de batimento instantânea.
Várias molas **
Um escalador tem que passar a noite no lado vertical de uma montanha alta. Para isso (veja a figura abaixo), ele se amarra em 4 pontos da rocha através de suas molas incrivelmente flexíveis. As massas das molas, assim como seus comprimentos naturais, são desprezíveis. O escalador é considerado como um ponto material de massa . Determine o período de oscilação do escalador, se ele é posto a oscilar a partir de sua posição de equilíbrio. As constantes elásticas são: , , , e .
Saindo da haste ***
Uma pérola lisa roscada em uma haste vertical lisa, que é presa ao chão por um pivô em sua base. A pérola está em repouso sobre um disco circular que está fixado à haste a uma distância do pivô. A haste começa a realizar um M.H.S. em torno de sua posição original com amplitude angular . Qual a frequência necessária para que a pérola saia da haste?
A frequência deve ser maior que um valor crítico :
Invariante adiabático ***
Considere um sistema com uma parâmetro característico . Suponha que esse mesmo parâmetro seja variado lentamente ("adiabaticamente") via agentes externos. Agora, seja uma determinada grandeza mecânica. Por hipótese, é necessário um tempo para que mude apreciavelmente. Dizemos que é um invariante adiabático se onde é o intervalo de tempo característico do sistema, ou seja, um intervalo da ordem de grandeza dos que lidamos quando analisamos o sistema. Por exemplo, considere um pêndulo simples de comprimento e que , em outras palavras, é variado adiabaticamente (pode-se fazer isso puxando o fio lentamente através de um buraco no ponto de suporte). Neste caso, deve ser muito maior que , o período do pêndulo. Nessa condição, é dito que o pêndulo está sofrendo uma transformação adiabática. É possível mostrar que, numa transformação adiabática, se é o momento linear de uma partícula e é sua posição:
Ou seja, a área sob o gráfico no espaço de fase (gráfico de versus ) em um período é uma constante. Essa constante é chamada de invariante adiabático. Agora, considere uma partícula que realiza um M.H.S. presa a uma mola no regime de Hooke. A amplitude inicial é e a constante elástica . Sabe-se que a constante elástica da mola é variada adiabaticamente até que a mesma atinga a constante elástica , determine a nova amplitude.
Batimento de violinos **
O fenômeno clássico do batimento acústico é originado quando duas ondas sonoras de frequências próximas interferem. Uma situação comum onde poderíamos observar tal fenômeno seria com dois instrumentos musicais com afinações ligeiramente diferentes tentando tocar a mesma nota. Nesta questão vamos analisar este efeito em termos de três ondas sonoras. Suponha que três violinos estejam ajustados para tocar o Lá fundamental ( ), mas que por um descuido dos violinistas, o primeiro deles emite um som a e o terceiro a . O segundo é o único que emite o som na frequência desejada. Na situação em que os três músicos estão tocando seus instrumentos com a mesma amplitude de pressão , a percepção auditiva é de um batimento de maior amplitude intercalado com outro de menos amplitude. Qual a razão entre a maior e a menos dessas amplitudes? O intervalo de tempo entre os instantes em que a plateia ficará sem escutar som algum não é mais constante, mas alternado entre um intervalo maior e um menor. Qual a razão entre a duração desses intervalos? O problema é unidimensional.
Primeira pergunta: 1,5
Segunda pergunta: 2
Onda esférica por conservação de energia **
Uma forma muito importante de onda é a onda esférica:
Onde é a velocidade da onda, é a distância até a fonte pontual e é o tempo desde a emissão. Essa onda representa uma pertubação viajando rigidamente para fora. Nessa questão você deve provar o porquê do fator na equação acima. Sabe-se que a intensidade de uma onda é definida como a potência liberada pela onda para uma área unitária perpendicular à direção de propagação. Usando o fato que a energia simplesmente não pode acumular em uma região (continuidade), mostre a dependência .
Equação da frente de onda *
Uma fonte pontual de som está se movendo uniformemente ao longo da direção positiva com velocidade . No tempo a fonte estava na origem e emitiu um pulso de compressão . Após um tempo , emitiu outro pulso . Escreva a equação da frente de onda representando o pulso de compressão no tempo . A velocidade do som é .
Gafanhoto na corda *
Um gafanhoto de massa está tranquilamente em repouso sobre uma corda esticada horizontalmente. A corda possui uma densidade linear e está sob tensão . Sem avisar, Cornellius produz uma onda transversal senoidal com um comprimento de onda igual a que se propaga na corda. Qual a amplitude mínima da onda que faz o gafanhoto ficar repentinamente com um peso aparente igual a zero? Suponha de a massa seja tão pequena que a presença desta não altere a propagação da onda.
Caso geral ****
Suponha que você envia uma onda de formato específico, , por uma corda de número 1. Esta está conectada no ponto a outra corda (número 2). Isso faz surgir uma onda refletida, , e uma onda transmitida, . Encontre e .
Estrondo sônico*
Um avião a jato supersônico está voando a Mach 2 (o dobro da velocidade do som). Qual o ângulo de abertura do cone de Mach? depois de o avião ter passado diretamente acima de uma casa, a onda de choque causada pela sua passagem atinge a casa, provocando um estrondo sônico. A velocidade do som no ar é . Qual é a altitude do avião em relação à casa?
30°;
Três modos de vibração*
Uma corda de comprimento está distendida, com uma extremidade presa a um suporte e a outra extremidade livre. Ache as frequências dos modos normais de vibração da corda. Desenhe a forma da corda associada aos três modos de vibração mais baixos (em ordem de frequência crescente). A velocidade de ondas na corda é .
Onda esférica por conta ****
Considere uma onda esférica que se propaga com velocidade . Determine sua forma geral.