Física - Semana 103

Escrito por Ualype Uchôa:

Iniciante:

Bombas nucleares são armas letais que podem levar a humanidade ao caos e destruição. No entanto, é interessante conhecer como funciona a Física por trás desses objetos. Com uma abordagem simplificada, podemos estimar a energia liberada numa explosão de uma bomba atômica:

a) Considere a explosão de uma ogiva nuclear próxima à superfície terrestre. Sabendo que a energia liberada na explosão é apenas a cinética da massa de ar que foi empurrada no processo da explosão, determine uma expressão literal para a energia da explosão, considerando que ela possui uma propagação esférica. Dados: \rho é a densidade do ar, R é a distância alcançada pela frente esférica da explosão e v é a velocidade de propagação desta (assuma constante).

b) Estime a quantidade de energia liberada (em J), para uma explosão cujo tempo medido (desde a detonação) foi de 0,6 ms, durante o qual a frente de propagação percorreu 100 m. A densidade do ar é \rho=1,2 kg/m^3.

OBS: O volume de uma esfera é \dfrac{4}{3} \pi r^3, onde r é seu raio.

Intermediário:

Um pequeno bloco A de massa m encontra-se em repouso num plano horizontal liso está ligado por um fio ao ponto P, e, por outro fio, por meio de uma polia ideal, ao bloco B de mesma massa. A também está conectado ao teto, no ponto O, através de uma mola ideal e não deformada, de comprimento natural l_{0} e constante elástica k=\dfrac{5mg}{l_0}. Em um dado momento, corta-se o fio PA. Pergunta-se: qual será a velocidade de A no momento em que este perde o contato com o plano?

Avançado:

Responda as seguintes perguntas sobre oscilações elétricas:

a) Calcule as frequências naturais de oscilação livre do circuito abaixo.                                         

b) Determine a frequência natural de oscilação livre do circuito abaixo, onde L_{12} é a indutância mútua entre os indutores 1 e 2.