Escrito por Wanderson Faustino Patricio
Iniciante
Um objeto pontual de massa está em cima de uma semiesfesra, cuja massa é muito maior que a do objeto. Inicialmente a massa pontual está em repouso. Considere que não há atritos entre a superfície da semiesfera e o objeto e que o atrito entre a semiesfera e o solo é tão grande que ela não se move.
Um pequeno impulso é aplicado à massa pontual que então começa a rolar na semiesfera.
Encontre o ângulo que a massa pontual faz com a vertical da semiesfera no momento da perda de contato entre as duas.
Intermediário
Nesse problema vamos analisar os modos normais de vibração de uma molécula de gás carbônico ().
O movimento de uma molécula triatômica é bastante complexo quando analisado de maneira geral, então vamos ver um caso simples.
Considere que a molécula de se move apenas em uma direção e que as interações entre os átomos possam ser conseideradas como se ali existisse uma mola "hookiana", ou seja, que obedece a lei de Hook, como um sistema acoplado. Nesse sistema teremos um átomo de carbono de massa ligado pela direita e pela esquerda à átomos de oxigênio de massa por "molas ideais" de constante elástica com comprimento natural desprezivel em relação às outras distancias do problema. Os átomos de oxigênio não estão conectados entre si.
(a) Denominando a posição do átomo de carbono como e dos átomos de oxigênio como e , encontre a força em cada um dos átomos em função de , e .
(b) Escreva a equação do movimento para todos os átomos.
(c) A solução para a esse sistema de é do tipo onde ou .
Quais os valores de (modos normais de vibração) que satisfazem esse sistema não possuir somente solução trivial, e qual o significado fisico desses valores no movimento do sistema.
Avançado
Quando uma partícula carregada é acelerada ela perde energia na forma de radiação. Esse fenômeno pode ser quantificado pela fórmula de Lamor:
Onde é o módulo da aceleração da particula, a energia emitida na forma de radiação e a velocidade da luz no vácuo.
Considere uma partícula não-relativística de massa e carga se move num plano sob a ação de um campo magnético
(a) Inicialmente desprezando a radiação a particula se move a uma velocidade em um movimento circular de raio . Encontre em função dos demais parâmetros.
(b) Agora, considerando as perdas de energia, determine o raio da órbita da partícula em função do tempo t, considerando que inicialmente ela estava na órbita circular de raio calculado no item (a) .
(c) Qual a energia total liberada durante o movimento da partícula?