Física - Semana 118

Escrito por Wanderson Faustino Patricio 

Iniciante

Um objeto pontual de massa m está em cima de uma semiesfesra, cuja massa é muito maior que a do objeto. Inicialmente a massa pontual está em repouso. Considere que não há atritos entre a superfície da semiesfera e o objeto e que o atrito entre a semiesfera e o solo é tão grande que ela não se move.

Um pequeno impulso é aplicado à massa pontual que então começa a rolar na semiesfera.

Encontre o ângulo que a massa pontual faz com a vertical da semiesfera no momento da perda de contato entre as duas.

Intermediário

Nesse problema vamos analisar os modos normais de vibração de uma molécula de gás carbônico (CO_2).

O movimento de uma molécula triatômica é bastante complexo quando analisado de maneira geral, então vamos ver um caso simples.

Considere que a molécula de CO_2 se move apenas em uma direção e que as interações entre os átomos possam ser conseideradas como se ali existisse uma mola "hookiana", ou seja, que obedece a lei de Hook, como um sistema acoplado. Nesse sistema teremos um átomo de carbono de massa m ligado pela direita e pela esquerda à átomos de oxigênio de massa M por "molas ideais" de constante elástica k com comprimento natural desprezivel em relação às outras distancias do problema. Os átomos de oxigênio não estão conectados entre si.

(a)  Denominando a posição do átomo de carbono como x_2 e dos átomos de oxigênio como x_1 e x_3, encontre a força em cada um dos átomos em função de x_1, x_2 e x_3.

(b)  Escreva a equação do movimento para todos os átomos.

(c)  A solução para a esse sistema de é do tipo x_i=A_i\cos{(\omega \cdot t)} onde i=1, 2 ou 3.
Quais os valores de \omega (modos normais de vibração) que satisfazem esse sistema não possuir somente solução trivial, e qual o significado fisico desses valores no movimento do sistema.

Avançado

Quando uma partícula carregada é acelerada ela perde energia na forma de radiação. Esse fenômeno pode ser quantificado pela fórmula de Lamor:

\dfrac{dE}{dt}=-\dfrac{q^2a^2}{6\pi \epsilon_0 c^3}

Onde a é o módulo da aceleração da particula, E a energia emitida na forma de radiação e c a velocidade da luz no vácuo.

Considere uma partícula não-relativística de massa m e carga q se move num plano xy sob a ação de um campo magnético \vec B=B\hat z

(a) Inicialmente desprezando a radiação a particula se move a uma velocidade v_0 em um movimento circular de raio R_0. Encontre R_0 em função dos demais parâmetros.

(b) Agora, considerando as perdas de energia, determine o raio da órbita da partícula em função do tempo t, considerando que inicialmente ela estava na órbita circular de raio calculado no item (a) .

(c) Qual a energia total liberada durante o movimento da partícula?