Física - Semana 119

Escrito por Ualype Uchôa

Iniciante

O físico Natônio está em apuros! Seu carro atolou na lama, e, na tentativa de escapar, ele desesperadamente coloca o pé no acelerador, o que faz com que lama seja jogada ao ar pelos pneus. Sabendo que estes giram com velocidade angular constante \omega e possuem raio R, mostre que a altura máxima que a lama pode atingir em relação ao solo é:

H_{max}=R+\dfrac{\omega^2 R^2}{2g}+\dfrac{g}{2\omega^2},

onde g é a aceleração gravitacional. Despreze a resistência do ar.

Dica: Lembre-se que sin^2{\theta} + cos^2{\theta}=1.

Intermediário

Pesquisadores desenvolveram uma lente feita de líquido. A lente esférica consiste em uma gota de líquido transparente, que repousa sobre uma superfície eletricamente controlável. Quando a tensão elétrica da superfície é alterada, a gota muda seu formato; ou tenta  se "enrolar" com mais força ou fica mais achatada. A figura abaixo é um esboço da lente líquida e dos vários parâmetros que a descrevem, incluindo a espessura da lente (t), o raio de curvatura da superfície superior (R) e do ângulo de contato (\theta), que representa o ângulo entre o superfície plana abaixo da gota e a reta tangente à superfície curva no ponto de contato.

Figura 1: Lente esférica feita de líquido e seus parâmetros relevantes.

(a) Quando uma certa tensão elétrica é aplicada, verifica-se que o ângulo de contato e a espessura da lente aumentam (e a lente fica mais curvada). Nesse caso, o líquido é atraído ou repelido pela superfície?
(b) Expresse o ângulo de contato em função de R e t.
(c) O volume total da lente líquida é um parâmetro importante, pois, conforme o formato da gota é alterado, seu volume é conservado. Calcule o volume V(R, \theta) da lente em função de R e \theta. Dica: O volume de uma calota esférica de raio r e altura h é V_{calota} = \dfrac{\pi h}{6}(3r^2+h^2).
(d) Alterando-se a tensão na superfície de controle, o ângulo de contato, \theta, pode ser alterado, o que, por sua vez, altera a distância focal da lente, f. Determine a distância focal da lente em função do índice de refração n do líquido, do volume de líquido V e do ângulo de contato. O índice de refração do ar vale 1.

Lentes líquidas são interessantes porque são eletricamente controláveis, possuem foco variável e podem ser muito compactas. As pessoas estão trabalhando para colocá-las em câmeras de celular para lentes de zoom compactas. Para mais informações sobre esse tipo de lente líquida, consulte T. Krupenkin, S. Yang, e P. Mach, "Tunable Liquid Microlens", Appl. Phys. Lett. 82, 316-318 (2003).

Avançado

Uma esfera metálica de zinco de raio R=1 cm encontra-se isolada no vácuo e é carregada até atingir um potencial \phi_0=-0.5 V em relação ao infinito (\phi=0).  A esfera está sendo iluminada por luz ultravioleta monocromática de comprimento de onda \lambda=290 nm.

(a) Qual é a velocidade máxima v_1 dos fotoelétrons no momento em que deixam a esfera? Saiba que a função trabalho para o zinco corresponde a um comprimento de onda \lambda_0 = 332 nm.

(b) Qual é a velocidade máxima v_2 de um fotoelétron que deixou a esfera anteriormente, e agora encontra-se no infinito?

(c) Determine o potencial \phi_1 da esfera após um longo tempo de exposição à radiação ultravioleta.

(d) Encontre o número N de fotoelétrons que escaparam da esfera após a exposição prolongada.

Constantes:

Constante de Planck: h=6,63*10^{-34} J.s

Velocidade da luz: c=3,0*10^8 m/s

Carga do elétron: e=-1,6*10^{-19} C

Massa do elétron: m=9,1*10^{-31} kg

Permissividade elétrica do vácuo: \epsilon_0=8,85*10^{-12} F/m.