Física - Semana 120

Escrito por Paulo Henrique

Iniciante

Dois projéteis A e B são lançados obliquamente com velocidade V_{0} do topo de uma plataforma muito alta sobre influência de um campo gravitacional g. Sabendo que os projéteis tinham ângulos de lançamento em relação a horizontal \theta_{A} e \theta_{B}, com \theta_{A}<\theta_{B} e que ocorre uma colisão no ar entre os dois projéteis, determine:

a) O ponto onde essa colisão ocorre, considerando um sistema de coordenadas cartesianas.

b) O tempo \Delta t entre os lançamentos para que a colisão de fato ocorra.

Intermediário

Uma das técnicas econômicas de colocar um satélite de massa m em órbita circular de raio r_2, em relação ao centro da Terra, é colocá-lo primeiro em uma órbita elíptica intermediária cujo perigeu (distância de menor afastamento em relação ao centro da Terra) é igual a r_1 e apogeu (distância de maior afastamento em relação ao centro da Terra) é igual a r_2. Uma vez nessa órbita elíptica, liga-se o motor por um intervalo de tempo muito curto no apogeu de forma que o satélite adquira uma velocidade adicional \Delta{v} paralela à velocidade orbital nesse ponto.

a) Determine o momento angular e a energia mecânica total do satélite em termos de r_1, r_2, m, constante de gravitação G e a massa da Terra M.

b) Determine \Delta{v} para que o satélite passe a ter uma órbita circular de raio r_2.

Avançado

Nessa questão abordaremos duas situações de cálculo de resistência equivalente.

Parte 1: Recorrência simples

Considere o circuito abaixo:

a) Calcule a resistência equivalente entre os pontos A e B utilizando o fato pontos ligados por fios lisos possuem mesmo pontencial.

b) Agora, tente expressar a resistência equivalente R_n entre os pontos A e B quando há n célular em função de R_{n-1}. Considere a quantidade B_n\equiv{\dfrac{1}{R_n}}, e resolva para R_n.

Parte 2:

É possível mostrar um teorema que diz que qualquer circuito contendo resistores de 3 pontos A, B e C pode ser transformado em um equivalente \Delta ou Y ("Delta" ou "estrela"). Usando este fato, calcularemos a resistência equivalente entre os pontos A e B na figura abaixo.

Observe que o circuito se estende indefinidamente e o resistor que liga os pontos B e C foram cortados. A resistência de todos os fios do circuito vale R.

a) Considere o circuito no qual o fio entre B e C não foi cortado. Usando o teorema mencionado acima, transforme todo o circuito em uma conexão em "Delta" entre os pontos A, B e C. Isto é, um circuito com formato triângular.

 

Calcule R_{AB}, R_{BC} e R_{AC}, todos em função de R.

b) Observe que um fio cortado equivale a uma conexão em paralelo entre resistores R e -R. Utilizando isso e o circuito simplificado acima, calcule a resistência equivalente entre A e B, B e C e A e $$C.