Física - Semana 141

Escrito por Ualype Uchôa

Iniciante

Descolando

Dois blocos, 1 (massa m_1) e 2 (massa m_2) repousam tranquilamente sobre uma mesa horizontal lisa, estando o bloco 1 em contato com uma parede vertical. Eles estão conectados entre si por uma mola ideal de constante elástica k inicialmente indeformada. Natônio, um jovem físico, fica bastante incomodado com tal tranquilidade e resolve perturbar o sistema, empurrando o bloco 2 uma distância x em direção à parede, e então soltando-o. Encontre a velocidade do centro de massa do sistema no momento em que o bloco 1 "descola" da parede.

Intermediário

Oscilações normais

Uma mola ideal é distendida de \Delta l_1 e fixada em uma mesa horizontal nos pontos A e B. A razão entre os períodos de pequenas oscilações transversais e longitudinais de uma pequena massa fixada no ponto médio da mola é igual a n_1=4. Depois, aumenta-se a extensão da mola de \Delta x=3,5 cm, e a razão citada previamente torna-se então n_2=3. Determine o comprimento de equilíbrio da mola l_0 e as extensões \Delta l_1 e \Delta l_2 (sendo a última a distensão da mola após a extensão adicional \Delta x).

Figura 1: Oscilação longitudinal à esquerda e oscilação transversal à direita.

Avançado

Propagação de ondas em molas

Parte 1: O básico

Mostre que a velocidade de propagação de uma onda longitudinal em uma mola (slinky) com densidade linear de massa \mu, comprimento l e constante elástica k vale \sqrt{\dfrac{kl}{\mu}}.

Parte 2: Massa-mola diferenciado

A extremidade esquerda de uma massa m está conectada a uma parede por meio de uma mola de massa desprezível (mola 1) de constante elástica s. Já a extremidade direita da massa está conectada a uma mola muito longa (mola 2). A mola 2 possui massa por unidade de comprimento \mu e o valor de sua constante elástica multiplicado pelo seu comprimento é \kappa. Negligencie a gravidade e presuma que o solo não é rugoso neste problema. Inicialmente, ambas as molas encontram-se em seus respectivos comprimentos de equilíbrio. Em t = 0, a massa recebe uma velocidade inicial v_0 para a direita, gerando uma onda longitudinal na mola 2 que viaja para a direita.

Figura 2: Imagem para o problema avançado.

(a) Mostre que a equação de movimento da massa é dada por

m\dfrac{d^2 \chi}{dt^2}+\gamma\dfrac{d \chi}{dt}+s\chi=0

onde \chi é o deslocamento da massa (considere o sentido positivo para a direita). Determine a constante \gamma.

(b) Resolva para \chi(t) no regime 4ms> \kappa \mu usando as condições iniciais fornecidas.

(c) Encontre a função de onda \psi (x, t), onde x = 0 significa a posição de equilíbrio da massa. Observe que x aqui se refere à coordenada de equilíbrio de uma seção da mola 2 e \psi (x, t) representa seu deslocamento do equilíbrio no tempo t

OBS: Se \psi=\psi(x,t) é uma função de onda geral do tipo \psi(x,t)=f(x-vt), vale que \dfrac{\partial \psi}{\partial x}=-\dfrac{1}{v}\dfrac{\partial \psi}{\partial t}.

(d) A função de onda em (c) só é válida para x < \beta t. Encontre a constante \beta e explique por que isso acontece.