Escrito por Ualype Uchôa
Iniciante
Descolando
Dois blocos, (massa ) e (massa ) repousam tranquilamente sobre uma mesa horizontal lisa, estando o bloco em contato com uma parede vertical. Eles estão conectados entre si por uma mola ideal de constante elástica inicialmente indeformada. Natônio, um jovem físico, fica bastante incomodado com tal tranquilidade e resolve perturbar o sistema, empurrando o bloco uma distância em direção à parede, e então soltando-o. Encontre a velocidade do centro de massa do sistema no momento em que o bloco "descola" da parede.
Intermediário
Oscilações normais
Uma mola ideal é distendida de e fixada em uma mesa horizontal nos pontos e . A razão entre os períodos de pequenas oscilações transversais e longitudinais de uma pequena massa fixada no ponto médio da mola é igual a . Depois, aumenta-se a extensão da mola de , e a razão citada previamente torna-se então . Determine o comprimento de equilíbrio da mola e as extensões e (sendo a última a distensão da mola após a extensão adicional ).
Figura 1: Oscilação longitudinal à esquerda e oscilação transversal à direita.
Avançado
Propagação de ondas em molas
Parte 1: O básico
Mostre que a velocidade de propagação de uma onda longitudinal em uma mola (slinky) com densidade linear de massa , comprimento e constante elástica vale .
Parte 2: Massa-mola diferenciado
A extremidade esquerda de uma massa está conectada a uma parede por meio de uma mola de massa desprezível (mola 1) de constante elástica . Já a extremidade direita da massa está conectada a uma mola muito longa (mola 2). A mola 2 possui massa por unidade de comprimento e o valor de sua constante elástica multiplicado pelo seu comprimento é . Negligencie a gravidade e presuma que o solo não é rugoso neste problema. Inicialmente, ambas as molas encontram-se em seus respectivos comprimentos de equilíbrio. Em , a massa recebe uma velocidade inicial para a direita, gerando uma onda longitudinal na mola 2 que viaja para a direita.
Figura 2: Imagem para o problema avançado.
(a) Mostre que a equação de movimento da massa é dada por
onde é o deslocamento da massa (considere o sentido positivo para a direita). Determine a constante .
(b) Resolva para no regime usando as condições iniciais fornecidas.
(c) Encontre a função de onda , onde significa a posição de equilíbrio da massa. Observe que aqui se refere à coordenada de equilíbrio de uma seção da mola 2 e representa seu deslocamento do equilíbrio no tempo .
OBS: Se é uma função de onda geral do tipo , vale que .
(d) A função de onda em (c) só é válida para . Encontre a constante e explique por que isso acontece.