Escrito por Matheus Felipe R. Borges
Iniciante
Um planeta diferente
A aceleração da gravidade na superfície do planeta X é , onde é a aceleração da gravidade na superfície da terra. A densidade média do planeta X é da densidade média da terra. Se a velocidade de escape na superfície da terra é de , qual a velocidade de escape na superfície do planeta X?
Intermediário
A trajetória é bonita?
Uma partícula é colocada sobre um plano rugoso e inclinado com um angulo em relação à horizontal, sendo que onde é o coeficiente de atrito (tanto estático quanto cinético). Uma corda é fixa à partícula e passa por um pequeno orifício no plano. A corda é puxada tão devagar que pode considerar que a partícula está sempre em equilíbrio estático. Encontre, precisamente, a trajetória da partícula no plano inclinado.
Figura 2: Plano inclinado com corda.
É interessante encontrar a direção do atrito e decompor a velocidade em componentes paralela e perpendicular ao fio.
Avançado
Uma bacia parabólica
Uma partícula está confina a se mover dentro de uma superfície de uma bacia parabólica sem atrito na qual a seção transversal é . A partícula incia a uma altura acima do solo com velocidade ao longo da superfície da bacia. A aceleração da gravidade é .
Figura 3: Bacia parabólica.
a) Para um valor específico de velocidade horizontal , que chamaremos de , a partícula move-se em um círculo horizontal. Qual o valor de em função de , e .
b) Suponha que a velocidade horizontal inicial é . Qual a máxima altura alcançada pela partícula em função de , , e .
c) Suponha agora que a partícula é abandonada do repouso a uma altura
i. Suponha que é pequeno o suficiente para que o movimento seja aproximadamente harmônico, encontre o período de oscilação em termos da massa da partícula, , e .
ii. Suponha que não seja mais pequeno, o novo período de oscilação é maior, menor ou igual ao período do movimento harmônico? (você não precisa encontrar o novo valor de período).