Escrito por Wanderson Faustino Patricio
Iniciante
Cinemática
solução: Análise algébrica.
A posição do avião (em ) em função do tempo (em horas) é , e a posição do avião é .
Sabemos que a distância entre os aviões () é tal que:
terá valor mínimo quando a função dentro da raíz tiver valor mínimo. Sendo essa função uma função quadrática do tipo , seu valor mínimo será . Sendo a distância mínima:
Solucao: Utilizando geometria plana.
Fixemos o avião 2 em sua posição e vejamos como ele observa o avião 1.
Para o avião 2, o avião 1 se move com velocidade e , portanto, o avião 2 verá o avião 1 segundo a trajetória vermelha apresentada na seguinte figura:
Logo:
e
Da trigonometria tiramos que:
Perceba que o sinal negativo apenas indica que a nossa figura está representada errada, e, portanto, a distância mínima está para o lado oposto. Como só estamos interessados no módulo:
Solução: Utilizando geometria analítica.
Utilizando a mesma ideia da solução, analisaremos como o avião 2 vê o avião 1. A trajetória seguida pelo avião 1 será uma linha reta, visto que sua velocidade em e em serão constantes. O avião 2 está fixo no ponto .
Sabemos da geometria analítica que a equação da reta é do tipo , e que .
Como o avião 1 inicia o movimento no ponto , a reta passa por ele.
Portanto:
ou
A distância minima entre os aviões será a distância entre a reta e o ponto .
Intermediário
Termodinâmica
Inicialmente, sabemos que o rendimento do ciclo é , onde é o trabalho resultante realizado pelo gás no ciclo, e é o calor que entra no sistema.
Sabemos que , portanto, é numericamente igual a área dentro do gráfico do diagrama.
Precisamos agora calcular qual é o calor que entra no sistema.
Primeiramente, como o gás é monoatômico o seu calor específico a volume constante é , onde é a constante universal dos gases ideais, e o calor específico a pressão constante é .
•Trajeto AB:
Seja a temperatura no ponto A, .
, logo:
A temperatura no ponto B é .
Como o não há variação de volume, não há trabalho realizado, portanto o calor será igual a variação de energia térmica no sistema.
•Trajeto CA:
A temperatura no ponto C é .
Como a pressão nesse trecho é constante, o calor será:
Esse calor está saindo do sistema, portanto, não entrará no cálculo do rendimento.
•Trajeto BC:
A pressão e o volume nesse trecho se relacionam por uma função linear:
Utilizando a equação de Clayperon:
Logo:
Aplicando a primeira lei da termodinâmica:
Perceba que para , , e que para , . Portanto, inicialmente entra calor no sistema e depois começa a sair calor do sistema. Como só queremos saber o calor que entra, basta fazer a integral até .
O calor total que entra no sistema é portanto:
O rendimento é:
Avançado
Ótica física/difração em múltiplas fendas
Sabemos que a luz a luz que difrata nas fendas é formada pela composição de um campo elétrico e um magnético perpendiculares. Porém o módulo do campo elétrico é aproximadamente vezes maior do que o módulo do campo magnético, portanto, podemos considerar apenas a influência do campo elétrico.
Os campos seguem a equação de onda, logo, nosso campo elétrico é da forma: .
Podemos portanto imaginar o vetor campo elétrico como um número no plano complexo.
Perceba que uma variação no termo , será refletido em uma variação no ângulo do vetor no plano complexo.
Os vetores do campo elétrico em cada fenda estão representados na figura a seguir.
Seja o campo elétrico na primeira fenda .
O campo elétrico na segunda fenda será .
Vemos que será a diferença entre os ângulos do campo elétrico na segunda e na primeira fenda.
Analogamente, é a diferença entre os ângulos do campo elétrico na terceira e na segunda fenda.
Da trigonometria podemos tirar que:
é
Reorganizado as equações temos:
Temos três vetores de campo elétrico com mesma intensidade saindo das fendas. Para que a intensidade seja zero, o vetor campo elétrico resultante deve ser zero. A única maneira de a resultante de três vetores de mesmo módulo ser zero é se os vetores formarem um triângulo equilátero.
Temos a seguinte representação:
Para o triangulo equilátero:
•, com
•, com
Logo:
Vemos portanto que tal que (mod 3).
tal que (mod 3).