Escrito por Matheus Ponciano
Iniciante:
Erros e tabelas.
a) A partir das medidas, pode se concluir que o erro de medida do cronômetro digital seria de , porém, como o tempo de reação de Lucas é bem maior que isso ( ), o erro para cada medida de tempo será . Dessa forma:
b) Usando a fução SD da Cassio e fazendo que:
Obtêm-se:
c) Utilizando a queda livre:
A partir daí:
Como :
Percebe-se então que o valor da gravidade obtida não condiz com o real, obtendo um valor com uma diferença percentual de % do valor esperado. Isso deve-se principalmente por não ter sido considerado o efeito de resistência do ar nas bolinhas.
a)
b)
c)
Intermediário:
Erros, tabelas e gráficos.
a) Pelo mesmo motivo escrito no item a) da iniciante, o de cada medida será . Fazendo da mesma forma que no item b) da iniciante para encontrar os valores de tempo de queda médio para cada altura, os erros relacionados são todos iguais a . Dessa forma, a tabela deve ficar:
b) Apenas plotando os pontos, o gráfico obtido é:
a)
b)
Avançado:
Erros, tabelas, gráficos e regressões lineares.
a) Pela segunda lei de Newton:
Fazendo:
Integrando:
Integrando:
b) Temos que quando a bolinha encostar no chão: , daí:
Expandindo em série de taylor até dar diferente que para a queda livre:
Para linearizar podemos dividir por , fazendo uma linearização mista:
c) Podemos utilizar a função de regressão linear da calculadora fazendo:
Assim:
E o seu erro será:
Fazendo uma tabela para plotar o gráfico:
Onde:
Plotando o gráfico:
Dessa forma:
d) Podemos ter uma desconfiança da linearização não estar correta pelo coeficiente de correlação não ser bem próximo de . Isso pode ser devido ao próximo termo da expansão na série de Taylor não ser desprezível em comparação com os outros. Expandindo em mais uma ordem obtemos:
Utilizando o coeficiente de resistência do ar que obtivemos a partir da regressão linear e utilizando o tempo de um ponto qualquer, como . Temos que:
Já que o segundo termo é de cerca de % do primeiro, ainda é relevante e não pode ser completamente desprezado. Por esse motivo, não se é completamente adequado este método.
a) Demonstração.
b)
c)
d) Não, pois a aproximação feita desconsidera termos relevantes.