Escrito por Gabriel Volpato Lima
(OBG 2015)
Rocha metamórfica é aquela resultante da transformação dos minerais de outra rocha (sedimentar, ígnea ou mesmo metamórfica) por aumento das condições de pressão e temperatura. O calcário ao ser metamorfisado se transforma em:
a) Granito.
b) Argilito.
c) Mármore.
d) Xisto.
e) Filito.
Letra C
(iGeo 2021)
Letra B
(OBG Nacional 2022)
Observe as imagens a seguir as quais foram capturadas na Praia do Gunga, localizada no estado de Alagoas. Elas apresentam a Formação Barreiras, a qual recobre parte da costa litorânea brasileira.

Sobre a formação supracitada, pode-se afirmar que:
a) são escarpas costeiras influenciadas por processos flúvio-marinhos onde predominam rochas de origem vulcânica.
b) seu processo de gênese e desenvolvimento encontra-se associado à influência predominante de processos endógenos.
c) se restringe a costa litorânea do Nordeste brasileiro em estados como Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
d) são formas tabulares e falésias constituídas por depósitos sedimentares dos períodos Mioceno e Pleistoceno de idade Terciária.
e) podem ser considerados depósitos sedimentares que se estendem por toda a costa litorânea Meridional brasileira.
Letra D
(OBG Nacional 2022)
Este exemplar é proveniente dos nódulos calcários da Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil, datados do Cretáceo inferior – 110 milhões de anos. Os representantes dessa espécie constituem os registros mais antigos de tartarugas descritas no Brasil.
Fonte: https://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/paleontologia/pale032.html (acesso em 26 de junho de 2022)
O Sertão já foi mar.
A Chapada do Araripe é um planalto com variação altimétrica em torno de 700 a 900 metros, situado entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, fazendo parte da bacia sedimentar do Araripe, da qual engloba alguns dos principais depósitos de fósseis do Brasil. Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos encontrados em rochas sedimentares, principalmente nas de granulometria mais fina. Em qual ambiente deposicional seria mais plausível a geração e preservação de um fóssil?
a) Depósito de talus no sopé de um vulcão
b) Rio de intensa energia
c) Pântano
d) Deserto
e) Gêiser
Letra C
(OBCT 2022)
O processo de arenização se constitui em uma problemática ambiental grave que afeta a sociedade causando a degradação do solo, tornando-os inférteis. A pesquisadora Dirce Suertergaray define a arenização como sendo “um processo de retrabalhamento de depósitos arenosos pouco ou não consolidados, que promove, nessas áreas, uma dificuldade de fixação da cobertura vegetal, devido à intensa mobilidade de sedimentos arenosos pela ação das águas e dos ventos”.
(Fonte: SUERTEGARAY, D. M. A. A Trajetória da Natureza: um estudo geomorfológico sobre os areais de Quaraí-RS. 1987. 243 f. Tese (Doutorado em Geografia) - (USP), São Paulo, 1987).
Sobre o processo de arenização, assinale a alternativa correta:
a) A arenização é um processo de ocorrência natural, mas é intensificada pela ação inadequada das atividades humanas.
b) As regiões que apresentam os maiores índices de arenização são as regiões Nordeste e Centro – Oeste, onde se encontram vastas áreas degradadas com solos inférteis.
c) O problema da arenização ocorre devido à seca extrema, que afeta os solos tornando-os arenosos e inférteis, prejudicando a agricultura.
d) A arenização não sofre influência das ações antrópicas, pois se constitui em um fenômeno exclusivamente natural.
e) O problema da arenização que é sinônimo de desertificação ocorre em lugares de clima mais frio e úmido, com regime de chuvas que supera os 1400 mm anuais.
Letra A
(OBCT 2022)
Movimentos de massa são classificados de acordo com o material envolvido, o tipo de mecânica e a velocidade de movimentação. Constituem-se no deslocamento de solo e rocha encosta abaixo sob a influência da gravidade, geralmente potencializados pela ação da água.
Fonte: GUIDICINI, G.; NIEBLE, C. M. Estabilidade de taludes naturais e de Escavação. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher; 1984.
Em relação aos movimentos de massa assinale a alternativa correta:
a) Os movimentos de massa são fenômenos naturais dinamizadores do relevo terrestre, eles têm potencial de provocar desastres ambientais em muitos municípios brasileiros.
b) Os movimentos de massa que ocorrem no território brasileiro são de fácil previsão e não representam problemas para a sociedade.
c) Os escorregamentos de terra assim como as inundações são exemplos de movimentos de massa que ocorrem no território brasileiro.
d) A ação antrópica não tem nenhuma interferência nos movimentos de massa, pois eles são causados pela própria natureza.
e) Só acontecem movimentos de massa na estação inverno, principalmente na região Norte e Centro Oeste.
Letra A
(OBCT 2022)
A relação existente entre as áreas dos maiores aquíferos brasileiros, isto é, de estoques de águas subterrâneas e as áreas de bacias podem ser explicadas com base em:
a) As bacias sedimentares são compostas por materiais de textura argilosa. Tais materiais são formados por microporos, tornando as rochas mais impermeáveis, ou seja, auxilia na infiltração.
b) A porosidade em bacias sedimentares com grande extensão, pois a presença de grandes superfícies com poros e fissuras possibilita maior armazenamento.
c) As bacias sedimentares brasileiras apresentam elevado grau de fraturamento, o que faz com que a infiltração com a velocidade similar da dos rios de médio porte.
d) A localização das bacias sedimentares coincide com os climas mais quentes e úmidos do Brasil, responsáveis com maiores médias pluviométricas e de temperaturas anuais.
e) As bacias sedimentares brasileiras são antigas, são predominantemente Paleozoicas, o que permitiu o acúmulo de grandes volumes de água ao longo desse ciclo geológico.
Letra B
(OBCT 2022)
Para receber a certificação de um imóvel rural no Brasil, garantindo que seus limites não estão sobrepostos aos de outro imóvel existente na base de dados do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), o proprietário deve validar o georreferenciamento por levantamento topográfico, contratando um profissional para fazer o georreferenciamento de sua propriedade. Dependendo do tamanho da propriedade, esse levantamento é obrigatório.
Para o georreferenciamento, é realizado o levantamento dos dados físicos e geográficos do local. Portanto, a coleta de dados ocorre por meio de:
a) Cartas topográficas.
b) Mapas altimétricos.
c) Equipamentos topográficos.
d) Cartas de navegação.
e) Planta do terreno.
Letra C
(OBCT 2022)
Analise as trajetórias do Sol no céu, representadas pelos números 1, 2 e 3 na carta solar de uma localidade a 27º de latitude. A partir dessa análise, é correto afirmar que:
a) A estação do ano que se inicia na trajetória 3 é o inverno em 21 de junho.
b) A data representada na trajetória 2 é um solstício em 21 de dezembro.
c) A zona de iluminação dessa localidade é a zona tropical norte.
d) A direção que o Sol nunca incidirá nessa localidade é na direção norte.
e) A carta só permite determinar as estações do ano na zona intertropical.
Letra A