Guia de Estudos

Escrito por Alícia Flaibam e Antonio Carlos Freire 

Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC)

O que é cartografia? A própria edição de 2021 da olimpíada já nos dá uma resposta:

“CARTOGRAFIA é a ciência e também a arte de representar fenômenos físicos e socioeconômicos da superfície terrestre e também de outros corpos celestes. Sua expressão se dá por meio de representações gráficas, como mapas e cartas, a partir de observações diretas ou da análise de dados já existentes. É CIÊNCIA, pois alcança precisão com apoio científico de outras ciências como astronomia, física, matemática, geodésia; é considerada ARTE, quando utiliza as leis estéticas da clareza e da harmonia.”

A OBRAC é bienal (feita a cada 2 anos), voltada para alunos do 9° ano do Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, de escolas públicas ou privadas, e separada em Etapas e Fases. A Etapa I possui 2 fases com 20 questões de múltipla escolha, sendo a 1ª formada por questões de nível fácil e médio e a 2ª de nível difícil. A Etapa II também tem divisão de 2 fases, em que ambas são práticas, com atividades que precisam ser gravadas e enviadas para a Comissão. 3 equipes avançarão para a última Etapa (III), que é presencial no Rio de Janeiro.

As equipes são formadas por 4 alunos e 1 professor responsável, que não poderá ser o orientador / técnico de mais nenhuma outra equipe. Além disso, há o máximo de 3 grupos por escola, sendo que apenas um passará para a Fase 2 da Etapa I, caso ultrapasse a Nota de Corte.

A Nota de Corte é soma entre a nota da prova (cada questão vale 5 pontos) e a nota do tempo, que poderá ser maior ou menor de acordo com quanto a equipe demore para finalizar a prova.

Mais detalhes podem ser vistos no site da OBRAC, em especial no regulamento referente ao ano.

Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)

A partir daqui, grande parte dos escritos foram feitos pelo Antonio Carlos, que foi medalhista nesta olimpíada.

A OBG é composta por 3 fases virtuais estaduais e uma fase presencial de âmbito nacional. A 1ª fase tem 20 questões objetivas e 1 tarefa. A 2ª fase possui 15 questões de múltipla escolha e 2 tarefas, já a última é formada por 5 questões também objetivas e 3 tarefas. As equipes são formadas por 3 alunos de uma mesma escola e um professor orientador, que pode fazer parte de mais de uma equipe.

Entre os anos de 2017 e 2022, realizou-se simultaneamente com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. Porém, a partir de 2023, a OBG priorizará as discussões sobre as diversas áreas da Geografia, Cartografia e Geotecnologias no contexto do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Os estudantes participantes da OBG deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo Geografia Física x Geografia Humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes. Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da olimpíada é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

A olimpíada preza pela valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social. Pretende-se ainda ser um espaço de inovação que possa auxiliar os / as professores / as nos seus diversos desafios diários relacionados à prática pedagógica e à formação continuada.

A fase internacional da OBG consta da participação na International Geography Olympiad (iGeo) para alunos / as que obtiveram melhor desempenho na fase presencial, os quais são submetidos à seleção específica, com atividades técnicas que envolvem conhecimento geográfico e proficiência em língua inglesa. As regras da seleção respeitam as diretrizes da iGeo e a participação nas edições internacionais depende de recursos financeiros, regras sanitárias e logísticas.

Caminho para chegar na fase presencial

“Ok, Antonio Carlos! Li esse texto gigante sobre o que essa tal de OBG. Mas como funciona para eu conseguir chegar na tão sonhada etapa nacional?”

Calma, meu caro internauta! Para chegar nessa fase, você terá que passar pelas três provas on-line que é dita como a fase estadual, aqui você concorrerá com estudantes / equipes de seu estado, podendo ganhar medalhas de bronze, prata e ouro a nível estadual. Dessa forma, para ser classificado para etapa presencial é preciso se atentar aos critérios estabelecidos pela própria olimpíada. Logo, tais critérios são:

  • A participação na Fase Presencial será somente para duas equipes por estado da federação (54 equipes) sendo no mínimo uma de escola pública para cada estado e outra de escolar particular.
  • Quando a escola pública melhor classificada for de Ensino Técnico (Escola Técnica ou Instituto Federal), Escola Federal ou Militar, será selecionada mais uma escola pública Municipal ou Estadual melhor classificada.

Vamos entender esses critérios e fazer uma interpretação textual. No primeiro tópico abordado, diz que será selecionado para a etapa presencial a melhor escola pública e a melhor escola particular, precisa ter ganhado necessariamente ouro na estadual? E a resposta é NÃO!, dependendo do estado que você estiver ter ganhado um prata já bastava, pois o regulamento prever a melhor escola pública e particular, pode acontecer de as melhores escolas públicas terem ganhado bronze e a melhor entre essas ter ganhado um prata e ser classificada, a mesma linha de raciocínio segue para a escola particular. Mas, nem tudo são flores, isso pode acontecer em poucos casos e é exceção. Praticamente todas as equipes que vão para a etapa nacional ganharam ouro e ficaram no entre os três primeiros lugares de seu estado. Portanto, estude muito para errar pouquíssimas questões, quase gabaritar a prova para ganhar ouro e ir para etapa nacional. Veja bem o fato de você ganhar ouro também não garante que você vá para a etapa nacional porque são distribuídas mais de 1 medalha de ouro e poderá existir equipes que tiveram um ouro melhor que o seu e, consequentemente, ir para a etapa nacional.

Formato da fase presencial

  • Prova objetiva com 40 questões para ser realizada em 2 horas, o nível de questões desta prova é semelhante ao nível das fases on-line, sendo um pouco mais acima do nível;
  • Prova discursiva com 3 questões abertas com itens a) e b), o nível de questões desta prova segue baseado nas provas de segunda fase da UNICAMP, então treinei com provas da UNICAMP de segunda fase;
  • A última prova é uma caixa de surpresas, ela é uma prova prática que pode variar o tema de ano para ano. Mas, no geral, nas últimas edições foi sobre mapas, mapeamento de alguma área. Portanto, saber a estrutura de mapas, como montar e ler é essencial para atingir um bom resultado. Essa prova é realizada em equipe com seus colegas que foram com você na etapa nacional;
  • Prova de vídeo, são cerca de 10 questões que serão baseadas em algum vídeo de um fato geográfico, esse vídeo será transmitido no dia da nacional, podendo ser transmitido mais de 3 vídeos para abordar todas as questões, você tem 10 minutos para responder após passado o vídeo no telão. Além disso, é fornecido papel A4 para caso você queira anotar informações para responder as questões depois de passado o vídeo, as questões serão transmitidas na tela e você terá que responder diretamente na folha de gabarito dentro de 10 minutos. 

No geral, a fase nacional é isso. Será feita uma média de todas essas provas para decidir os medalhistas de ouro, prata e bronze. São premiados cerca de 25% do total de participantes da fase presencial. Logo, estude muito! Não é brincadeira! ganhar uma medalha nacional é difícil, precisa de muito estudo e dedicação.

Dica para vocês, ao final da minha nacional que foi em 2023, foi mencionado que no próximo ano eles fariam mais uma prova que seria uma espécie de “maquete”, ou seja, eles vão dá o tema na hora e cada grupo montará um trabalho de pesquisa baseado nessa temática, os estudantes de cada estado poderão julgar cada trabalho, avaliando os trabalhos uns dos outros. Será implementado essa prova a partir da próxima edição da OBG.

A OBG já passou por muitos formatos e essas provas que mencionei aqui, seguem o formato da Olimpíada Internacional. Portanto, o foco da OBG atualmente é formar estudantes para que atinjam um bom desempenho na internacional, então toda a estrutura da fase nacional é baseada na iGeo.

Como iniciar seus estudos

É complicado pensar em estudar tantos assuntos em um tempo de meses ou semanas. Por isso, lembre-se de começar dos tópicos mais iniciais e depois ir avançando para os mais complexos, para que não se perca e não deixe alguma possível brecha em uma matéria.

Também é importante analisar sua organização, e para isso você pode criar uma lista do que fazer no dia-a-dia em um papel, em uma planilha online, como Google Sheets, ou no site do Notion, em que é possível criar to-do lists (listas do que é necessário fazer), planilhas, guardar alguma informação que você queira, entre outras diversas funções. Lembre-se que o seu futuro é reflexo do esforço que é feito atualmente!

É possível encontrar materiais nas recomendações abaixo e no Curso Noic, divido em Cartografia, importante para a primeira e segunda fase da Etapa I da OBRAC, Geografia Física e Geografia Humana, que são cobradas na OBG e se encaixam em uma área mais geral, que além de ajudar nas olimpíadas, ajudam no próprio estudo para escola.

Materiais de estudo

E finalmente chegamos a esse tópico muitíssimo importante, ter bons materiais é fundamental para vocês atingir excelentes resultados, estudando pelos materiais adequados você conseguirá atingir a sonhada medalha. 

Veja só, eu conquistei 3 medalhas em olimpíadas de Geografia, duas estaduais e 1 nacional, não sou um gênio da Geografia, bem pelo contrário. Eu apenas soube estudar por bons materiais e aprendi a resolver provas e aplicar os conteúdos que eu estudo. Existem pessoas que com certeza possuem mais visão geopolítica do que eu e mais conhecimento a respeito de muitos temas geográficos, mas que não sabem estudar e nem como fazer prova e muito menos como aplicar totalmente aquilo que sabem e não conquistam os resultados desejados.

Outro mito que eu quero que você desconstrua é que existe um material milagroso e único que deve ser seguido ferozmente. Errado! Você deve sim seguir bons livros, mas a verdade é que existe muito livro de Geografia por aí que pode servir para você também e que, portanto, deve conter conteúdos excelentes, então não se prenda a um único material, mas também não fique mudando toda hora, escolha um e siga firme nele até o fim, consultando outras bibliografias quando for necessário, mas não fique toda hora trocando de material porque isso é prejudicial para você.

Os materiais que eu recomendar aqui com certeza são bons, já que eu estudei por eles e consegui atingir bons resultados. Então confie na experiência de quem já passou pelo processo. Sem mais enrolação, vamos ver quais materiais são esses.

Livros recomendados:

  • Geografia Geral e do Brasil dos autores Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira;
  • Geografia para o Ensino Médio do autor Demétrio Magnoli;
  • Coleção Contato Geografia dos autores Rogério Martinez e Wanessa Garcia;
  • Coleção Ser protagonista do autor Fábio Bonna Moreirão;
  • O espaço geográfico, Geografia geral e do Brasil do autor Igor Moreira.

Esses são os livros que eu tive experiência e recomendo para você. Não precisa ler todos! Escolha uma coleção e siga em frente estudando muito. Eu particularmente, usei o volume 1 do Geografia geral e do Brasil do Eustáquio o volume 2 da coleção Contato Geografia e o livro do Igor Moreira recomendado no último tópico. Você pode pegar 1 de cada coleção como eu fiz ou escolher apenas uma e estudar. O importante é cobrir a ementa do ensino médio estudando por esses bons livros. Leia muito e faça muitas questões, lembre que você precisa saber aplicar tudo que estudou teoricamente. 

Provas antigas que são ótimos materiais de estudo

Eu particularmente não fiz as provas que citarei aqui, com exceção do ENEM. Mas, se eu tivesse me organizado melhor eu teria feito e com certeza teria melhorado meu resultado na etapa nacional a qual fui bronze, se eu tivesse treinado mais por essas provas eu pegaria um prata ou ouro.

  • ENEM a parte de ciências humanas que envolve geografia;
  • Provas da ESPCEX (escola preparatória de cadetes do exército) são provas de seleção para formar oficiais do exército brasileiro e são bem desafiadores, faça o máximo que conseguir;
  • Provas da ESA (Escola de Sargento das Armas) provas do exército para formar os futuros sargentos, possuem ótimas questões de geografia também, bem no estilo da olimpíada;
  • Provas da UNICAMP de primeira e segunda fase;
  • Provas da Fuvest de primeira e segunda fase;
  • Lista de exercícios do site Projeto medicina, na área de Geografia;
  • Provas antigas da Olimpíada Internacional de Geografia, parte objetiva, ou seja, questões de marcar X.

Vocês podem encontrar essas provas bem como seus gabaritos na internet, para as de segunda fase que é discursiva da UNICAMP e Fuvest tem um site que possui as soluções comentadas que eu li algumas, cerca de 2 anos de prova. O site é do colégio objetivo: https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp.asp

Você digita no seguinte formato no google para achar resoluções do ENEM, FUVEST e UNICAMP:

“Objetivo + nome (Unicamp, fuvest ou enem) + resolução comentada”. Pesquisando desse modo você achará as provas. Já para as outras que mencionei, pesquisando no google normalmente você achará.

Seletiva para a Olimpíada Internacional de Geografia

A Olimpíada Internacional de Geografia (iGeo) é uma competição anual para os melhores estudantes de geografia de 16 a 19 anos de todo o mundo. Os estudantes escolhidos para representar os seus países são os melhores, escolhidos entre milhares de estudantes que participam com entusiasmo nas suas próprias Olimpíadas Nacionais de Geografia. A iGeo é composta por três partes: uma prova escrita, uma prova multimédia e um trabalho de campo substancial que requer observação, conduzindo à representação cartográfica e à análise geográfica. A programação também inclui apresentação de pôsteres pelas equipes, intercâmbio cultural e tempo para os alunos conhecerem seus colegas e explorarem a cidade-sede. Os objetivos da Olimpíada são:

  • estimular o interesse ativo pelos estudos geográficos e ambientais entre os jovens;
  • contribuir positivamente para o debate sobre a importância da geografia como disciplina do ensino secundário, chamando a atenção para a qualidade do conhecimento, competências e interesses geográficos entre os jovens;
  • facilitar os contatos sociais entre jovens de diferentes países e, ao fazê-lo, contribuir para o entendimento entre as nações.

A seletiva pode variar de ano para ano, mas basicamente você precisa saber inglês fluente. Como você deve estudar e melhorar seu inglês, recomendo pesquisar e consultar pessoas com mais gabarito, porque não domino esse idioma totalmente. 

A seletiva funciona do seguinte modo, de maneira generalizada já que ela pode mudar um pouco de ano para ano, mas a essência é a mesma:

  • Depois dos resultados da etapa estadual, os finalistas nacionais, antes do evento presencial nacional são submetidos a uma prova online de curta duração, cerca de 50 min. sobre questões de geografia em inglês e  objetivas, ou seja de marcar X, com quatro alternativas. Essa prova filtra cerca de 60% dos participantes que passarão para a Prova 2 Discursiva durante a Fase Presencial. Os participantes deverão fazer a prova sem ajuda externa, não podendo consultar fontes ou dicionários. Durante todo o tempo os estudantes deverão ter habilitada a câmera do computador, sendo esse um recurso obrigatório para realizar a prova online;
  • Depois do filtro da primeira prova é feito uma prova Discursiva em inglês no evento presencial, ao decorrer da programação, dominar o writing é essencial porque é bem puxado na seletiva;
  • Depois dessa seleção toda, serão selecionados cerca de 10 estudantes ao fim dessas duas provas, dos quais passarão por um treinamento intenso durante as férias e início do ano subsequente ao nacional. Desses 10 estudantes 4 serão selecionados para compor o time brasileiro que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Geografia.

Critérios de seleção nas provas no que diz respeito ao nível de inglês que o estudante deverá possuir:

  • Nível mínimo marco europeu B2** de proficiência em inglês, sem necessidade de certificado;
  • **Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR, na sigla em inglês) é uma estrutura amplamente utilizada para descrever e avaliar as habilidades de comunicação em diferentes idiomas, incluindo o nível B2. O nível B2 no CEFR é conhecido como "Nível de

Independência" e é geralmente descrito da seguinte forma:

  •  Compreensão
  1.      Auditiva (Listening):  

Compreende discursos longos e complexos em diversas situações. Compreende a maioria dos programas de rádio e televisão, bem como filmes e documentários, desde que o tema seja familiar. Pode entender uma conversa normal, embora possa precisar de esforço adicional para acompanhar discussões em grupo ou com vários interlocutores.

  • Compreensão
  1.      de Leitura (Reading):      
  • É capaz de ler textos mais longos e complexos, como artigos de jornal, ensaios e romances;    
  • Compreende textos técnicos relacionados à sua área de interesse. Pode entender o significado geral de textos mais difíceis, mesmo que ocasionalmente precise recorrer ao dicionário.
  •  Expressão
  1.      Oral (Speaking):      

Pode participar em conversas em uma ampla variedade de tópicos. Expressa opiniões e justifica pontos de vista.  É capaz de dar apresentações curtas e informais. Lida bem com situações cotidianas de comunicação, como pedir informações, fazer pedidos e resolver problemas.

  •  Expressão
  1.      Escrita (Writing):

Escrever textos claros e bem-estruturados em diferentes gêneros, como cartas, relatórios e ensaios.

  • É capaz de argumentar de maneira coerente e persuasiva;      
  • Usa vocabulário apropriado e variedade de estruturas gramaticais;
  • Em resumo, no nível B2 do CEFR, os aprendizes de línguas são considerados independentes. Eles podem se comunicar eficazmente em uma variedade de situações do dia a dia, compreender e produzir textos mais complexos, e participar de discussões em seu idioma-alvo. No entanto, ainda podem cometer erros e precisar de apoio ocasional para compreender ou expressar ideias mais complexas;

Materiais de estudo para a Olimpíada Internacional

  • Provas antigas da Olimpíada Internacional de Geografia;
  • O livro: Geography: An Integrated Approach Fourth Edition, em inglês;
  • O livro Para entender a Terra dos autores John P. Grotzinger e Jordan, Thomas H.

Sites legais de conhecer

  • Só Geografia - é um site com materiais de apoio, exercícios, provas, entre outros conteúdos interessantes sobre qualquer área da Geografia.
  • The World Factbook - é possível achar dados detalhados de diversos países, como informações geográficas, populacionais, econômicas, militares e questões transnacionais. Porém, o site é em inglês.
  • Apostila de Cartografia - possui 15 aulas em formato de PDF sobre diversos tópicos da Cartografia.

 

O nosso guia de estudos termina por aqui, qualquer dúvida nos contate que será um prazer ajudá-lo. Um forte abraço! Bons estudos! 🙂