Comentário Noic OBI 2020 - Fase 1 Turno B - Programação Nível 2

Comentário por Leonardo Paes, Thiago Mota e Lúcio Figueiredo

Para conferir a prova na íntegra, clique aqui.

Irmãos

Conhecimento prévio necessário:

Seja:

  • n a idade do irmão mais novo;
  • m a idade do irmão do meio;
  • v a idade do irmão mais velho.

De acordo com o enunciado, v - m = m - n, ou seja, a diferença de idade do irmão mais velho pro do meio é a mesma diferença de idade do irmão do meio pro mais novo. Como queremos saber v, basta isolarmos v na equação, obtendo: v = m + m - n.

Código de exemplo:

Camisetas da Olimpíada

Conhecimento prévio necessário:

Para resolvermos esse problema, basta utilizarmos duas variáveis auxiliares qtdp e qtdm que guardam, respectivamente, a quantidade de camisetas pequenas e a quantidade de camisetas médias escolhidas pelos premiados. Então, basta checarmos se a quantidade de camisetas pequenas produzidas é maior ou igual a qtdp e se a quantidade de camisetas médias produzidas é maior ou igual a qtdm. Se essa condição for verdadeira, todos os premiados serão atendidos com a camiseta do tamanho que escolheram, então imprimimos S, caso contrário, imprimimos N.

Código de exemplo:

Três por Dois

Conhecimento prévio necessário:

Vamos olhar para o seguinte caso: [1, 2, 3, 4, 5, 6]. Para reduzir o preço total dos chocolates temos que tentar remover da nossa soma o maior elemento possível; para isso, vamos agrupar os três maiores elementos (4, 5, 6). Através deles é possível notar que sempre teremos que pagar os dois maiores chocolates (que, nesse caso, são os chocolates (5, 6)), pois não existe nenhuma maneira de juntar três elementos de tal forma que o menor deles seja ou o 5 ou o 6. Assim, a melhor opção é remover o 4 e pagarmos apenas 5 + 6 = 11 nesse grupo, restando no vetor os chocolates [1, 2, 3].

Podemos aplicar esse algoritmo novamente e pegar os três maiores elementos do vetor restante e remover o menor entre eles, pagando nesse grupo o valor de 2 + 3 = 5; somando os dois grupos temos, no total, 11 + 5 = 16.

Caso o restante do nosso vetor tenha apenas um ou dois elementos, a nossa única opção é pagar eles. Isso ocorre pois não existe nenhuma maneira de conseguir descontos com menos de 3 chocolates.

Segue o código:

Ralouim

Conhecimento prévio necessário:

Defina dist(i, j) como a distância euclidiana entre as tendas i e j.

Seja dp[i][j] o maior número de guloseimas que Pedrinho pode ganhar, assumindo que a tenda atual em que Pedrinho se encontra é j e a tenda anterior foi i. Assim, tem-se que:

dp[i][j] = max(1 + dp[j][k]) dentre todos os k tais que 1 \leq k \leq N e  dist(i, j)  data-recalc-dims= dist(j, k)" />

Assim, é possível calcular dp[i][j] em O(n^3), já que a programação dinâmica possui N^2 estados e N transições. A resposta final é max(dp[0][i]) dentre todos os 1 \leq i \leq N. Esta solução é suficiente para conseguir 60 pontos no problema. Para alcançar a pontuação completa, precisamos otimizar o cálculo de dp.

Perceba que o caminho calculado em dp[i][j] utiliza apenas "arestas" (pares de tendas consecutivas) com distâncias estritamente menores que dist(i, j). Assim, ordenaremos cada um dos O(n^2) possíveis pares de tendas crescentemente pela distância. Podemos fazer isso inserindo cada par em um vector de pair e em seguida ordenando-o.

Agora, vamos iterar por cada um dos pares de tendas na ordem em que se encontram no vector. Suponha que o par atual é (i, j). Note que dp[i][j] tem valor igual a 1 mais o maior caminho que começa em j e utiliza apenas arestas com distância menor que dist(i, j).

Portanto, defina mx[x] como o maior caminho que começa na tenda x e tem como arestas apenas pares de tendas com índices no vector menores que o atual (e por consequência, com distância menor que dist(i, j)). Temos então que dp[i][j] = 1 + mx[j]. Agora que dp[i][j] foi calculada, o que resta é atualizar o vetor auxiliar mx[] para cálculos futuros; já que encontramos um novo caminho que começa em i, mx[i] = max(mx[i], dp[i][j]).

Assim, conseguimos calcular o valor dp[i][j] para cada par de tendas (i, j). Como há O(n^2) pares de tendas e precisamos ordená-las, a complexidade final é O(n^2 \log_{} n^2). Confira o código abaixo para melhor entendimento:

OBS: Um detalhe de implementação importante é que precisamos calcular a dp de pares de tendas com mesma distância antes de atualizar o vetor mx, já que caso contrário estaríamos encontrando caminhos com arestas diferentes de mesma distância. Confira este trecho do código com cuidado.