OBI 2021 - Fase 3 - Programação Nível Júnior
Para se preparar para a OBI, confira o nosso Roteiro de Estudos, nele você vai encontrar um direcionamento completo de como estudar!
Comentário escrito por Lúcio Figueiredo, Leonardo Paes e Pedro Racchetti
Para conferir a prova na íntegra, clique aqui.
Ogro
Conhecimento prévio necessário:
Note que como é bastante baixo e existe apenas uma resposta para cada
, bastaria fazer uma sequência de 11
. No entanto, isso tornaria o código longo, e aumentaria a chances de erros de digitação, as vezes difíceis de serem corrigidos - lembre-se, tempo é um recurso valioso na OBI! Portanto, ao invés de dividir o problema em vários casos, iremos calcular, a partir de
, quantos dedos cada mão irá mostrar, dividindo o problema em apenas três casos:
, haverá 0 dedos sendo mostrados em cada mão;
haverá
dedos na mão esquerda, e 0 na direita;
Haverá 5 dedos na mão esquerda, e
na direita.
Sabendo a quantidade exata de dedos em cada mão, podemos fazer dois , um para cada mão, para imprimir o número apropriado de dedos, devidamente tratando os casos em que uma mão não mostra dedos.
A complexidade da solução é , já que entre os dois
, haverão no máximo
operações. Segue o código, para melhor compreensão.
Casamento de inteiros
Conhecimento prévio necessário:
Inicialmente, leremos e
como strings e ajustaremos seus tamanhos adicionando zeros à esquerda até que o tamanho de
seja igual ao tamanho de
. Em seguida, vamos delcarar duas strings
e
que guardarão os valores
e
após o casamento. Após isso, iteraremos por cada dígito (ou caractere) de
e
e iremos compará-los assim como indicado no enunciado do problema, adicionando os dígitos resultantes do casamento em
ou
. Por fim, precisamos remover quaisquer zeros à esquerda restantes em
e
; para isso, usaremos a função
, que transforma strings em inteiros e remove zeros à esquerda.
A complexidade da solução é . Confira o código abaixo para melhor compreensão:
Sr. Sapo
Conhecimento prévio necessário:
Para resolvemos esse problema, podemos visualizar a matriz dada como um grafo. Cada célula da matriz será um vértice do grafo. Haverá uma aresta entre dois vértices se, e somente se, as três condições a seguir forem verdadeiras:
- Ambos os vértices são pedras;
- O pulo que o Sapo dá para ir de uma pedra para a outra é paralelo a um dos lados do lago;
- A distância do pulo é menor ou igual a
.
Segue uma imagem mostando todas as arestas partindo de um vértice arbitrário , supondo que todos os vértices sejam pedras:
Após criado tal grafo, basta utilizar algum algoritmo de busca em grafos, como por exemplo uma DFS ou uma BFS. Iniciamos o algoritmo na posicão inicial do Sapo. Se em qualquer momento visitarmos a posição final, sabemos que é possível para o Sapo chegar lá; caso contrário, é impossível!
A complexidade da solução é . Confia o código abaixo para melhor compreensão:
Plano de estacionamento
Conhecimento prévio necessário:
Para resolver este problema, usaremos a seguinte estratégia gulosa:
- Para o
-ésimo cliente, encontre a maior vaga não-ocupada menor ou igual a
;
- Caso não exista nenhuma vaga não-ocupada menor ou igual a
, termine o programa;
- Caso contrário, marque a vaga encontrada como ocupada e repita o algoritmo para o cliente seguinte.
A intuição por trás do funcionamento desta estratégia é que, para cada cliente, sempre selecionaremos a sua "pior" vaga possível. Em outras palavras, ao escolhermos a maior vaga possível para um cliente, tornamos o conjunto de vagas não-ocupadas melhor possível para clientes futuros (já que uma vaga de menor índice acomoda todos os clientes que uma vaga maior também acomodaria).
Para implementar o algoritmo acima, basta utilizarmos um set: Inicialmente, inserimos no set todas as vagas; em seguida, podemos encontrar a maior vaga menor ou igual a
utilizando a função upper_bound implementada no set (mais detalhes no código abaixo); por fim, removemos a vaga encontrada (se existir) utilizando a função erase.
Como as operações realizadas no set possuem complexidade , a complexidade da solução é
. Confira o código abaixo para melhor compreensão: