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Dijkstra

Aula por Lúcio Cardoso

Imagine que temos um grafo com N vértices e M arestas, cada uma delas contendo um peso (um valor positivo arbitrário). Além disso, é dado um vértice S qualquer do grafo. O problema do Menor Caminho consiste em calcular, para cada vértice V, a menor distância de S para V, isto é, a menor soma possível de pesos de arestas que formem um caminho de S para V.

Como um exemplo, se definirmos a origem S como o vértice 1 do grafo acima, teremos que:

  • O menor caminho para o vértice 1 é 0.
  • O menor caminho para o vértice 2 é 4.
  • O menor caminho para o vértice 3 é 7.
  • O menor caminho para o vértice 4 é 5.
  • O menor caminho para o vértice 5 é 1.

Algoritmo de Dijkstra

O algoritmo de Dijkstra é usado para resolver o problema citado acima. Ele consiste das seguintes etapas:

  1. Inicialmente, marque todos os vértices do grafo como não visitados. Além disso, defina a distância atual para S (origem) como 0 e para todos os outros vértices como .
  2. Encontre, dentre os vértices não visitados, aquele com menor distância atual. Chame-o de U e marque-o como visitado. Assim, a distância atual de U é, de fato, a sua menor distância para S e U não será visitado novamente.
  3. Para todo vizinho de V de U, cheque se dat(S,V)>d(S,U)+w(U,V), onde dat(S,V) é a distância atual de V, d(S,U) é o menor caminho de U e w(U,V) é o peso da aresta que liga U e V. Se sim, atualize a distância atual de V para d(S,u)+w(u,v).
  4. Repita as etapas 2 e 3 até que todos os vértices do grafo estejam marcados.

Por que o Algoritmo de Dijkstra funciona?

Suponha que em um momento qualquer do algoritmo, o vértice V é o vértice não marcado mais próximo de S, ou seja, aquele cujo menor caminho para S é mínimo. Perceba que o menor caminho de S para V é composto pelo menor caminho de S para algum vértice U seguido de uma aresta de U para V. Como as arestas tem pesos positivos, o menor caminho de U é certamente menor que o menor caminho de V. Logo, como V é definido como o vértice não marcado de menor caminho mínimo, teremos que o vértice U certamente já foi marcado. Porém, assim que U for marcado, a etapa 3 do algoritmo será realizada em seus vizinhos, e em particular, a distância atual de V será atualizada para d(S,U)+w(U,V), que é exatamente o menor caminho de V!

Queremos agora provar que o vértice escolhido na etapa 2 é exatamente o vértice V. Suponha que o vértice não marcado de menor distância atual é um vértice WV. Então, teremos que

dat(S,W)<dat(S,V).

Como mostrado acima,

dat(S,V)=d(S,V)dat(S,W)<d(S,V).

Mas

d(S,W)dat(S,W) (por definição) d(S,W)<d(S,V)

uma contradição, já que V foi definido como o vértice não marcado de menor caminho mínimo. Logo, V será o vértice escolhido na etapa 2 do algoritmo, e além disso, sua distância atual será igual à sua menor distância para S, o que conclui a prova.

Para implementar o algoritmo de Dijkstra, representaremos o nosso grafo como uma Lista de Adjacência. Além disso, vamos usar uma Fila de Prioridade que irá guardar pares da forma (dat(v),v), ou seja, a fila será ordenada de maneira crescente pela distância atual de cada vértice. Isso será de grande utilidade para realizarmos a etapa 2 de maneira eficiente.

Observação

O algoritmo apresentado acima funciona em grafos com arestas de pesos não-negativos e não funciona caso alguma delas tenha peso negativo.

Confira o código abaixo:

// Curso Noic - Algoritmo de Dijkstra
#include <bits/stdc++.h>
using namespace std;
typedef pair<int, int> pii;
const int maxn = 1e5+10;
const int inf = 1e9+10;
// quantidade de vértices e arestas
int n, m;
// distância Atual de cada vértice
int dist[maxn];
// vetor que irá marcar os vértices visitados
bool mark[maxn];
// lista de adjacência que guarda um par (vértice, peso)
vector<pii> grafo[maxn];
void dijkstra(int S)
{
// primeira etapa do algoritmo
for (int i = 1; i <= n; i++)
dist[i] = inf;
dist[S] = 0;
// fila de prioridade para guardar a distância atual de cada vértice em ordem crescente
priority_queue<pii, vector<pii>, greater<pii>> fila;
// inicialmente, inserimos apenas a origem
fila.push({0, S});
// quando todos os vértices forem marcados, a fila ficará vazia, e nesse momento o algoritmo para
while (!fila.empty())
{
// segunda etapa do algoritmo
int u = fila.top().second;
fila.pop();
// se U já foi marcado, apenas o ignoramos
if (mark[u])
continue;
// marcamos U
mark[u] = 1;
for (auto V: grafo[u])
{
int v = V.first, w = V.second;
// terceira etapa do algoritmo
if (dist[v] > dist[u] + w)
{
// atualizamos a distância atual de V e a inserimos na fila
dist[v] = dist[u] + w;
fila.push({dist[v], v});
}
}
}
// No fim do algoritmo, o vetor 'dist' possuirá o menor caminho para
// todos os vértices do grafo
}