Sofhia e as gôndolas
Sofhia está no parque de diversões. E agora ela está em uma fila na frente da roda gigante. Existem pessoas (ou raposas, mais precisamente) na fila: usamos as primeiras pessoas para indicar uma no início da fila e a -ésima pessoa para referir a última na fila.
Haverá gôndolas, e a maneira como alocamos as gôndolas é assim:
- Quando a primeira gôndola chegar, as pessoas na frente da fila entram na gôndola.
- Então, quando a segunda gôndola chegar, as pessoas na frente da fila restante vão para a gôndola.
- ...
- As pessoas restantes vão para a última (k-ésima) gôndola.
Note que são quantidades positivas. Você pode tirar do enunciado que .
Você sabe, as pessoas não querem ficar com estranhos nas gôndolas. Portanto, sua tarefa é encontrar uma maneira ideal de alocação (ou seja, encontrar uma sequência ideal q) para fazer as pessoas felizes. Para cada par de pessoas e , existe um valor que denota um nível de familiaridade. Você pode assumir para todos os e para todos os . Então, um valor não familiar de uma gôndola é a soma dos níveis de não familiar entre qualquer par de pessoas que esteja nas gôndolas.
Entrada
A primeira linha contém dois números inteiros e - o número de pessoas na fila e o número de gôndolas. Cada uma das linhas a seguir contém números inteiros - matriz , .
Por favor, use métodos de entrada rápidos (por exemplo, use BufferedReader em vez do Scanner para Java).
Saída
Imprimir um número inteiro - o mínimo total de desfamiliriaridade possível.
Exemplos
ENTRADA | SAÍDA |
5 2
0 0 1 1 1 0 0 1 1 1 1 1 0 0 0 1 1 0 0 0 1 1 0 0 0 |
0 |
ENTRADA | SAÍDA |
8 3
0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 |
7 |
ENTRADA | SAÍDA |
3 2
0 2 0 2 0 3 0 3 0 |
2 |
Enviar solução: codeforces