Isolamento
Recentemente, a cidade de Bytelandia, que esta passando por uma grande onda de crimes, decidiu isolar uma certa parte da cidade com uma cerca, para impedir o acesso de criminosos. A cidade pode ser representada por uma grade de n linhas e m colunas, com n×m quarteirões. As linhas são numeradas de 0 a n−1, sendo o extremo norte da cidade a linha 0 e o extremo sul a linha n−1, e as colunas numeradas de forma semelhante, com o extremo oeste sendo a coluna 0 e o extremo leste sendo a coluna m−1. O j-ésimo quarteirão na i-ésima linha vale para a cidade Aij. Antes da primeira linha, entre qualquer par de linhas consecutivas, e após a última linha, existem ruas na direção leste oeste, de mão dupla. As n+1 ruas leste-oeste são numeradas de 0 a n de forma semelhante as colunas e linhas. Esse padrão de ruas também existe entre as colunas, porém ruas norte-sul, também de mão dupla, também numeradas de 0 a m. Cada rua pode por sua vez, ser dividida em segmentos. As ruas leste-oeste têm m segmentos cada, e as norte-sul n,que delimitam os quarteirões, e têm intersecções. Chamaremos a intersecção da i-ésima rua leste-oeste com a j-ésima rua norte-sul de T(i,j). Além disso, como Bytelandia é uma cidade grande e cara, existem preços para atravessar os segmentos de rua. Atravessar o j-ésimo segmento da i-ésima rua leste-oeste custa Hij. De modo semelhante, atravessar o j-ésimo segmento da i-ésima rua norte-sul custa Vij.
Para isolar partes da cidade, eles colocarão cercas saindo de T(0,0) até T(n,m), indo apenas para leste e para sul, e então voltarão indo apenas para o norte e oeste. Eles terão que pagar os valores para atravesar, e só receberão os valores dos quarteirões completamente cercados, ou seja, que, se partindo deles, não é possível sair da grade de ruas sem passar por uma cerca. A figura ilustra um possível plano de isolamento do caso de teste.
Ajude a prefeitura de Bytelândia, achando qual é o máximo que pode ser ganho, ou seja, a máxima diferença entre os valores recebidos e os valores pagos.
Entrada
A primeira linha de entrada contém dois inteiros, n e m.
As próximas n linhas contém m inteiros cada, os valores dos quarteirões, o j-ésimo número da i-ésima linha sendo Aij.
As próximas n+1 linhas contém m inteiros cada, os valores dos segmentos leste oeste, o j-ésimo número da i-ésima linha sendo o valor Hij.
Então, as próximas m+1 linhas contém n inteiros cada, o j-ésimo número da i-ésima linha sendo o valor Vij.
Saída
A saída deve conter um único inteiro, o maior valor que pode ser ganho. Note que isso pode ser um valor negativo, positivo, ou até zero.
Restrições
- 1≤n,m≤200
- 1≤Aij≤100
- 1≤Hij,Vij≤1000
Exemplos
Entrada | Saida |
2 3 6 7 3 12 10 7 4 13 5 2 5 5 12 12 6 3 7 6 4 6 2 9 4 |
-28 |
Para submeter sua solução, use esse link, no problema F.