Soluções Linguística - Semana 05

INICIANTE

Para começarmos a resolver, precisamos entender como o tenji funciona pelos dados que a questão deu.

Na palavra “karaoke” temos 4 letras em tenji, então, podemos concluir que ele não funciona igual ao braile que uma letra representa a letra no alfabeto romano.

Porém, se separarmos a palavra em sílabas, vamos ver que encaixa perfeitamente:

tenji3

Indo para a primeira questão, temos que “sake” e “koi” só podem ser “b” ou “e”, pois são os únicos itens com duas sílabas. Para descobrirmos qual é qual, devemos olhar para os dados que já temos e esse dado é o “ke”, que está presente no item “b”.

Com as sílabas que já sabemos quais são em tenji, temos isto:

tenji4

Dessa forma, o item “c” é “katana” e “a” é “haiku”:

tenji5

Então, “f” é “atari” e, o que sobrou, “d” é “kimono”:

tenji6

 

Indo para a segunda questão, o máximo que nós podemos escrever até agora é isto:

tenji7

Para descobrir as outras sílabas, precisamos entender que lógica é essa que ele fala no começo da questão. Então, precisamos organizar os dados que temos até agora:

tenji8

Se observarmos a tabela, a formação das sílabas segue uma lógica: quando é a mesma vogal, um ou mais pontos específicos estarão sempre em alto relevo, o mesmo para uma consoante.

Vejamos o exemplo do “A”. Em todas as sílabas que aparecem esse vogal, o primeiro ponto da primeira coluna sempre estará em alto relevo. Para o K, é o último ponto da última coluna.

Se separarmos todas as letras, obteremos a seguinte tabela:

tenji9

Seguindo esse raciocínio, precisamos descobrir as sílabas que faltam. Para isso, devemos ver quais letras se encaixam para formar o tenji dessa sílaba. Fazendo isso, iremos obter:

g- karate

h-anime

A última questão será rápida já que já possuímos os dados necessários para fazê-la.

É o mesmo raciocínio da questão anterior, só que invertido: agora nós temos que fazer os símbolos em tenjijuntando as letras e as vogais. Fazendo isso, teremos a seguinte resposta:

tenji10

 

INTERMEDIÁRIO

Primeiro, devemos relacionar as palavras em português:

- “Grão” e “globo ocular” possuem o mesmo formato

- “Telhado”, “restaurante” e “chão” estão relacionados a construção

- “chapéu” e “telhado” ficam em cima de algo

- “sola do pé” e “chão” ficam em baixo de algo

- “chapéu” é uma “vestimenta”

Então, organizando as relações, teríamos isto:

lango3

Agora, precisamos relacionar as palavras em lango. Faremos isso por meio do seguinte grafo:

lango4

Podemos ver que nesse grafo existem duas partes que não possuem relação uma com a outra. Então, podemos dizer que as palavras da menor parte são:

- nig = grão

- nig wàn =  globo ocular (grão do olho)

Obs.: Não é o inverso porque “globo ocular” é uma palavra composta, então não faria sentido.

É possível ver que “ot” aparece em 3 palavras, então é o sentido de “construção” que falamos no começo. Dessas três palavras, apenas “restaurante” não se relaciona com mais nenhuma outra. Também temos que “telhado” se relaciona indiretamente com “vestimenta” (por causa da palavra “chapéu” que fica na parte de cima de algo e é uma “vestimenta”), que não é uma palavra composta, ou seja, só pode ser “gin”, então:

- òt cèm = restaurante

- dyè òt =  chão

- dyè tyèn = sola do pé

- gìn = vestimenta

- wìc òt = telhado

- gìn wic = chapéu

Dessa forma, terminamos de traduzir todas as palavras em lango e podemos ir à primeira pergunta.B) Para a palavra “cèm”, temos que “restaurante” é “òt cèm”. “Restaurante” é um canto (construção/casa) onde se come. Então:

- cèm = de comer

Para a palavra “dyè” temos as palavras “chão”, “dyè òt”, e sola do pé, “dyè tyèn”. Como já foi dito antes, a relação entre essas duas palavras é que os dois elementos ficam na parte de baixo de algo, logo:

- dyè: embaixo

C) Para resolver esse item, será preciso um pouco de imaginação, mas não tanto porque devemos ter em mente que vamos usar apenas as palavras que a questão nos deu.

Sabemos que “janela” é uma parte de uma casa/construção, então sabemos que terá a palavra “òt”. Se ficarmos tentando encaixar todas as outras palavras que temos, iremos achar que o mais adequado é a palavra “olho”, “wàn”.

Seguindo a estrutura das outras palavras (a ordem que devemos colocar as palavras em lango), temos que:

- janela = wàn òt (olho da casa)

 

AVANÇADO

Antes de começar a traduzir, precisamos entender algumas variações que acontecem. Para isso, teremos que olhar para os números escritos no item B também, não só para os do enunciado da questão.

Nós podemos ver “caatr” e “caako”, mas também podemos ver o “atr” sendo usado em todos os outros números e “ko” em outros também. Assim, podemos dizer que há uma contração quando “caa” e “atr” estão juntos, virando “caatr”.

Outra variação que acontece é com “lue”, que às vezes vira “lua”, e “eke”, que também aparece como “eka”.  Observando os números em que isso acontece, concluiremos que existe a seguinte regra:

Eke + atr = ekaatr

Ek/lu e + ko = ek/lu a ko

Olhando para os números em drehu dados, podemos perceber que “nge” é uma partícula de adição, pois se repete muito e “atr” é, provavelmente, a base usada.

 

Podemos dividir em quatro grupos baseados no elemento junto ao “atr”:

> Caatr nge caako ||caatr nge caangomen || caatr nge  caaqaihano,

> ekaatr nge ekengomen

> koniatr nge koniko || koniatr nge konipi || koniatr nge koniqaihano,

> lueatr nge lue || lueatr nge luako || lueatr nge luepi

 

Se formos separar os algarismos em quatro grupos também, por tentativa e erro veremos que a única base que funcionaria seria a base 20:

> 20x1: 26, 31, 36,

> 20x2: 42 50, 52

> 20x3: 73, 75, 78

> 20x4: 89

Obs.: Quando usado o termo “funcionar” significa que nos quatro grupos, três deveram possuir três números e um só um número, pois é dessa forma que os números em drehu foram organizados.

Dessa forma, podemos dizer que “atr” é 20

Começando pelo único número sozinho:

- 89 = ekaatr nge ekengomen

Como esse número está no grupo do 20x4, podemos dizer que “eka” é 4 (ekaatr= 4 x 20). Então, “ngomen” só pode ser 5 (4+5=9).

Seguindo esse raciocínio, sabemos que 42= 20x2+2 e o único número que tem essa estrutura é:

- 42= lueatr nge lue

Sendo “lue”=2. Então sabemos que “lueatr nge luako” e “lueatr nge luepi” são 52 e 50.

Vamos escrever os números de outra forma para que fique mais fácil de identificar:

26 = 20 x 1 + 6

31 = 20 x 1 + 11

36 = 20 x 1 + 16

 

50 = 20 x 2 + 10

52 = 20 x 2 + 12

 

73 = 20 x 3 + 13

75 = 20 x 3 + 15

78 = 20 x 3 + 18

 

Sabemos que “ngomen” é cinco. Tendo isso em mente, iremos perceber que “caatr nge caangomen” se encaixa perfeitamente sendo 26:

- 26 = caatr nge caangomen

Sendo “caa”=1, teríamos 20 x 1 + (1+5).

Então, sabemos que “Caatr nge caako” e “caatr nge caaqaihano” são 31 e 36.

Dessa forma, só sobra que “koni” é três, pois foi o que sobrou.

Podemos perceber que os números em drehu dados na questão usam um número multiplicando o vinte e esse mesmo número é somado com outro depois, então podemos reescrever os valores dessa forma:

31 = 20 x 1 + (1+10)

36 = 20 x 1 + (1+15)

 

50 = 20 x 2 + (2+8)

52 = 20 x 2 + 12 (10+2)

 

73 = 20 x 3 + (3+10)

75 = 20 x 3 + 15 (3+12)

78 = 20 x 3 + 18 (3+15)

A palavra “qaihano” aparece só nos grupos “caa” (1) e “koni” (3), logo podemos dizer que equivale ao número 15

- 36 = caatr nge caaqaihano

- 78 = koniatr nge koniqaihano

No grupo 3 sobrou apenas um número:

- 31 = Caatr nge caako

Então “ko” é 10, logo:

- 52 = lueatr nge luako

E, porque sobrou:

- 50 = lueatr nge luepi

Poderíamos dizer que “pi” é 8, mas quando chegarmos mais a frente perceberemos que na verdade não é.

Então, por “ko”=10 e o que sobrou, temos:

- 73 = koniatr nge koniko

- 75 = koniatr nge konipi

É aqui que iria dar problema se considerássemos “pi”=8:

Konipi = 3 + pi = 15

Luepi = 2 + pi = 10

“pi” não tem o mesmo valor nessas duas equações. Isso não vai ser um problema se percebermos que estávamos considerando que tudo era somado, não levantamos a possibilidade de outra operação, e é aqui que devemos fazer isso.

Se calcularmos o MDC de 15 e 10 veremos que é 5. E 2x5=10 e também 3x5=15, logo “pi”=5 e multiplica o número interior, não soma como os outros fazem.

Organizando os dados:

1 = caa

2 = lue

3 = koni

4 = eka

5 = ngomen

x 5 = pi

15 = qaihano

20 = atr

+ = nge

 

O segundo item será rápido, pois é basicamente substituir com os dados que temos. A primeira expressão é:

[3x20 + 4] + [20x1  + 2x5] = [4x20 + (4+10)]

64 + 30 = 94

E a segunda:

[2+5] + [2+10] = [4 +15]

7 + 12 = 19

 

Para o item C, precisamos reescrever os números dados para ficar melhor de traduzir:

21 = 20x1 + 1

48 = 20x2 + 8

83 = 20x4 + 3

Seguindo:

21 = caatr nge caa

Com os dados que nós temos e seguindo a estrutura dos números que já sabemos, só tem uma forma de escrever 8 que é “koningomen”, então:

48 = lueatr nge koningomen

E, por último:

83 = akaatr nge koni