Neste artigo, abordaremos algumas propriedades de pontos sobre o triângulo que serão muito úteis na resolução de problemas. Em todo o artigo considere a notação como o circuncirculo do polígono . Seja um triângulo acutângulo e seu ortocentro, uma reta que passa por corta os segmentos e nos pontos e respectivamente. Se é o circuncentro de ; a reta corta o arco de no ponto . Prove que a reta é paralela a reta . Pelo Teorema de Miquel(ou marcação de ângulos) no triângulo , os circulos são concorrentes, e seja o ponto de concorrência. Como e , logo e são tangentes a respectivamente está no eixo radical de são colineares. Por fim, note que , logo . Seja um triângulo acutângulo com circuncentro , ortocentro e . Seja o ponto médio de e seja um ponto tal que e , o segmento corta o circulo com diâmetro no ponto . Prove que é tangente a .
Teorema de Miquel:
Seja um triângulo e pontos nas retas respectivamente. Suponha que os pontos são distintos dois a dois. Então os círcuncirculos dos triângulos são concorrentes.
Prova:
Seja , note que basta provarmos que o quadrilátero é cíclico. Observe que . (Note que essa prova considera os pontos sobre os segmentos, se algum(ns) deles estiver(em) fora do(s) segmento(s), basta usar o mesmo argumento nos respectivos casos, ou ver como ângulos direcionados).
Seja e o reflexo de em relação a , como colineares; como é ciclico; por Potência de Ponto, temos que é ciclico. Note que como é reflexo de em e é conhecido que é reflexo de em , o trapézio é isosceles/ciclico o pentágono é ciclico! Se , onde é o circulo de diametro , como e é ciclico(Note que como , usamos um "Teorema de Miquel Degenerado" no triângulo e com os pontos ). Logo e como é ciclico, temos que são colineares e portanto . Por fim, , logo é tangente a .
Apresentaremos agora, o Ponto de Miquel, uma ideia muito conhecida em quadriláteros completos, pois gera rotohomotetias(semelhanças), quadriláteros cíclicos e junto com outras ferramentas(Inversão, Teo. Brokard, Projetiva...) ajudaram a resolver muitos problemas olímpicos.
Ponto de Miquel: Seja um quadrilátero, defina , então os circuncirculos passam por um mesmo ponto (chamado Ponto de Miquel), ou seja, são concorrentes.
Prova: Seja com ; note que é cíclico! Analogamente o quadrilátero é ciclico! Assim temos que os circuncirculos são concorrentes(Note que tal prova é uma consequência do Teorema de Miquel).
Vejamos algumas semelhanças(rotohomotetias):
Note que e , logo temos que (AA); pelos ângulos e , temos que (AA); pelos ângulos e , temos que (AA). Note que é o centro da rotohomotetia que leva o segmento em e também é o centro da rotohomotetia que leva o segmento em .
Lema 1: Se o quadrilátero for cíclico, com circuncentro , e definirmos da mesma maneira, temos que os pontos serão colineares e além disso será o pé da perpendicular de sobre a reta .
Prova: Como , temos que são colineares. Defina , provaremos que os pontos e são inversos, numa inversão que conserva o circulo e de centro , note que isso é o bastante, visto que teríamos colineares(por causa da inversão) e pelo Teorema de Brocard obteríamos o resultado. Seja o inverso de , pela inversão , assim , mas na figura original, sem a inversão, temos , logo o quadrilátero é ciclico, analogamente o quadrilátero é ciclico e assim , com isso o lema está provado.
*Fato: Se são pontos distintos no plano, tal que não é um paralelogramo, então existe apenas uma rotohomotetia que leva em e em . Para ver a prova desse fato, sugerimos que o leitor veja o artigo Cyclic Quadrilaterals — The Big Picture do matemático Yufei Zhao.
Prove que os centros do círculos são conciclicos e além disso prove também que o ponto de Miquel , do quadrilátero , está na circunferência que passa por tais centros.
Seja um triângulo escaleno, os pontos e estão sobre os segmentos e , respectivamente de modo que os , defina diferente de . Prove que a reta é bissetriz de .
Defina , note que é o ponto de Miquel do quadrilátero e portanto é o centro da rotohomotetia que leva em (outra maneira é ver que e ). Como , temos que os triângulos e são congruentes(LAA) e como é cíclico, devemos ter que bissecta o .
Sejam um triângulo e e dois pontos arbitrários sobre os lados e , respectivamente. O circuncirculo do triângulo encontra o circuncirculo do triângulo novamente no ponto . O ponto é tal que é a mediatriz do segmento . Finalmente, é o circuncentro do triângulo . Prove que está sobre a reta se, e somente se, pertence ao circuncírculo do triângulo . (Teste Cone Sul 2019-Brasil).
Assuma, sem perda de generalidade, que está no arco menor . Então . Assim, se é o ponto de interseção de e , segue que está entre e . Pelo Ponto de Miquel, sabemos que possuem o ponto em comum, em particular o quadrilátero é ciclico. Logo, temos que .
Seja um quadrilátero ciclico convexo, com . O circuncirculo de intersecta a reta em e , e além disso o circuncirculo de intersecta a reta em e . Assuma que e são colineares nessa ordem. Se . Prove que . (USAMO 2018)
Primeiramente, perceba que podemos generalizar o Ponto de Miquel para quadriláteros "auto-intersectantes"(em inglês, self-intersecting) são quadriláteros no formato de uma "ampulheta". Assim, provaremos que é o ponto de Miquel do quadrilátero , para tal veja que é ciclico, pois por potencia de ponto, temos que . Além disso, temos que são colineares, pois . Por fim, defina , pelo lema 1(generalizado), ; e ademais pelo Teorema de Pappus nas retas e , temos que são colineares e assim terminamos.
Agora mostraremos um lema não muito conhecido que será provado usando o ponto de Miquel; no geral o ponto de Miquel aparece em muitas configurações conhecidas(por exemplo os pés das alturas) e em muitos problemas de olimpíadas com pontos sobre o triângulo.
Lema 2: Seja um triângulo com seu incentro, suponha que seu incirculo toca o lados nos pontos , respectivamente. Defina , se , então os pontos são colineares.
Prova: Seja , note que é o ponto de Miquel do quadrilátero , logo , e pelo Teorema da bissetriz interna, temos e como e (Teorema do bico), temos .
O incirculo de um triângulo escaleno intersecta os lados nos pontos , respetivamente. Seja o pé da perpendicular de sobre , além disso seja , e diferente de ; prove que .
Seja o ponto médio do arco menor no , pelo lema 2, temos e são colineares. É conhecido que , e como , analogamente temos . Logo, e (última igualdade é dada pelo Teorema do bico). Como , temos que , assim pela reciproca do Teorema da bissetriz interna, é bissetriz de . Por fim, como (ultima igualdade é dada por , pois ambas são perpendiculares a ). Assim é ciclico e portanto
Seja um triângulo acutângulo e escaleno, com seu incentro. Suponha que o incirculo de corta em e que seja o ponto diametralmente oposto a em . A reta intersecta novamente em . As retas e se intersectam em . As retas e se intersectam em . Prove que é perpendicular a .
Pelo lema 2, se , temos , logo são colineares e portanto . Por potencia de ponto, , logo está no eixo radical de e , mas note que e são tangentes em , pois seus centros e o ponto são colineares. Assim o eixo radical de tais circulos é uma reta que passa por e é perpendicular a . Com isso o resultado segue.
Problemas Propostos:
Problema Proposto 1: O triângulo está inscrito numa circunferência . A bissetriz interna de intersecta e em e , respectivamente. Seja o ponto médio de . O circuncírculo de intersecta e novamente em e , respectivamente. Seja o ponto médio de , e seja o pé da perpendicular de à reta . Prove que a reta é tangente ao circuncírculo de . (USA TSTST 2012)
Problema Proposto 2: Seja um quadrilátero satisfazendo . As diagonais e se intersectam em . Sejam e os circuncírculos de e
, respectivamente. O segmento intersectam novamente em , respectivamente. Sejam os pontos médios dos arcos (não contendo ) e (não contendo ). Prove que . (USA TSTST 2012)
Problema Proposto 3: Seja um triângulo acutângulo, e um ponto sobre . Sejam os circuncentros de e , respectivamente. Suponha que os pontos estão numa circunferência de centro , e seja o ortocentro de . Prove que . (USA TST 2009)
Referências:
Book Euclidean Geometry in Mathematical Olympiads(Evan Chen).