Ponto de Miquel e suas semelhanças 1

Neste artigo, abordaremos algumas propriedades de pontos sobre o triângulo que serão muito úteis na resolução de problemas. Em todo o artigo considere a notação (X) como o circuncirculo do polígono X.
Teorema de Miquel:
Seja ABC um triângulo e D,E,F pontos nas retas BC, CA, AB respectivamente. Suponha que os 6 pontos A,B,C,D,E,F são distintos dois a dois. Então os círcuncirculos dos triângulos AEF, BFD, CED são concorrentes.
Prova:
Seja T =(AEF)\cap (BDF), note que basta provarmos que o quadrilátero CETD é cíclico. Observe que \angle TEA=\angle TFB=\angle TDC\Rightarrow \angle TDC+\angle TEC=180. (Note que essa prova considera os pontos D,E,F sobre os segmentos, se algum(ns) deles estiver(em) fora do(s) segmento(s), basta usar o mesmo argumento nos respectivos casos, ou ver como ângulos direcionados).

Problema Relacionado 1

Seja ABC um triângulo acutângulo e H seu ortocentro, uma reta r que passa por H corta os segmentos AB e AC nos pontos E e F respectivamente. Se I é o circuncentro de (AEF); a reta IH corta o arco BAC de (ABC) no ponto N. Prove que a reta AN é paralela a reta EF.

[collapse]

Solução

Pelo Teorema de Miquel(ou marcação de ângulos) no triângulo AFE, os circulos (ABC), (BEH), (CFH) são concorrentes, e seja D o ponto de concorrência. Como IE=IF e \angle EIF=2\angle BAC\Rightarrow \angle IEF=\angle IFE=\angle ABH=\angle ACH=90-\angle BAC, logo IE e IF são tangentes a (BEH), (CFH) respectivamente \Rightarrow I está no eixo radical de (BEH), (CFH)\Rightarrow D, H, I, N são colineares. Por fim, note que \angle NAC=\angle CDN=\angle HFA, logo AN\parallel EF.

[collapse]

Problema Relacionado 2

Seja ABC um triângulo acutângulo com circuncentro O, ortocentro H e \angle BAC=45. Seja M o ponto médio de BC e seja P um ponto tal que AP\parallel BC e \angle HMB=\angle PMC, o segmento OP corta o circulo com diâmetro AH no ponto Q. Prove que OA é tangente a (APQ).

[collapse]

Solução

Seja BH\cap AC=K, CH\cap BA=L, AH\cap (ABC)=G, MP\cap (ABC)=I\neq G e N o reflexo de O em relação a BC, como \angle PMC=\angle HMB\Rightarrow G,M,I,P colineares; como \angle BAC=45\Rightarrow \angle BOC=90=\angle BNC\Rightarrow BOCN é ciclico; por Potência de Ponto, temos que MG\cdot MI=BM\cdot MC=MO\cdot MN\Rightarrow NIOG é ciclico. Note que como N é reflexo de O em BC e é conhecido que G é reflexo de H em BC, o trapézio OHGN é isosceles/ciclico \Rightarrow o pentágono IOHGN é ciclico! Se Q'=(GHI)\cap (AH), onde (AH) é o circulo de diametro AH, como \angle AQ'H=90 e AP\parallel BC\Rightarrow \angle HAP=90\Rightarrow \angle Q'AP=\angle Q'HA=\angle Q'IG\Rightarrow Q'API é ciclico(Note que como \angle Q'AP=Q'HA, usamos um "Teorema de Miquel Degenerado" no triângulo APG e com os pontos A, H, I). Logo \angle IQ'P=\angle IAP=90-\angle GAI=90-(180-\angle AIG-\angle IGO-\angle AGO)= \angle IGO+(\angle AIG+\angle AGO)-90=\angle IGO+(180-\angle ABG+90-\frac{\angle AOG}{2})-90=\angle IGO+(180-(\angle B+90-\angle C)+90-\frac{2\angle C+2\angle HAB}{2})-90=\angle IGO e como IGOQ' é ciclico, temos que O, Q', P são colineares e portanto Q'=Q. Por fim, \angle OAI=\frac{180-\angle IOA}{2}=90-\angle IGA=\angle API, logo OA é tangente a (APIQ).

[collapse]

Apresentaremos agora, o Ponto de Miquel, uma ideia muito conhecida em quadriláteros completos, pois gera rotohomotetias(semelhanças), quadriláteros cíclicos e junto com outras ferramentas(Inversão, Teo. Brokard, Projetiva...) ajudaram a resolver muitos problemas olímpicos.
Ponto de Miquel: Seja ABCD um quadrilátero, defina P=AD\cap BC, Q=AB\cap DC, então os circuncirculos (PAB), (PDC), (QAD), (QBC) passam por um mesmo ponto M(chamado Ponto de Miquel), ou seja, são concorrentes.
Prova: Seja T=(PAB)\cap (QAD) com T\neq A; note que \angle TQC=\angle TAP=\angle TBP\Rightarrow TQCB é cíclico! Analogamente o quadrilátero TPCD é ciclico! Assim temos que os circuncirculos são concorrentes(Note que tal prova é uma consequência do Teorema de Miquel).
Vejamos algumas semelhanças(rotohomotetias):
Note que \angle MAP=\angle MBP e \angle MDA=\angle MQA=\angle MCB, logo temos que \triangle MAD\sim \triangle MBC(AA); pelos ângulos \angle MBQ=\angle MCQ e \angle MAQ=\angle MDQ, temos que \triangle MBA\sim \triangle MCD(AA); pelos ângulos \angle MPA=\angle MBQ e \angle MDP=\angle MCP=\angle MQB, temos que \triangle MPD\sim \triangle MBQ(AA). Note que M é o centro da rotohomotetia que leva o segmento AD em BC e também é o centro da rotohomotetia que leva o segmento AB em DC.

Lema 1: Se o quadrilátero ABCD for cíclico, com circuncentro O, e definirmos M,P,Q da mesma maneira, temos que os pontos P,M,Q serão colineares e além disso M será o pé da perpendicular de O sobre a reta PQ.
Prova: Como \angle AMQ=\angle ADC=\angle ABP=180-\angle AMP, temos que P,M,Q são colineares. Defina R=BD\cap AC, provaremos que os pontos R e M são inversos, numa inversão que conserva o circulo (ABCD) e de centro O, note que isso é o bastante, visto que teríamos O,R,M colineares(por causa da inversão) e pelo Teorema de Brocard obteríamos o resultado. Seja R' o inverso de R, pela inversão R'=(OAC)\cap (OBD), assim \angle AR'B=\angle OR'B-\angle OR'A=\angle ODB-\angle OCA=(90-\angle C)-(90-\angle B)=\angle B-\angle C, mas na figura original, sem a inversão, temos \angle APB=\angle B-\angle C, logo o quadrilátero AR'PB é ciclico, analogamente o quadrilátero  ADQR' é ciclico e assim R'=(ABP)\cap (ADQ)=M, com isso o lema está provado.
*Fato: Se A,B,C,D são 4 pontos distintos no plano, tal que ABCD não é um paralelogramo, então existe apenas uma rotohomotetia que leva A em B e C em D. Para ver a prova desse fato, sugerimos que o leitor veja o artigo Cyclic Quadrilaterals — The Big Picture do matemático Yufei Zhao.

Problema Relacionado 3

Prove que os 4 centros do círculos (PAB), (PDC), (QAD), (QBC) são conciclicos e além disso prove também que o ponto de Miquel M, do quadrilátero ABCD, está na circunferência que passa por tais centros.

[collapse]

Problema Relacionado 4

Seja ABC um triângulo escaleno, os pontos E e F estão sobre os segmentos AC e BC, respectivamente de modo que os AE=BF, defina D=(ACF)\cap (BCE) diferente de C. Prove que a reta CD é bissetriz de \angle BCA.

[collapse]

Solução:

Defina P=BE\cap AF, note que D é o ponto de Miquel do quadrilátero CFPE e portanto é o centro da rotohomotetia que leva AE em FB(outra maneira é ver que \angle DAE=\angle DFB e \angle DEA=\angle DBC). Como AE=BF, temos que os triângulos AED e DFB são congruentes(LAA) \Rightarrow DE=DB e como BDEC é cíclico, devemos ter que CD bissecta o \angle ACB.

[collapse]

Problema Relacionado 5

Sejam ABC um triângulo e E e F dois pontos arbitrários sobre os lados AB e AC, respectivamente. O circuncirculo do triângulo AEF encontra o circuncirculo do triângulo ABC novamente no ponto M. O ponto D é tal que EF é a mediatriz do segmento MD. Finalmente, O é o circuncentro do triângulo ABC. Prove que D está sobre a reta BC se, e somente se, O pertence ao circuncírculo do triângulo AEF. (Teste Cone Sul 2019-Brasil).

[collapse]

Solução:

Assuma, sem perda de generalidade, que M está no arco menor AB. Então \angle AEF =\angle AMF < \angle AMC = \angle ABC. Assim, se G é o ponto de interseção de EF e BC, segue que B está entre G e D. Pelo Ponto de Miquel, sabemos que (ABC),(AEF), (EBG), (FCG) possuem o ponto M em comum, em particular o quadrilátero EBGM é ciclico. Logo, temos que D\in BC \iff \angle MGE=\angle CGE \iff \angle AEM=2\angle ABM=\angle AOM \iff O\in (AEF).

[collapse]
.

Problema Relacionado 6

Seja ABCD um quadrilátero ciclico convexo, com E = AC\cap BD, F = AB \cap CD, G = DA \cap BC. O circuncirculo de \triangle ABE intersecta a reta CB em B e P, e além disso o circuncirculo de \triangle ADE intersecta a reta CD em D e Q. Assuma que C, B, P, G e C, Q, D, F são colineares nessa ordem. Se M = FP \cap GQ. Prove que \angle MAC = 90. (USAMO 2018)

[collapse]

Solução:

Primeiramente, perceba que podemos generalizar o Ponto de Miquel para quadriláteros "auto-intersectantes"(em inglês, self-intersecting) são quadriláteros no formato de uma "ampulheta". Assim, provaremos que A é o ponto de Miquel do quadrilátero PQDB, para tal veja que PQDB é ciclico, pois por potencia de ponto, temos que CQ\cdot CD=CA\cdot CE=CB\cdot CP. Além disso, temos que P,E,Q são colineares, pois \angle AEP=\angle ABP=\angle ADC=\angle ADQ=180-\angle AEQ. Por fim, defina H=PD\cap BQ, pelo lema 1(generalizado), \angle CAH=90; e ademais pelo Teorema de Pappus nas retas BPG e DQF, temos que M,A,H são colineares e assim terminamos.

[collapse]

Agora mostraremos um lema não muito conhecido que será provado usando o ponto de Miquel; no geral o ponto de Miquel aparece em muitas configurações conhecidas(por exemplo os pés das alturas) e em muitos problemas de olimpíadas com pontos sobre o triângulo.
Lema 2: Seja ABC um triângulo com I seu incentro, suponha que seu incirculo toca o lados BC, CA, AB nos pontos D,E,F, respectivamente. Defina M=AI\cap (ABC), se G=(AFE)\cap (ABC), então os pontos G,D,M são colineares.
Prova: Seja D'=MG\cap BC, note que G é o ponto de Miquel do quadrilátero BFEC, logo \triangle GFB\sim \triangle GEC\Rightarrow \frac{BF}{CE}=\frac{BG}{CG}, e pelo Teorema da bissetriz interna, temos \frac{BG}{GC}=\frac{BD'}{CD'} e como BD=BF e CD=CE(Teorema do bico), temos \frac{BD'}{CD'}=\frac{BD}{CD}\Rightarrow D'=D.

Problema Relacionado 7

O incirculo de um triângulo escaleno ABC intersecta os lados BC,CA,AB nos pontos D,E,F, respetivamente. Seja G o pé da perpendicular de D sobre EF, além disso seja X=DG\cap AB, e T=(ABC)\cap (AEF) diferente de A; prove que TX\perp TF.

[collapse]

Solução:

Seja M o ponto médio do arco menor BC no \triangle ABC, pelo lema 2, temos \triangle TFB\sim \triangle TEC e T,D,M são colineares. É conhecido que \angle FED=90-\frac{\angle B}{2}=\angle BID, e como \angle BDI=\angle DGE=90\Rightarrow \triangle GED\sim \triangle DIB, analogamente temos \triangle GDF\sim \triangle DCI. Logo,\frac{BD}{DI}= \frac{DG}{GE} e \frac{CD}{DI}= \frac{DG}{GF}\Rightarrow GE\cdot BD=DG\cdot DI=CD\cdot GF\Rightarrow \frac{GF}{GE}=\frac{BD}{CD}=\frac{BF}{EC}(última igualdade é dada pelo Teorema do bico). Como \triangle TFB\sim \triangle TEC, temos que \frac{GF}{GE}=\frac{BF}{EC}=\frac{FT}{TE}, assim pela reciproca do Teorema da bissetriz interna, TG é bissetriz de \angle FTE. Por fim, como \angle GTF=\frac{1}{2}\angle FTE=\frac{1}{2}\angle A=\angle FAI=\angle FXG(ultima igualdade é dada por AI\parallel XG, pois ambas são perpendiculares a EF). Assim GTXF é ciclico e portanto \angle XTF=\angle XGF=90

[collapse]
.

Problema Relacionado 8

Seja ABC um triângulo acutângulo e escaleno, com I seu incentro. Suponha que o incirculo de \triangle ABC corta BC em D e que E seja o ponto diametralmente oposto a A em (ABC). A reta AI intersecta (ABC) novamente em F. As retas FD e EI se intersectam em G. As retas AG e BC se intersectam em H. Prove que HI é perpendicular a AF.

[collapse]

Solução:

Pelo lema 2, se G'=FD\cap (ABC), temos \angle AG'I=90, logo G',I,E são colineares e portanto G'=G. Por potencia de ponto, HB\cdot HC=HG\cdot HA, logo H está no eixo radical de (AIG) e (BIC), mas note que (AIG) e (BIC) são tangentes em I, pois seus centros e o ponto I são colineares. Assim o eixo radical de tais circulos é uma reta que passa por I e é perpendicular a AF. Com isso o resultado segue.

[collapse]

Problemas Propostos:
Problema Proposto 1: O triângulo ABC está inscrito numa circunferência \Omega. A bissetriz interna de \angle A intersecta BC e \Omega em D e L \neq A, respectivamente. Seja M o ponto médio de BC. O circuncírculo de ADM intersecta AB e AC novamente em Q e P, respectivamente. Seja N o ponto médio de PQ, e seja H o pé da perpendicular de L à reta ND. Prove que a reta ML é tangente ao circuncírculo de HMN. (USA TSTST 2012)
Problema Proposto 2: Seja ABCD um quadrilátero satisfazendo AC = BD. As diagonais AC e BD se intersectam em P. Sejam \omega_1(O_1) e \omega_2(O_2) os circuncírculos de ABP e
CDP, respectivamente. O segmento BC intersectam \omega_1,\omega_2 novamente em S, T, respectivamente. Sejam M, N os pontos médios dos arcos SP (não contendo B) e TP (não contendo C). Prove que MN\parallel O_1O_2. (USA TSTST 2012)
Problema Proposto 3: Seja ABC um triângulo acutângulo, e D um ponto sobre BC. Sejam O_B,O_C os circuncentros de ABD e ACD, respectivamente. Suponha que os pontos B, C,O_B,O_C estão numa circunferência de centro X, e seja H o ortocentro de ABC. Prove que \angle DAX =\angle DAH. (USA TST 2009)

Referências: 

Artigo do Yufei Zhao

Site do Evan Chen 

Seletiva Cone Sul/CPLP

Book Euclidean Geometry in Mathematical Olympiads(Evan Chen).