Quadriláteros Circunscritíveis 1

Neste artigo, veremos alguns teoremas e ideias que podem auxiliar na resolução de um problema. Quadriláteros Circunscritíveis(que podem ser chamados de quadriláteros tangenciais), no geral, não há muitos teoremas conhecidos, mas nas soluções geralmente aparecem ideias de vários ramos da geometria, como veremos nesse artigo. Em todo o artigo, considere (X) como o circuncirculo do polígono X.
Teorema de Pitot: Um quadrilátero convexo é circunscritível, se e somente se, a soma de seus lados opostos for igual.
Prova: Para a ida, seja ABCD um quadrilátero circunscritível, suponha que o (in)circulo toca os lados AB, BC, CD, DA nos pontos P, Q, R, S respectivamente. Pelo Teorema do Bico, temos que AS=AP, BP=BQ, CQ=CR, DR=DS \Rightarrow AS+DS+BQ+CQ=AP+BP+DR+CR\Rightarrow AD+BC=AB+CD. Para a volta, suponha que AB+CD=AD+CB, seja I o ponto de encontro das bissetrizes dos ângulos \angle DAB e \angle ABC. Sejam P, Q, S os pés das perpendiculares de I sobre AB, BC, DA, defina \omega o circulo de centro I e raio R=IP, note que \omega tangencia os lados AB, BC, DA; suponha que a reta tangente a \omega que passa por C , intersecta a reta AD em D'. Pela ida, temos que AD'+BC=AB+CD', mas como AD+BC=AB+CD\Rightarrow AD'-AD=CD'-CD, mas note que |AD'-AD|=DD', assim pela desigualdade triangular D\in CD'\Rightarrow D=D'.
Um quadrilátero é dito bicêntrico, se ele for inscritível e circunscritível simultaneamente.

Problema Relacionado 1

Seja ABCD um quadrilátero cíclico cujas diagonais intersectam em P. Sejam W,X,Y,Z os pés das perpendiculares de P sobre AB,BC,CD,DA, respectivamente. Mostre que WX+YZ=XY+WZ. (Canadá 1990).

[collapse]

Solução:

Pelo Teorema de Pitot, basta provarmos que o quadrilátero WXYZ é circunscritível. Note que o quadrilátero WBXP é cíclico, assim \angle PXW=\angle PBW=\angle DCP=\angle PXY, logo PX é bissetriz de \angle WXY, analogamente PY é bissetriz de \angle ZYX; PZ é bissetriz de \angle WZY; PW é bissetriz de \angle ZWX, com isso o resultado segue.

[collapse]

Problema Relacionado 2

Seja ABC um triângulo escaleno, os pontos X,Y,Z, estão sobre BC, CA, AB respectivamente; tal que as retas AX, BY, CZ concorrem no ponto D e os quadriláteros AZDY e BZDX são circunscritíveis. Prove que o quadrilátero CYDX também é circunscritível.

[collapse]

Solução:

Mostraremos um "Teorema de Pitot Generalizado" no quadrilátero ABCD(que é concavo); no qual como AZDY é tangencial, teremos que o quadrilátero ABCD também será tangencial(extensão dos lados) e assim provaremos que AB+CD=AD+BC, suponha que DZ, DX, XB, BX toca o incirculo de BZDX em R, S, T, V respectivamente. Pelo teorema do bico, temos CR=CT, BT=BV, AS=AV, DR=DS\Rightarrow AB+CD=AD+BC. Analogamente BD+AC=BA+CD, pelas as duas últimas igualdades obtemos que BC+DA=AC+BD, aplicando a Reciproca do "Teorema de Pitot Generalizado", o quadrilátero ADBC é tangencial e consequentemente o quadrilátero CYDX é tangencial.

[collapse]

Lema 1: Seja ABCD um quadrilátero tangencial, suponha que seu incirculo \omega toca os lados AD, AB, BC, CD em E,F,G,H; então as retas EG, FH, AC, BD são concorrentes.
Prova: Aplicando o Teorema de Brianchon no hexágono degenerado DEABGC, temos que as retas BD, EG, AC concorrem, analogamente as retas BD, AC,FH concorrem e o resultado segue.
Agora veremos alguns problemas e ideias/soluções que podem ser úteis em problemas envolvendo quadriláteros tangenciais e/ou bicêntricos.

Problema Relacionado 3

Prove que qualquer triângulo pode ser particionado em 2019 quadriláteros bicêntricos.

[collapse]

Solução:

Provaremos primeiro que qualquer triângulo pode ser particionado em 3 quadriláteros bicêntricos. Seja I seu incentro e D, E, F seus pés das perpendiculares sobre BC, CA, AB; o quadrilátero DIFB é ciclico (\angle IDB=\angle IFB=90) e também é tangencial, pois BF+ID=IF+BD (Teorema do bico); assim conseguimos dividir nos quadriláteros bicêntricos BDIF, CDIE, AEIF. Por fim, divida o triângulo original em 673 triângulos menores e aplique a operação que nós mostramos em cada um desses 673 triângulos.

[collapse]

Problema Relacionado 4

Seja ABC um triângulo com \angle ACB=90, o ponto D está em BC, tal que AD seja bissetriz de \angle BAC; a mediatriz de AD intersecta (ABC) em E. O circulo de centro E e raio EA intersecta (ABC) em X. Prove que o quadrilátero ABXC é tangencial.

[collapse]

Solução:

Seja M o ponto médio do segmento AD e G=EM\cap (ABC), suponha que a bissetriz de \angle XBA intersecta AD no ponto I. De \angle AXD=\frac{1}{2}\angle AED=\angle AEG=\angle AXG, obtemos que os pontos X,D,G são colineares, logo \angle XBI=\frac{1}{2}\angle XBA=\frac{1}{2}\angle DGA=\angle XBE\Rightarrow B, I, E são colineares. Como MA=MC=MD(mediana triângulo retângulo), nós obtemos \angle IEC=\angle BAC=2\angle DAC=\angle IMC\Rightarrow o quadrilátero CEMI é cíclico! Além disso, note que \angle CID=\angle CEM=180-\angle CXD\Rightarrow o quadrilátero CIDX é cíclico, por fim como \angle ICX=\angle ADG=\angle GAD=\angle GAB+\angle BAD=\angle MEI+\angle MAC=\angle MCI+\angle ACM=\angle ACI, logo CI é bissetriz de \angle XCA, portanto o ponto I está na bissetriz de \angle BAC,\angle ABX,\angle XCA, assim não é difícil ver que o ponto I é o incentro do quadrilátero ABXC (ele está equidistante aos lados) e consequentemente tal quadrilátero é tangencial.

[collapse]

Problema Relacionado 5

Um triângulo equilátero ABC está inscrito em uma circunferência \Omega e possui incírculo \omega. Os pontos P e Q são escolhidos nos lados AC e AB, respectivamente, de modo que o segmento PQ é tangente a \omega. A circunferência \Omega_B possui centro P e passa por B e a circunferência \Omega_C possui centro Q e passa por C. Prove que as circunferências \Omega,\Omega_B,\Omega_C possuem um ponto em comum. (Teste Cone Sul 2018-Brasil)

[collapse]
.
Solução:

Seja O o circuncentro/incentro de ABC, suponha que \omega tangencia os segmentos BQ, QP, PC nos pontos K, L ,M respectivamente. Pela simetria no triângulo equilátero, temos que os pontos B, O, M são colineares, analogamente C, O, M são colineares. Seja X=OL\cap \Omega, como o quadrilátero CBQP é tangencial, PO é bissetriz de \angle QPC, e portanto também é bissetriz de \angle LOM, logo as retas LO e BM são simétricas em relação a PO\Rightarrow Os triângulos \triangle POB e \triangle POX são congruentes e portanto PB=PX\Rightarrow X\in \Omega_B, analogamente X\in \Omega_C e o resultado segue.

[collapse]

Problema Relacionado 6

Seja ABCD um quadrilátero circunscritível e seja \omega seu incirculo. O ponto de interseção de \omega e a diagonal AC é o ponto E(mais próximo de A). O ponto F é diametralmente oposto ao ponto E em \omega, a reta tangente a \omega pelo ponto F intersecta as retas AB e AC nos pontos A_1 e C_1 respectivamente; e também intersecta as retas AD e CD nos pontos A_2 e C_2 respectivamente. Prove que A_1C_1=A_2C_2.

[collapse]

Solução:

Denote X=A_1A_2\cap AC, considere a homotetia h que leva o A-exincirculo(\triangle AA_1A_2) em \omega, note que tal homotetia tem centro A e além disso, como EF é diâmetro de \omega, a reta tangente a \omega por E e a reta A_1A_2 serão paralelas e consequentemente como X=A_1A_2\cap AE, temos que X está no A-exincirculo de \triangle AA_1A_2, ou seja, X é o ponto de contato do A-exincirculo com A_1A_2, analogamente(usando homotetia) obtemos que X está no incirculo de \triangle CC_1C_2(note que F é o ponto de contato do C-exincirculo com C_1C_2), logo é conhecido que A_1X=FA_2 e C_1X=FC_2, a partir dessas equações obtemos A_1C_1=A_2C_2.

[collapse]

Problema Relacionado 7

Nos lados AB, BC e CA de um triângulo ABC, os pontos L, M e N são escolhidos, respectivamente; tal que as retas CL, AM e BN se intersectam num ponto em comum O, dentro do triângulo, e os quadriláteros ALON, BMOL e CNOM são tangenciais. Prove que: \frac{1}{AL\cdot BM}+\frac{1}{BM\cdot CN}+\frac{1}{CN \cdot AL} =\frac{1}{AN\cdot BL}+\frac{1}{BL\cdot CM}+\frac{1}{CM\cdot AN}

[collapse]

Solução:

Por Pitot nos quadriláteros ALON, BMOL e CNOM obtemos que AL+ON=AN+OL; BM+OL=BL+OM; CN+OM=CM+ON; assim concluímos que AL+BM+CN=AN+BL+CM (I). Mas pelo Teorema de Ceva, temos que AL\cdot BM\cdot CN=AN\cdot BL\cdot CM (II), divindo a equação (I) pela equação (II), teremos o resultado.

[collapse]

Problema Relacionado 8

Seja ABCD um quadrilátero circunscritível, além disso seja K o centro do seu incirculo \omega, e os pontos M e N são escolhidos sobre os segmentos AK e CK respectivamente, de modo que 2\angle MBN=\angle ABC. Prove que 2\angle MDN=\angle ADC.

[collapse]

Solução:

Assuma, sem perdas, que AB\geq BC, por ser incentro, o ponto K está nas bissetrizes dos ângulos \angle BAD e \angle BCD. Seja C_1 um ponto no segmento AB tal que BC_1=BC. Rotacione(no sentido anti-horário), o triângulo BCN num triângulo BC_1N_1(rotação de centro B). Pelo Teorema de Pitot, devemos ter AD\geq CD, logo tome um ponto C_2 no segmento AD, tal que CD=DC_2, agora rotacione (sentido horário) o \triangle DCN num \triangle DC_2N_2 (rotação de centro D). Note que BN=BN_1, \angle MBN=\frac{1}{2}\angle ABC=\angle ABM+\angle CBN=\angle ABM+\angle C_1BN_1=\angle MBN_1; então os \triangle MBN e \triangle MBN_1 são congruentes(LAL), logo MN=MN_1. Por Pitot: AB+CD=AD+BC\Rightarrow AB-BC=AD-CD\Rightarrow AC_1=AB-BC=AD-CD=AC_2, logo os pontos C_1 e C_2 são simétricos em relação a AK; além disso note que NC_1=CN=NC_2 e \angle BC_1N_1=\angle BCN=\angle DCN=\angle DC_2N_2, portanto N_1 e N_2 são simétricos em relação a AK. Logo teremos que MN=MN_1=MN_2 e os triângulos \triangle DMN e \triangle DMN_2 serão congruentes(LLL), assim temos que \angle MDN=\angle MDN_2=\angle ADM+\angle C_2DN_2=\angle ADM+\angle CDN \Rightarrow 2\angle MDN=\angle ADC.

[collapse]