MATERIAL OBMEP - ÁREAS DE FIGURAS PLANAS

Escrito por João Ferreira e Matheus Bezerra.

INTRODUÇÃO.

Neste artigo iremos desenvolver o raciocínio necessário para se trabalhar com áreas e superfícies em problemas de diversos tipos. Inicialmente, é necessário que conheçamos o cálculo da área de figuras planas fundamentais, como o triângulo, o trapézio, o paralelogramo, etc. Para isso, vejamos como realizar tais cálculos:

Área de um triângulo: A área S de um triângulo pode ser calculada utilizando a fórmula S=\dfrac{b\cdot h}{2}, onde b é o comprimento da base do triângulo e h é o comprimento da altura relativa ao vértice oposto à base. Lembre-se: a altura relativa a um vértice de um triângulo é o segmento que passa por esse vértice e é perpendicular à base. Perceba ainda que a altura não precisa necessariamente estar dentro do triângulo.

Área de um paralelogramo: A área S de um paralelogramo pode ser calculada utilizando a fórmula S=b\cdot h, onde b é o comprimento da base do paralelogramo e h é o comprimento da altura relativa à base. Lembre-se: a altura relativa a base de um paralelogramo é a distância entre a base e o lado paralelo à ela. Observe que, sendo o quadrado e o retângulos tipos especiais de paralelogramos, a mesma fórmula aplica-se a eles.

Área de um trapézio: A área S de um trapézio pode ser calculada utilizando a fórmula S=\dfrac{(B+b)\cdot h}{2}, onde B é o comprimento da base maior, b é o comprimento da base menor e h é a distância entre as duas bases. Observação: Nesse caso devem ser consideradas como bases os lados paralelos do trapézio.

Área de um círculo: A área S de um círculo é dada por S= \pi\cdot r^2, onde \pi é uma constante matemática e r o raio da circunferência.

Agora, vejamos um fato útil que segue da fórmula para áreas de triângulos:

Razão entre áreas de triângulos com mesma altura: Dados dois triângulos com bases a e a' sobre uma mesma reta e de áreas S e S', respectivamente, temos que \dfrac{S}{S'}= \dfrac{a}{a'}

PROBLEMAS.

Segue agora uma lista com problemas de diversos níveis sobre o assunto abordado para você praticar. Busque tentar todos eles antes de ir para as dicas e soluções no final do material e divirta-se!

1 (OBMEP/2006-F2-N3-P3). Na figura, os triângulos ABC e BDE são congruentes e os ângulos \angle BAC e \angle DBE são retos. Ache a razão entre a área do triângulo BDF e a área do quadrilátero AEFC.

2 (OBMEP/2017-F2-N2-P2). Pedrinho juntou quatro quadrados, sem sobreposição, e obteve o retângulo de contorno destacado em vermelho na figura. A área do quadrado sombreado é 4~cm^2.

Pedrinho juntou mais um quadrado à figura, também sem sobreposição, e obteve um novo retângulo de maior área possível. Qual é a área desse novo retângulo?

3 (OBMEP/2014-F1-N2-P9). O polígono ABCDEF é um hexágono regular. Os pontos M e N são pontos médios dos lados AF e BC, respectivamente. O hexágono ABNGHM é simétrico em relação à reta que passa por M e N. Qual é a razão entre as áreas dos hexágonos ABNGHM e ABCDEF?

4 (OBMEP/2015-F2-N2-P1). Divida a folha da imagem em quadrados iguais, desenhando traços paralelos às margens, de modo que esses quadrados tenham a maior área possível.5 (OBMEP/2013-F2-N2-P3). Dafne tem muitas peças de plástico: quadrados amarelos de lado 3~cm e quadrados azuis de lado 4~cm, como mostrado na figura. Com
estas peças e sem sobreposição, ela forma figuras.

Usando somente peças quadradas, Dafne formou a figura abaixo, com um buraco em seu interior. Qual é a área do buraco?

6 (OBMEP/2019-F1-N2-P12). No paralelogramo ABCD da figura, os pontos M e N são pontos dos lados BC e CD, respectivamente. As áreas a, b, c e d são conhecidas. Qual é o valor da área x em função de a, b, c e d?

7 (OBMEP/2014-F1-N3-P7). Um retângulo ABCD de papel branco, com área de 20~cm^2, é dobrado como mostra a figura, formando o pentágono EFBCD' com área de 14~cm^2. Se pintarmos de azul os dois lados do papel dobrado e desfizermos a dobra, o retângulo ficará com uma região não pintada. Qual é a área dessa região?

8 (OBMEP/2016-F1-N2-P14). Na figura, os pontos C e F pertencem aos lados BD e AE do quadrilátero ABDE, respectivamente. Os ângulos \angle ABC e \angle DEF são retos e os segmentos AB, CD, DE e FA têm suas medidas indicadas na figura. Qual é a área do quadrilátero ACDF?

9 (OBMEP/2016-F1-N3-P10). O quadrado da figura está inscrito no semicírculo e o círculo está inscrito no quadrado. O círculo tem área igual a 10~cm^2. Qual é a área do semicírculo?

10 (OBMEP/2014-F1-N3-P5). Na figura abaixo, ABCD e EFGC são quadrados de áreas R e S, respectivamente. Qual é a área da região cinza?

11 (Apostila Portal da Matemática-P11). Seja um triângulo ADE de área 18~cm^2, onde o lado AD e dividido em três partes iguais pelos pontos B e C. Marcando-se o ponto médio F do segmento BE, determine a área do triângulo AFE.

12 (OBMEP/2018-F1-N3-P9). A figura mostra três regiões, a, b e c, determinadas por um quadrado de centro O, e suas circunferências inscrita e circunscrita. Escereva c em função de a e b.

13 (OBMEP/2017-F1-N3-P8). Na figura, o arco AC é um quarto de uma circunferência de centro D e o arco AB é um oitavo de uma circunferência de centro C. O segmento AD mede 2~cm. Qual é a área em cm^2 da região verde?

14 (OBMEP/2014-F2-N2-P3). Os prolongamentos dos lados de um hexágono regular ABCDEF, de 1~cm^2 de área, determinam seis pontos de interseção, que são vértices de um novo hexágono regular A_1 B_1 C_1 D_1 E_1 F_1, conforme mostra a figura. Repetindo esse processo de prolongamento de lados em cada novo hexágono obtido, determinamos novos hexágonos, A_2 B_2 C_2 D_2 E_2 F_2, A_3 B_3 C_3 D_3 E_3 F_3, e assim por diante.

(a) Qual é a área do hexágono A_1 B_1 C_1 D_1 E_1 F_1?

(b) Qual é a área do hexágono A_5 B_5 C_5 D_5 E_5 F_5?

15 (OBMEP/2009-F1-N2-P18). Na figura, ABCD é um paralelogramo e o segmento EF é paralelo a AB. Qual é a soma das áreas dos triângulos sombreados?

16. (OBMEP/2019-F1-N3-P12) Sabendo que as áreas dos triângulos BCQ e QCP da figura são, respectivamente, 6 e 2, qual é a área do retângulo ABCD?

17 (OBMEP/2018-F1-N3-P12). A figura mostra um quadrilátero convexo ABCD de área 1 e pontos P, Q, R e S tais que

AP=\dfrac{AB}{3}, BQ=\dfrac{BC}{3}, CR=\dfrac{CD}{3} e DS=\dfrac{DA}{3}

Qual é a área do quadrilátero PQRS?

18 (OBMEP/2018-F2-N2-P3). Janaína tem três folhas de papel quadradas: uma verde de área 64~cm^2, uma amarela de área 36~cm^2 e uma azul de área 18~cm^2.

Janaína decidiu colocar as folhas como na figura abaixo. Qual é a área da região amarela?

19 (OBMEP/2018-F1-N2-P17). Na figura abaixo, ABCD é um paralelogramo. O ponto E é ponto médio de AB, e F é ponto médio de CD. Qual é a razão entre a área do triângulo GIH e a área do paralelogramo ABCD?

20 (OBMEP/2014-F1-N3-P16). O paralelogramo ABCD tem área 24~cm^2 e os pontos E e F são os pontos médios dos lados AB e BC, respectivamente. Qual é a área do quadrilátero EFGH?

Desafio-Teorema de Viviani (Apostila Portal da Matemática-P18). Se ABC é um triângulo equilátero e P um ponto qualquer em seu interior, mostre que a soma das distâncias de P aos lados do triângulo é constante.

Dica: A área de um triângulo equilátero de lado l é dada por \dfrac{l^2\cdot \sqrt3}{4}.

DICAS.

1. Como os triângulos ABC e BDE são congruentes, suas áreas são iguais.

2. Qual é a medida do maior lado do retângulo destacado em vermelho?

3. Tente dividir a figura em partes menores.

4. Tente associar a medida dos lados dos quadrados aos lados do retângulo e o mesmo para suas áreas.

5. Quanto vale a soma das áreas das peças e do buraco?

6. Quais triângulos têm a mesma área?

7. Tente visualizar áreas iguais na figura ao ser desdobrada.

8. Divida ACDF em dois triângulos.

9. Calcule a medida do lado do quadrado utilizando Teorema de Pitágoras.

10. Divida ABFG em dois triângulos.

11. ABF e AFE tem a mesma altura.

12. Calcule o lado do quadrado e o raio do círculo circunscrito em função do raio do círculo inscrito e, após isso, calcule suas respectivas áreas.

13. Calcule a área da figura ABCD e em seguida a área do setor circular DCA de centro D.

14. D_1 DE e D_1 E_1 E têm a mesma área.

15. Quanto vale a soma das áreas de ABFE e EFCD?

16. Trace o segmento AP e utilize razões entre áreas para encontrar a razão entre os segmentos DP e PC.

17. Calcule a razão entre as áreas dos triângulos não sombreados e a área de ABCD.

18. Trace as diagonais da folha azul e divida a figura em diferentes partes.

19. Encontre na figura triângulos congruentes que possuirão a mesma área.

20. Primeiro, calcule a área do triângulo DEF com o auxílio das demais áreas que formam o paralelogramo. Após isso, tente descobrir uma realção entre as áreas dos triângulos ADH, HDG e GDC.

Desafio. Divida o triângulo ABC em três triângulos menores que possuem P como um dos vértices e calcule a área de ABC de duas formas diferentes.

SOLUÇÕES.

1. Denotaremos por [X] a área do polígono X. [BFD]=[DEB]-[BEF]. [AEFC] = [ABC] - [BEF] = [DEB] - [BEF], pois DEB é congruente a ABC. Como ambas as áreas são iguais, a razão entre elas é 1.

2. Como a área do quadrado B é de 4~cm^2, seu lado mede \sqrt{4}=2~cm, que é a mesma medida do lado do quadrado C. O lado do quadrado A é a soma dos lados dos quadrados B e C e portanto mede 2+2=4~cm. O lado do quadrado D é a soma dos lados dos quadrados A e C, então mede 4+2=6~cm. Se adicionarmos um quadrado ao lado do quadrado D, esse quadrado terá lado igual ao quadrado de lado D, então terá área =6^2=36~cm^2. Se adicionarmos um quadrado ao lado dos quadrados A e D, ele terá lado igual à soma dos lados dos quadrados A e D que é igual a 4+6=10 e sua área será de 10^2=100. Como o retângulo de Pedrinho ficou com a maior área possível, ele adicionou um quadrado ao lado dos quadrados A e D e a área total desse retângulo é (2+4+10)\cdot 10=160~cm^2.

3. As diagonais que ligam vértices opostos dividem o hexágono regular em seis triângulos equiláteros congruentes (FIGURA 1), com lado igual ao do hexágono. Por outro lado, os segmentos MH e GN determinam triângulos equiláteros FHM e CGN com lado igual à metade do lado do hexágono. Logo, a área de cada um destes dois triângulos é igual a \dfrac{S}{4} , sendo S a área dos triângulos equiláteros maiores. Assim, a razão entre as áreas dos hexágonos ABNGHM e ABCDEF é

\dfrac{3S-\dfrac{2S}{4}}{6S}=\dfrac{5}{12}

Uma outra solução consiste em decompor o hexágono regular em 24 pequenos triângulos equiláteros congruentes (FIGURA 2) e verificar que o hexágono cinza é formado por 10 de tais triângulos pequenos. Assim, a razão entre as áreas é \dfrac{10}{24}=\dfrac{5}{12}.

4. Com um traço horizontal e dois verticais geramos os quadrados de maior área possível. Para formar apenas quadrados, o valor do lados desses quadrados deve dividir 20 e 30. A maior área ocorre, então, quando o lado desses quadrados for o máximo divisor comum de 20 e 30, ou seja, 10~cm.

5. A figura construída forma um quadrado de lado 4+3+4=11~cm, cuja área é 11\cdot 11=121~cm^2. Ele é composto de 4 amarelas e 4 peças azuis; a área total dessas peças é 4\cdot 9+4\cdot 16=100~cm^2. A área do buraco é a área do quadrado menos a soma das áreas dessas peças, ou seja, é igual a 121-100=21~cm^2.

6. O triângulo ABN tem base AB igual à do paralelogramo e altura relativa a essa base igual à altura do paralelogramo relativa a essa mesma base. Portanto, a área de ABN (que é igual a a+b+x) é igual à metade da área do paralelogramo. Do mesmo modo, a área de ADM (igual a a+b+c) é também igual à metade da área do paralelogramo. Logo, a+b+x = d+b+c e, daí, x=c+d-a.

7. Quando pintarmos o papel em forma de pentágono dos dois lados, a área total pintada será de 28~cm^2. Esta área pintada inclui a área de um dos lados do retângulo original, que ficará totalmente azul, e a área pintada do outro lado. Se da área total de 40~cm^2, correspondente aos dois lados do retângulo, retirarmos a área pintada de 28~cm^2,teremos 12~cm^2 de área não pintada.

8. A área do quadrilátero ACDF é a soma das áreas dos triângulos ACD e ADF. O triângulo ACD tem base CD = 2 e altura AB = 10 relativa à base CD, enquanto o triângulo ADF tem base FA = 6 e altura DE = 7 relativa à base FA. Logo, a área do triângulo ACD é (2\times10)\div2=10 e a área do triângulo ADF é (6\times 7)\div 2 = 21. Somando essas áreas, obtemos que o quadrilátero ACDF tem área 31.

9. Vamos chamar de r e R o raio da circunferência inscrita no quadrado e o raio do semicírculo, respectivamente. Como a circunferência está inscrita no quadrado, temos que o lado do quadrado mede 2r. Observando o triângulo retângulo destacado na figura e usando o teorema de Pitágoras, podemos escrever:

R^2=4r^2+r^2=5r^2

Assim, a área do semicírculo é \dfrac{1}{2}\pi R^2=\dfrac{5}{2}\pi r^2=\dfrac{5}{2}\cdot 10=25~cm^2

10. O lado do quadrado maior é \sqrt R e o lado do menor \sqrt S . Traçamos o segmento BG e vemos que ele divide a região cinza em dois triângulos ABG e BFG, cujas áreas, somadas, dão a área da região cinza. A área do triângulo ABG é \dfrac{\sqrt R\cdot \sqrt R}{2}= \dfrac{R}{2} e a área do triângulo BFG é \dfrac{\sqrt S\cdot \sqrt S}{2}=\dfrac{S}{2} . Logo, a área da região cinza é \dfrac{R+S}{2}.

11. Aqui, usaremos [XYZ] para denotar a medida da área de um triângulo XYZ qualquer e utilizaremos a ideia de razão entre áreas exposta no início desse artigo.

Se AB=\dfrac{AD}{3}, então [ABE]=\dfrac{[ADE]}{3}=\dfrac{18}{3}=6~cm^2. Temos também que F é ponto médio de BE, ou seja, [AFE]=\dfrac{[ABE]}{2}=\dfrac{6}{2}=3~cm^2.

12.  A figura abaixo lado é um recorte da figura do enunciado, apresentando, em destaque, os setores dos dois círculos, correspondendo a um quarto do círculo maior, e as regiões a, b e c. Observe que dividimos a região a em duas partes de mesma área, indicadas por a/2. Vamos denotar o raio do círculo menor por r. Segue do Teorema de Pitágoras que o raio do círculo maior é igual a r\sqrt2, conforme vemos na figura. Como os dois setores (um quarto do círculo maior e o menor em cinza da figura) são semelhantes com razão \dfrac{r\sqrt2}{r}, segue que razão entre as áreas dos setores é \dfrac{\dfrac{a}{2}+\dfrac{a}{2}+b+c}{c}=\left(\dfrac{r\sqrt2}{r} \right)^2=2.Portanto, a + b + c = 2c, ou seja, c = a+b.

13. O cálculo da área solicitada pode ser feito em duas etapas. Na primeira, consideramos a figura ABCD formada pela metade do quadrado cujo lado tem comprimento 2 (ou seja, o triângulo ACD) e um oitavo do círculo com centro C e raio CA. A medida de CA é 2\sqrt 2 , pois coincide com a diagonal do quadrado de lado 2. A área dessa figura é: \dfrac{4}{2}+\dfrac{1}{8}\cdot 8\pi=2+\pi.
Na segunda etapa, para calcular a área da região verde, observamos que ela pode ser obtida a partir da figura completa ABCD retirando um quarto do círculo com centro em D e raio DA, o qual mede 2. A área desse um quarto de círculo é \dfrac{1}{4}\cdot 4\pi=\pi.
Fazendo a diferença (2+\pi)-\pi=2, temos a área da região verde.

14.
(a) O triângulo E_1ED_1 é isósceles e tem a mesma área que o triângulo EDD_1, pois \overline {E_1E} = \overline {ED} e a altura relativa a essas bases é a mesma para cada triângulo. Assim, a área do triângulo E_1DD_1 é 1/6 da área do hexágono. O hexágono A_1B_1C_1D_1E_1F_1 é a reunião do hexágono inicial, cuja área é 1~cm^2, com seis triângulos equiláteros cuja soma das áreas é 1~cm^2, com seis triângulos isósceles cuja soma das áreas também é 1~cm^2, logo, sua área é 3~cm^2. Este resultado segue também observando-se que E_1D_1DF é um retângulo e, portanto, E_1D_1D tem mesma área que ED_1D.

(b) A cada etapa, a área do hexágono anterior será triplicada: a área do hexágono A_2B_2C_2D_2E_2F_2 será o triplo da área do hexágono A_1B_1C_1D_1E_1F_1, ou seja, 3^2~cm^2, a do hexágono seguinte, 3^3~cm^2, e a do hexágono A_5B_5C_5D_5E_5F_5, 3^5=243~cm^2.

15. Para achar a soma das áreas dos triângulos, basta calcular a área do paralelogramo ABCD e subtrair as áreas dos trapézios ABFE e CDFE. Seja h a altura do trapézio ABFE; sua área é então \dfrac{AB+EF}{2}h=3h~cm^2. Como a altura do paralelogramo ABCD é 4~cm, a altura do trapézio CDFE é 4-h e sua área é \dfrac{CD+EF}{2}(4-h)=12-3h~cm^2. A área do paralelogramo ABCD é 16~cm^2; a soma das áreas dos triângulos é então 16-(3h+12-3h)=4~cm^2.

16. Aqui, utilizaremos a notação [X] para denotar a área do polígono X.

Traçando o segmento AP, vemos perceba que, como os triângulos APQ e QCP possuem mesma altura, pela ideia de razões de áreas que expusemos na introdução do artigo, temos que \dfrac{[APQ]}{[QCP]}=\dfrac{[APQ]}{2}=\dfrac{AQ}{QC}.

Agora, como também os triângulos ABQ e BCQ possuem mesma altura, obtemos \dfrac{[ABQ]}{[BCQ]}=\dfrac{[ABQ]}{6}=\dfrac{AQ}{QC}.

Logo, \dfrac{[APQ]}{2}=\dfrac{[ABQ]}{6}\implies[APQ]=\dfrac{[ABQ]}{3}. Além disso, como AC é uma diagonal:

[ACD]=[ABC]\implies[APD]=[ACD]-[APQ]-[QCP]=[ABC]-\dfrac{[ABQ]}{3}-2=[ABQ]+6-\dfrac{[ABQ]}{3}-2\implies

\implies [APD]=\dfrac{2[ABQ]}{3}+4\implies [APD]=2\left(\dfrac{[ABQ]}{3}+2 \right).

Com isso, como [ACP]=[APQ]+2=\dfrac{[ABQ]}{3}+2\implies[APD]=2[ACP] e, como esses dois triângulos possuem mesma altura, concluímos que \dfrac{DP}{PC}=\dfrac{[APD]}{[ACP]}=2. Assim, como se pode ver na figura abaixo, a área [ADPE] é o dobro da área [PCBE], que por sua vez é o dobro da área [PCB]=[QCP]+[BCQ]=2+6=8, então

[PCBE]=2[PCB]=2\cdot8=16 e [ADPE]=2[PCBE]=2\cdot16=32, e finalizamos com [ABCD]=[ADPE]+[PCBE]=32+16=48.

17. Denotaremos [X] como a área do polígono X. Seja S' o ponto médio do segmento AS. Como \dfrac{AS'}{S'D}=\dfrac{AP}{PB}=\dfrac{1}{3}, pelo Teorema de Tales S'P\parallel DB\implies APS' é semelhante a ABD com razão \dfrac{1}{3} e portanto a razão entre as áreas é \left(\dfrac{1}{3} \right)^2=\dfrac{1}{9}. Como S' é ponto médio de AS e os triângulos AS'P e S'SP têm a mesma altura, [AS'P]=[S'SP] e [ASP] =\dfrac{1}{9}[ABD]+\dfrac{1}{9}[ABD]=\dfrac{2}{9}[ABD]. Analogamente [CRQ]=\dfrac{2}{9}[CDB]. Somando essas duas igualdades obtemos [ASP]+[CRQ]=\dfrac{2}{9}([ABD]+[CBD])=\dfrac{2}{9}[ABCD]=\dfrac{2}{9}, pois a área de ABCD é 1~cm^2. Analogamente [SDR]+[QBP]=\dfrac{2}{9}. Portanto [PQRS]=[ABCD]-([ASP]+[CRQ]+[SDR]+[QBP])=1-\dfrac{4}{9}=\dfrac{5}{9}.

18. Como a folha verde tem área igual a 54~cm^2, seus lados medem 8~cm, pois 8\times 8=64. A folha amarela tem 36~cm^2, logo seus lados medem 6~cm, já que 6\times 6=36. Assim, na figura, vemos que a distância entre os lados inferiores (e também entre as laterais do lado direito) dessas duas folhas é 8-6=2~cm. Como a distância do vértice da folha azul ao vértice inferior esquerdo da folha verde é de 3~cm, a distância entre a diagonal vertical da folha azul e o lado direito da folha amarela é 3-2=1~cm, conforme figura abaixo.
O mesmo ocorre com a diagonal horizontal da folha azul e o lado inferior da folha amarela. Assim, a parte da folha azul que cobre a folha amarela, é um pentágono que pode ser decomposto em quatro pedaços: um quadrado 1\times 1, dois trapézios iguais e um triângulo retângulo. A área do triângulo retângulo com dois lados de 3~cm é igual a 4,5~cm^2. Os dois trapézios azuis têm áreas iguais à área do triângulo retângulo menos a área de um triângulo retângulo com lados menores de 2~cm, ou seja, \dfrac{3\times 3}{2}- \dfrac{2\times 2}{2}=\dfrac{9}{4}- \dfrac{4}{2}=\dfrac{5}{2}=2,5~cm^2. A área do quadrado é 1\times 1=1~cm^2. Portanto, a área da parte da folha azul que cobre a folha amarela é igual a 4,5+2\times 2,5+1=10,5~cm^2. Consequentemente, a área da região amarela é igual a 36-10,5=25,5 cm^2.

19. De acordo com o enunciado, segue que BCFE e EFDA são dois paralelogramos congruentes, pois E e F são pontos médios dos lados AB e CD, respectivamente. Observemos que os triângulos EBF e DFH são congruentes, pois têm mesmos ângulos e EB = DF. Analogamente, os triângulos GEA e ECF também são congruentes. Agora, traçando-se a reta por E e F, como na figura, obtemos também que AGJE e HDFK são paralelogramos congruentes aos dois iniciais (BCFE e EFDA). Mais ainda, as diagonais determinam, em seus respectivos paralelogramos, quatro triângulos de mesma área, com dois pares de triângulos congruentes (em cada paralelogramo, os triângulos opostos pelo vértice são congruentes). Observe que o paralelogramo ABCD contém 8 desses triângulos e o triângulo GIH contém 9. Logo, a razão entre eles é igual a 9/8.

20. Denotaremos por [F] a área de uma figura F e por \sim a relação de semelhança de triângulos. Sejam b a medida da base do paralelogramo e h sua altura. Então:
[ABC]=24~cm^2 \Rightarrow b\cdot h=24~cm^2.
\triangle GCF \sim \triangle GDA \Rightarrow \dfrac{h_1}{h_2}=\dfrac{b/2}{b} \Rightarrow \dfrac{h_1}{h_2}=\dfrac{1}{2} \Rightarrow h_2=2h_1 \Rightarrow 3h_1=h \Rightarrow h_1=\dfrac{h}{3}.
Portanto, [GFC]=\dfrac{\dfrac{b}{2}\cdot \dfrac{h}{3}}{2}=\dfrac{b\cdot h}{12}=\dfrac{24}{12}=2~cm^2.
Da mesma forma, também podemos concluir que [AHE]=2~cm^2.
Vamos calcular agora [BEF], lembrando que triângulos semelhantes possuem áreas relacionadas com o quadrado da constante de proporcionalidade:
\triangle EBF \sim \triangle ABC \Rightarrow \dfrac{[EBF]}{[ABC]}=\left(\dfrac{b/2}{b} \right)^2=\left(\dfrac{1}{2} \right)^2=\dfrac{1}{4} \Rightarrow [EBF]=\dfrac{[ABC]}{4}=\dfrac{12}{4}=3~cm^2.
Agora vamos calcular a área do quadrilátero EFGH por diferença:
[EFGH]=[ABC]-[GFC]-[AEH]-[EBF]=12-2-2-3=5~cm^2.

Desafio. Antes de resolvermos o problema, é importante lembrarmos que a altura de um triângulo equilátero de lado l mede \dfrac{l\sqrt 3}{2} (verifique isso utilizando Teorema de Pitágoras), e consequentemente que sua área mede \dfrac{l\cdot \dfrac{l\sqrt 3}{2}}{2}=\dfrac{l^2\sqrt 3}{4}.

Vamos marcar os pontos E, F e G, interseção das perpendiculares por P aos lados AC, AB e BC, respectivamente. Agora, vamos calcular a área do triângulo ABC de duas maneiras diferentes:

[ABC] = [APB] + [APC] + [BPC] \Rightarrow \dfrac{l^2\sqrt 3}{4}=\dfrac{AB\cdot PF}{2}+\dfrac{AC\cdot PE}{2}+\dfrac{BC\cdot PG}{2} \Rightarrow \dfrac{l^2\sqrt 3}{4}=\dfrac{l\cdot PF}{2}+\dfrac{l\cdot PE}{2}+\dfrac{l\cdot PG}{2} \Rightarrow \dfrac{l^2\sqrt 3}{4}=\dfrac{l\cdot (PF+PE+PG)}{2} \Rightarrow
\dfrac{l\sqrt 3}{2}=PF+PE+PG

Portanto, a soma das distâncias de um ponto P interno a um triângulo de lado medindo l, é constante e igual a sua altura.

REFERÊNCIAS.

Site da Obmep: http://www.obmep.org.br/index.htm

Apostila do Portal da Matemática: https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material/8anbnrsumxog4.pdf