OBM 2015 - Nível 3 - P2

Problema 2

Seja S=\{1,2,3,...,6n\}, n>1. Encontre o maior valor de k para o qual a seguinte afirmação é verdadeira: todo subconjunto A de S com 4n elementos tem pelo menos k subconjuntos \{a,b\} com a<b e b múltiplo de a.

Solução de Jonatan de Lima:

Inicialmente, com A=\{2n+1,2n+2,...,6n\}, vamos tentar contar os pares \{a,b\}. Se a recebe um numero maior ou igual a 3n+1, então b\ge 6n+2>6n, e não podemos formar par. Se a recebe um número em [2n+1,3n], então a única possibilidade é b=2a, pois b\ge 3a\Rightarrow b\ge 6n+3>6n, um absurdo. Logo, há n pares e temos k\le n. Vamos mostrar que de fato tal cota é atingida para qualquer subconjunto A e que portanto k=n.

Tome A=\{a_1,a_2,...,a_{4n}\} com a_1<a_2<\cdots<a_{4n}. Escreva a_j=2^{m_j}\cdot I_j, onde m_j\in \mathbb{Z_{\ge 0}}I_j é um inteiro positivo ímpar. Veja que I_j pode assumir apenas 3n valores, e pelo Princípio da Casa dos Pombos, como |A|=4n, há pelo menos n pares \{a_i,a_j\} com o mesmo I. E no caso de a_i<a_j com I_i=I_j temos 2^{m_i}\cdot I_i=a_i< a_j=2^{m_j}\cdot I_i\Rightarrow m_i<m_j e logo a_i|a_j, obtendo os n pares requeridos.

Resposta: k=n.