OBM 2015 - Nível 3 -P6

Problema 6:

Seja ABC um triângulo escaleno e X, Y e Z pontos sobre as retas BC, CA, AB, respectivamente, tais que \angle AXB = \angle BYC = \angle CZA. Os circuncírculos de BXZ e CXY se cortam em P\neq X. Prove que P está sobre a circunferência cujo diâmetro tem extremidades no ortocentro H e no baricentro G de ABC.

Solução de Matheus Bezerra:

Defina, inicialmente, P_A como sendo o ponto no interior do triângulo ABC tal que \angle P_AAB=\angle CBP_A e \angle P_AAC=\angle BCP_A. Chamaremos P_A de Humpty Point relativo ao vértice A. Um primeiro fato importante é que o quadrilátero BCP_AH é cíclico. Para isso, basta ver que \angle BP_AC=180-\angle CBP_A-\angle BCP_A=180-(\angle P_AAB+\angle P_AAC)=180-\angle BAC e como também \angle BHC=180-\angle BAC (fato conhecido, tente demonstrar), então o resultado segue.Com isso, um segundo importante resultado será mostrar que P_A está sobre o círculo de diâmetro HG, o que equivale a mostrar que \angle HP_AG=90°. Para isso, pela definição do Humpty Point, perceba que (AP_AB) e (AP_AC) são tangentes à reta BC e que, portanto, se chamarmos de M a interseção entre AP_A e BC, M estará no eixo radical das duas circunferências citadas e, então, a potência de M em relação à estas duas nos indicará que MB^2=MC^2 e que portanto M é o ponto médio de BC, ou seja, P_A está sobre a mediana relativa ao lado BC. Dessa forma, sendo E o pé da altura de B no triângulo ABC, então teremos que \angle P_AAC=\angle P_AAE=\angle P_AHE, pois o quadrilátero BCP_AH é cíclico. Logo, temos que AEP_AH também é cíclico e portanto \angle HEA=\angle HP_AA=\angle HP_AG=90°, como queríamos. De modo análogo, definiremos P_B e P_C como sendo os outros dois Humpty Points do triângulo. satisfazendo propriedades análogas.

De posse desses fatos, defina agora T_A como sendo a interseção entre as retas BY e CZ. Provaremos que o T_A também pertence à circunferência (BCP_AH). Para isso, como \angle BHC=180-\angle BAC, basta provar que \angle CT_AB=\angle BAC, mas veja que isso decorre do fato de que, por \angle CZA=\angle BYC, termos que o quadrilátero T_AZYA cíclico, gerando que \angle ZT_AY=\angle ZAY=180-\angle BAC\Rightarrow \angle CT_AB=\angle BAC, como queríamos. De forma análoga, também podemos definir T_B e T_C, satisfazendo propriedades respectivas.

Mostremos então que o pentágono P_BXT_BZB é cíclico. Para isso, veja inicialmente que já sabemos que o quadrilátero BXT_BZ é cíclico usando a propriedade dada no eunciado, pois \angle AXB=\angle CZA. Então, basta provar que o quadrilátero BP_BXT_B é cíclico. Para tal, veja que por P_B ser Humpty Point, \angle P_BBC=\angle P_BBX=\angle ACP_B, e este ângulo é igual ao \angle AT_BP_B=\angle XT_BP_B, pois ACT_BP_B é cíclico, como vimos anteriormente. Portanto, segue o resultado.

Agora, perceba que como X, Y e Z estão respectivamente sobre as retas BC, CA e AB, então pelo teorema de Míquel, o ponto P também está sobre (AYZ). Ademais, usando Míquel também no triângulo BGC, perceba que os círculos (BP_BX), (CP_CX) e (GP_BP_C) concorrem, o que equivale a dizer que (BXZ), (CYX) e a circunferência de diâmetro HG concorrem, e como P é interseção de (BXZ) com (CYX), então o problema está resolvido \blacksquare