Problema 2
As bissetrizes internas dos ângulos e do triângulo se encontram no ponto . A reta paralela a que passa pelo ponto encontra a reta no ponto . A reta paralela a por encontra a reta no ponto . As retas e se encontram no ponto . Mostre que , e são colineares se, e somente se, .
Solução por Caio Hermano:
Se , então o triângulo é isósceles de base . Por construção, e são as bissetrizes dos ângulos e , respectivamente. Chame . Como e então (alternos internos), mas e é bissetriz, assim também é igual a e o quadrilátero será inscritível (). Da mesma forma, podemos afirmar que , já que e é bissetriz de , assim o quadrilátero também será inscritível e como três pontos formam uma circunferência única (neste caso, ) temos que são concíclicos.
Por fim, pela última informação , mas por definição, logo:
.
Provamos que o triângulo é isósceles de base , logo está na mediatriz de , que também é a bissetriz de , já que este triângulo também é isósceles. Logo, , e são colineares.
Agora resta mostrar que se , e são colineares, então, .
Observe o triângulo , como , pelo Teorema de Tales:
Agora observe o triângulo , como , novamente pelo Teorema de Tales:
Por fim, chame de o ponto que corta e utilize o teorema de Ceva no triângulo :
Pelos resultados anteriormente encontrados:
O ponto será ponto médio de . Para finalizar o problema basta aplicarmos o teorema da Bissetriz Interna relativa ao lado :
Mas .
Como queríamos demonstrar!