Problema 2
As bissetrizes internas dos ângulos AˆBC e AˆCB do triângulo ABC se encontram no ponto I. A reta paralela a BI que passa pelo ponto A encontra a reta CI no ponto D. A reta paralela a CI por A encontra a reta BI no ponto E. As retas BD e CE se encontram no ponto F. Mostre que F, A e I são colineares se, e somente se, AB=AC.
Solução por Caio Hermano:
Se AB=AC, então o triângulo ABC é isósceles de base BC. Por construção, BE e CD são as bissetrizes dos ângulos AˆBC e AˆCB, respectivamente. Chame AˆBC=AˆCB=2θ. Como AD//BE e AˆBE=θ então BˆAD=θ (alternos internos), mas AˆCB=2θ e CD é bissetriz, assim BˆCD também é igual a θ e o quadrilátero ADBC será inscritível (BˆAD=BˆCD=2θ). Da mesma forma, podemos afirmar que CˆAE=CˆBE=θ, já que AE//CD e BE é bissetriz de AˆBC, assim o quadrilátero AECB também será inscritível e como três pontos formam uma circunferência única (neste caso, A,B,C) temos que A,B,C,D,E são concíclicos.
Por fim, pela última informação DˆBE=DˆCE, mas EˆBC=DˆCB=θ por definição, logo:
DˆBE=DˆCE⇒DˆBE+EˆBC=DˆCE+DˆCB⇒DˆBC=EˆCB⇒FˆBC=FˆCB.
Provamos que o triângulo FBC é isósceles de base BC, logo F está na mediatriz de BC, que também é a bissetriz de ABC, já que este triângulo também é isósceles. Logo, F,A e I são colineares.
Agora resta mostrar que se F, A e I são colineares, então, AB=AC.
Observe o triângulo FIC, como IC//AE, pelo Teorema de Tales:
FAAI=FEEC
Agora observe o triângulo FIB, como IB//AD, novamente pelo Teorema de Tales:
FAAI=FDDB
Por fim, chame de N o ponto que AI corta BC e utilize o teorema de Ceva no triângulo FBC:
BNNC⋅ECFE⋅FDDB=1
Pelos resultados anteriormente encontrados:
BNNC⋅AIFA⋅FAAI=1⇒BNNC=1⇒BN=NC
O ponto N será ponto médio de BC. Para finalizar o problema basta aplicarmos o teorema da Bissetriz Interna relativa ao lado BC:
ABAC=BNNC
Mas BNNC=1⇒AB=AC.
Como queríamos demonstrar!