OBM 2016 - Nível 3 - P6

Problema 6: Seja ABCD um quadrilátero convexo, não circunscritível, sem lados paralelos. As retas AB e CD se cortam em E. Seja M\neq E a interseção dos circuncírculos de ADE$, BCE. As bissetrizes internas de ABCD determinam um quadrilátero convexo cíclico de circuncentro I, as bissetrizes externas de ABCD determinam um quadrilátero cíclico de centro J. Prove que I,J,M são colineares.

Solução:

Seja F a interseção de AD e BC e P,Q,R,S as interseções das bissetrizes externas de (A,B),(B,C),(C,D),(A,D)

Lema: J está na bissetriz do ângulo \angle BMD.

Prova: Primeiro, vejamos que M é o miquel de de ABCD por definição. Logo

\dfrac{MB}{MC}=\dfrac{MA}{MD}\implies MB\cdot MD=MA\cdot MC

Assim, façamos uma inversão de centro M de raio MB\cdot MD seguida por uma reflexão pela bissetriz de \angle BMD. Essa composição de transformações geométricas tem muitas propriedades legais! Assumimos o conhecimento do material de inversão do noic a partir daqui.

Veja que nessa extraversão B\leftrightarrow D e A\leftrightarrow C, pois

MA\cdot MC=MB\cdot MD \mbox{ e } \angle BMC=\angle AMD

\implies As bissetrizes de \angle BMD e AMC são as mesmas, além de E\leftrightarrow F, porque (MAD)\leftrightarrow BC e (MBC)\leftrightarrow AD

Sejam P',Q',R',S' as imagens de P,Q,R,S na extraversão e J^{\cdot} o centro de P'Q'R'S'. se provarmos que P' está na circunferência de PQRS conseguiremos provar o Lema, Pois, analogamente, poderemos provar que Q',R',S' estão na circunferência PQRS mas a reta \displaystyle \overleftrightarrow{MJ} vai para a reta \overleftrightarrow{MJ'}, que tem que ser isogonal à reta \overleftrightarrow{MJ}, mas, nesse caso J=J'\implies J está na bissetriz, pois a reta foi refletida e se manteve a mesma.

Veja que P' está na circunferência (CRD), pois

\angle DP'C=\angle MP'C-\angle MP'D\stackrel{(*)}=\angle MAP-\angle MBP

=(\angle MAF+\angle PAF)-(\angle MBF-\angle PBF=\angle PAF+\angle PBF+\underbrace{(\angle MAF-\angle MBF)}_{=0}=90^{\circ}-\dfrac{\angle AFB}2\stackrel{(*)}=\angle CRD

(O primeiro (*) é marcação de ângulo de inversão (Para lembrar, \angle MA'B'=\angle MBA e o segundo é porque \angle MAF,\angle MBF são ângulos de bissetriz.)

Vejamos também que P'\in(ESD), pois

\angle DP'E=\angle MP'D+\angle MP'E=\angle MBP+\angle MFP=

=(\angle PBA-\angle MBA)+(\angle MFA+\angle PFA)=\angle PFA+\angle PBA=90{^\circ}-\dfrac{\angle FAB}2\stackrel{(OPV)}=90-\dfrac{\angle DAE}2=180-\angle DSE

Pois \angle DSE=90+\dfrac{\angle DSE}2. Assim, P' tem que ser o ponto de miquel do quadrilátero SDCQ (Claramente, \overleftrightarrow{SQ} passa por E). Assim, finalmente, P'\in (SRQ).

Logo, nosso lema está provado e J está na bissetriz de \angle BMD. Analogamente, I também estará, então M-J-I como queríamos demonstrar!

\blacksquare