OBM 2017 - Nível 2 - P3

Problema 3.

Seja n>1 um inteiro e considere um tabuleiro n\times n, em que algumas das n^2 casas foram pintadas de preto, e as restantes foram pintadas de branco. Prove que é possível escolhermos uma das n^2 casas do tabuleiro, de modo que, ao removermos completamente a linha e a coluna que a contém, haja um número diferente de casas pretas e de casas brancas, dentre as (n-1)^2 casas restantes.

Solução:

Primeiramente, divida o problema em dois casos;
Caso 1: Se n for par
Note que (n-1)^2 será um número ímpar e consequentemente não podemos ter o números de casas brancas igual ao de casas pretas.
Caso 2: Se n for ímpar
Denote por x_1 e x_2 a quantidade inicial de casas brancas e pretas, respectivamente. Assuma, sem perdas, que x_1>x_2, provaremos que existe uma casa que, após aplicarmos a operação(remoção), haverá mais casas brancas do que pretas.
Para cada 1\leq i,j\leq n, defina h(i,j) como sendo o número de casas brancas obtidas após a remoção da linha i e coluna j. Assim, teremos que:
\sum_{1\leq i,j\leq n} h(i,j) =(n-1)^2x_1, pois no somatório, cada casa branca no tabuleiro está sendo contada (n-1)^2 vezes. Portanto, temos que:
\sum_{1\leq i,j\leq n} h(i,j) =(n-1)^2x_1>\frac{(n-1)^2n^2}{2} e como o somátorio possui n^2 inteiros não-negativos, pelo Princípio das Casas dos Pombos(PCP), há algum par (i,j), tal que h(i,j)\geq \frac{(n-1)^2}{2}+1, logo o resultado segue.