OBM 2017 - Nível 2 - P5

Problema 5.

No triângulo ABC, com AB\neq AC, seja I seu incentro. Os pontos P e Q são definidos como os pontos onde o circuncírculo do triângulo BIC intersecta novamente as retas AB e AC, respectivamente. Seja D o ponto de interseção de AI e BC.
a) Prove que P, Q e D são colineares;
b) Sendo T, diferente de P, o ponto de encontro dos circuncírculos dos triângulos PDB e QDC, prove que T
está no circuncíırculo do triângulo ABC.

Solução:
a) Suponha, sem perdas, que AC data-recalc-dims=AB" />, seja N=PC\cap AI, note que como AI e BI são bissetrizes dos ângulos \angle QAB e \angle ABD, temos que \angle QAI=\angle IAB, \angle ABI=\angle IBD= \angle IQA, pois BIQC é ciclico.
Logo os triângulos ABI e AIQ são congruentes(LAA), portanto, AQ=AB e BI=IQ, analogamente conseguimos que os triângulos AIC e AIP são congruentes(LAA) obtendo AC=AP e consequentemente CQ=BP. Logo PN=NC(bissetriz de triângulo isósceles) e como:
\frac{PN}{NC}\times \frac{CQ}{QA}\times \frac{AB}{BP}=1, pela Recíproca do Teorema de Ceva(Triângulo APC), as retas AI, BC, PQ são concorrentes e portanto P, Q, D são colineares.
b) Como os quadriláteros TDQC e TDBP são ciclicos e P, D, Q são colineares, temos \angle TCA= \angle PDT=\angle PBT e portanto o quadrilátero ABTC é cíclico.