OBM 2017 - Nível 3 - P5

Problema 5

No triângulo ABC, seja r_A a reta que passa pelo ponto médio de BC e é perpendicular à bissetriz interna de \measuredangle BAC. Defina r_B e r_C da mesma forma. Sejam H e I o ortocentro e o incentro de ABC, respectivamente. Suponha que as três retas r_A, r_B, r_C definam um triângulo. Prove que o circuncentro desse triângulo é o ponto médio de HI.

Solução de Caio Hermano:

Considere X=r_B\cap r_C, Y=r_C\cap r_A, Z=r_A\cap r_B os vértices do triângulo formado pelas 3 retas r_A,r_B,r_C, O o circuncentro do \Delta XYZ e D,E,F os pontos médios dos arcos BC, CA,AB que não contém os vértices A,B,C, respectivamente. Queremos provar que O é o ponto médio do segmento HI.

Esse problema possui um enunciado que lembra muitas outras questões de geometria que são resolvidas a partir de uma poderosa técnica conhecida por homotetia.  Agora nos resta decidir: Quem é o centro da homotetia que devemos usar?

Vejamos os lados de \Delta XYZ são perpendiculares as bissetrizes internas do \Delta ABC, outros triângulos com essa propriedade são os triângulos formados pelos pontos médios dos arcos, pontos de contato do incírculo e os ex-incentros relativos aos três vértices do triângulo. Contudo, o que mais se relaciona com os pontos médios dos lados é o \Delta DEF. Além disso, queremos provar que HI=2HO, então tomar H como centro parece uma boa opção.

Tome A' a imagem de H a partir de uma reflexão pelo ponto M, veja que: \angle BA'C = \angle BHC = 180 -\angle BAC e \angle ACA'=\angle ACB +\angle BCA'=\angle ACB+\angle CBH = 90. Assim, A' \in (ABC) e AA' é um diâmetro da circunferência.
Temos que: r_A\perp AD,A'D\perp AD \Rightarrow r_A \| A'D e HA'=2HM.

Considere a homotetia \phi de centro H e razão 2. Obtemos, então, que: \phi (M)=A' \Rightarrow \phi (r_A)=A'D pois homotetias levam retas em outras retas paralelas às primeiras. Analogamente, \phi (r_b)=B'E,\phi (r_C)=C'F, em que B' e C' são definidos de forma análoga ao ponto A'.

Daí, o triângulo \Delta XYZ cujos lados têm como retas suporte r_A,r_B,r_C é levado no triângulo cujos lados têm como retas suporte A'D,B'E,C'F, digamos \Delta X'Y'Z'.

Observe ainda que: DE\| X'Y', DF\| X'Z' \Rightarrow X'EDF é um paralelogramo \Rightarrow X'D passa pelo ponto médio de EF. Mas, EF\| Y'Z' \Rightarrow X'D também passa pelo ponto médio de Y'Z' \Rightarrow D é o ponto médio de Y'Z'. Analogamente, E e F são os pontos médios de X'Z' e X'Z', respectivamente. Entretanto, ID\perp Y'Z',IE\perp X'Z',IF\perp X'Y' \Rightarrow I é o encontro das mediatrizes dos lados de \Delta X'Y'Z'.

Logo, I é o circuncentro do triângulo \Delta X'Y'Z' e como \phi (XYZ) =X'Y'Z', o circuncentro de \Delta XYZ será levado em I, o que implica que \phi (O) = I \Rightarrow \frac{HI}{HO}=2 \Rightarrow O é o ponto médio de HI.

Portanto, o circuncentro do triângulo formado pelas retas r_A,r_B,r_C é o ponto médio do segmento HI.