Problema 1
Um cubo e formado por cubinhos unitarios e tem, inicialmente, um cubinho vermelho em somente um de seus vertices. Numeramos esse cubinho com o número 1. A cada dia a partir do dia 2, os cubinhos vizinhos (cubinhos com faces comuns) a cubinhos vermelhos tambem ficam vermelhos e são numerados com o número do dia.
Por exemplo, o cubo acima, no primeiro dia, tem um cubinho vermelho com o numero 1, no segundo dia tem quatro cubinhos vermelhos, um com o numero 1 e três com o número 2, no terceiro dia tem sete, um cubinho com o numero 1, três com o número 2 e três com o número 3, e somente no quarto dia terá todos os seus cubinhos na cor vermelha. Para representar a numeração final podemos usar tabuleiros representando cada uma das camadas do cubo vistas de frente. Por exemplo, para o cubo acima temos as seguintes camadas:
a) Na figura a seguir temos as quatro camadas do cubo e os cubos numerados com 1 e 2. Copie esses 4 tabuleiros no caderno de respostas e preencha os numeros de cada cubinho
b) Em um cubo , quantos cubinhos são numerados com 7? E quantos são numerados com 13?
c) Em um cubo , qual o número que aparece mais vezes na numeração dos cubinhos? (Se houver mais de um número que aparece o maior número de vezes liste todos.)
Solução de João Linhares:
a)
b) Vamos definir como a quantidade de cubinhos numerados com num cubo
Definimos também como o conjunto de cubinhos numerados com na -ésima camada de um cubo .
Tome coordenadas para o cubo sendo o cubinho numerado com 1 o cubinho (0,0,0) e com as coordenadas crescendo conforme o lado do cubo
Assim temos que
Lema 1: Se um cubinho tem coordenadas , com , ele será numerado com
Prova: Primeiramente note que se um cubinho tem coordenadas e é numerado com isso implica que os cubinhos , e serão numerados com . Assim, se a condição vale para esse cubo então, , e . Logo, como o lema vale para , então por indução, o lema é verdadeiro.
Assim temos que
E que forma uma diagonal ao longo da camada
Porém é uma diagonal acima de , logo caso for uma diagonal abaixo da maior possível (tamanho ), ou caso for a diagonal maior ou uma diagonal acima da maior e .
Assim
E
c)
Vimos que os números iguais que aparececem em uma tabela formam sempre uma diagonal. Perceba que possuímos um total de números pois esse é o tempo levado para cobrir o quadradinho oposto ao inicial (lembre que este quadradinho é (2017,2017,2017)). Temos um total de diagonais. Seja n um inteiro qualquer de a . Perceba vai aparecer (considerando todas as tabelas) em no máximo 2018 diagonais consecutivas do tabuleiro das diagonais possíveis. Assim, os que aparecerão mais vez são os que estão no conjunto de diagonais consecutivas com maior número de quadradinhos nelas. Isto é obtido tomando-se a diagonal principal, para um lado e para o outro. Assim, temos 2 possíveis máximos alternando qual lado tem diagonais.
Calculemos o primeio valor em que existem diagonais antes da principal na tabela com o número n (consideramos as diagonais da esquerda para direita);
Nesse caso, a 1009° tabela tem sua diagonal principal preenchida com esse número. Como o número da principal da primeira tabela é 2018 e ele aumenta de um em um, temos que este valor será
O outro é este +1 pois ele será ta que a 1010° tabela tem sua diagonal principal preenchida com esse número. Respostas: .
Abaixo, está uma explicação mais formal para o porquê do máximo ocorrer nestes casos:
Como , para maximizar isso, temos que e como a sequência de é definida por , basta encontrar para maximizar
Note que a maior coordenada possível para um cubinho na primeira camada é logo para temos que
Note que para , pois o máximo valor de é e está acima da maior diagonal sempre diminui.
Assim, o que procuramos pertence ao intervalo
Vamos chamar de , assim temos que
Vamos calcular , como existem exatamente termos na soma de e de a existem termos, sabemos que faltam termos, logo
Porém,
Portanto,
Porém, fazendo temos que e são os máximos, porque depois disso fica negativo pois vai diminuindo.
Mas note que a diferença de e , é a diferença de e , pois para cada valor que excede , diminui 1 sendo o inicial , logo
Portanto para :
Logo para ou , é máximo.