OBM 2018 - Nível 2 - P6

PROBLEMA 6.

Para todo inteiro positivo n definimos s(n) como a soma dos dígitos de n. Determine todos os pares (a, b) de inteiros positivos para os quais a expressão abaixo assume um numero finito de valores ao variar n nos inteiros positivos:

s(an + b)-s(n)

SOLUÇÃO.

Observe que o número:  L=aa...aa00...0 obtido justapondo vários a e vários zeros no fim é múltiplo de a. Em especial, se são m letras a, j zeros e a possui k algarismos então:

\frac{L}{a} = (10^{(m-1)k} + 10^{(m-2)k} + ... + 10^{k}+ 1)10^j.

Sendo d a quantidade de dígitos de b, tomando-se j>d:

an+b = aa..aa00...0b com m letras a e alguns zeros.

s(an + b) = m s(a) + s(b) e s(n) = m pois n é soma de m potências de 10 vezes uma potência de 10. Então s(an+b) - s(n) = (s(a)-1)m + s(b) que explode facilmente quando s(a)>1 e m varia nos inteiros.

Logo, basta analisar quando s(a) =1 isto é a = 10^t.

Bem, se  b<a então é claro que an+b = n00...0b já que a é potência de 10. Então sua soma dos algarismos é s(n) + s(b) e assim, a diferença com s(n) é sempre s(b).Enão esses pares satisfazem o enunciado. Para fechar, mostremos que quando b \ge 10^t=a , então o par não cumpre o enunciado.

Sejam os d dígitos de b os seguintes: b_db_{d-1}...b_2b_1 onde, por hipótese, d é maior que t. Considere o número n = 99...9(9-b_d)(9-b_{d-1})...(9-b_{t+2})(10-b_{t+1}) onde há m noves. Agora, s(an+b) = 1 + b_t +...+b_1. Agora, é fácil se convencer de que s(an+b) - s(n) vai pra menos infinito quando m varia nos inteiros positivos e assim, acabamos.

Resposta: todos pares (10^t,b) onde b<10^t.