OBM 2019 - Nível 3 - P1

Problema 1

Sejam \omega_1 e \omega_2 duas circunferências de centros C_1 e C_2, respectivamente, que se cortam em dois pontos P e Q. Suponha que a circunferência circunscrita ao triângulo PC_1C_2 intersecte \omega_1 novamente em A\neq P e \omega_2 em B\neq P. Suponha ainda que Q está no interior do triângulo PAB. Demonstre que Q é o incentro do triângulo PAB.

Solução de Jonatan de Lima:

Seja I o incentro de \triangle{PC_1C_2}. Vamos demonstrar certas propriedades a respeito de I e concluir que este é igual a Q. Começaremos com um lema:

Lema: Seja ABC um triângulo com incentro I. Se D=AI\cap (ABC), com D\neq A. Então DI=DB=DC.

Note que, sendo \angle{BAC}=2\alpha, \angle{ABC}=2\beta e \angle{ACB}=2\gamma, por arco inscrito segue \angle{DBC}=\angle{DAC}=\alpha=\angle{DAB}=\angle{DCB}\Rightarrow DB=DC. Além disso, por ângulo externo, \angle{BID}=\alpha+\beta=\angle{IBD}\Rightarrow DI=DB, concluindo que DI=DB=DC.

Voltando ao problema:

 

Temos que C_1 é ponto médio de \stackrel{\frown}{AP} de \omega_1, logo, pelo lema C_1I=C_1A=C_1P\Rightarrow I\in \omega_1. Analogamente, C_2I=C_2B=C_2P\Rightarrow I\in \omega_2 e portanto I=\omega_1\cap \omega_2 \Rightarrow I=Q, como queríamos.