OBM 2022 - Nível 3 - P1

Problema 1:

Um jogo para uma pessoa tem as seguintes regras: inicialmente há dez pilhas, com 1,2,3,...,10 pedras, respectivamente. Uma jogada consiste em fazer uma das duas seguintes operações:

(i) escolher duas pilhas, cada uma com pelo menos duas pedras, juntá-las e depois adicionar mais duas pedras à nova pilha;

(ii) escolher uma pilha com pelo menos quatro pedras, tirar duas pilhas dela e separá-la em duas pilhas de quantidades de pedras positivas escolhidas pelo jogador.

O jogo continua até não ser mais possível fazer uma operação.

Mostre que o número de pilhas com apenas uma pedra ao final do jogo é sempre o mesmo, independentemente de como se realizam as jogadas.

Solução (por Matheus Alencar):

Seja x_i o número de pedras em todas as pilhas juntas após i jogadas e y_i o número de pilhas após i jogadas. Afirmo que 2y_k+x_k é invariante de acordo com as jogadas feitas.

Prova: Veja que y_k na jogada (i) diminui em 1 e x_k aumenta em 2, já na jogada (ii), y_k aumenta em 1 e x_k diminui em 2. Assim,

2y_{k+1}+x_{k+1}=2(y_k+1)+(x_k-2) ou 2(y_k-1)+(x_k+2). Em ambos os casos temos

2y_k+x_k=2y_{k+1}+x_{k+1}

Além disso, veja que numa possível posição final temos no máximo uma pilha com mais de uma pedra (se não seria possível fazer a jogada (i)) e nenhuma pilha com \ge 4 pedras (se não seria possível fazer a jogada (ii)). Logo, se após n jogadas chegamos numa posição final:

\implies 2y_n+x_n =2y_0+x_0

veja que x_n=y_n+r, onde r\in\{0,1,2\} é o o número de pedras a mais da única pilha com mais de uma pedra.

\implies 3y_n+r=2y_0+x_0

Pelo Algoritmo da divisão, só existe um jeito de dividir 2y_0+x_0 dessa forma. Assim, independente de que jogadas fazemos, a posição final é fixa. logo, y_n= número de pilhas é fixo

Nota: Se quisessemos achar o número de pilhas no final também seria possível por esse argumento, basta calcular 2y_0+x_0!

 

Solução alternativa (por Luca Zanardi):

Note que, na operação (i), a quantidade de pilhas diminui em 1 e a quantidade de pedras aumenta em 2. Por outro lado, em (ii), a quantidade de pedras aumenta em 2 e a de pilhas aumenta em 1. Assim, considere a "energia" do jogo como sendo: E_i = 2\cdot p + r (E_i é a energia após o i-ésimo movimento, p a quantidade de pilhas e r a quantidade de pedras (rochas)). Note que a energia no sistema nunca será mudada, pois, a cada operação, E_{i+1} = 2\cdot (p - 1) + r + 2 = 2\cdot p + r = E_i, ou E_{i+1} = 2\cdot (p + 1) + r - 2 = 2\cdot p + r = E_i. Logo, a energia inicial será a mesma da final.

Porém, note que E_0 (a energia inicial) = 2\cdot 10 + 55 = 75.

Considere agora X_i a quantidade de pilhas com i pedras no final do jogo.

Perceba que, quando não se é possível fazer uma operação, (ii) não pode ser realizado, então X_i = 0 \ \forall \ i \geq 4.
(i) também não pode ser realizado, e então há no máximo uma pilha com 2 ou 3 pedras.

Dessa forma, X_2 + X_3 \leq 1 \implies (X_2, X_3) = (0, 0); (1, 0); ou (0, 1).

Daí, como a energia se conserva, a energia final = E_f = E_0 = 75. Então...

Caso 1: (X_2, X_3) = (0, 0):

Teremos que E_f = 2\cdot (X_1) + X_1 = 75 \implies X_1 = 25.

Caso 2: (X_2, X_3) = (1, 0):

Teremos que E_f = 2\cdot (X_1 + 1) + X_1 + 2 = 75 \implies X_1 = 71/3 \notin \mathbb{Z}.

Caso 3: (X_2, X_3) = (0, 1):

Teremos que E_f = 2\cdot (X_1 + 1) + X_1 + 3 = 75 \implies X_1 = 70/3 \notin \mathbb{Z}.

Assim, o único caso possível é o caso 1, donde temos que X_1 = 25, independentemente dos movimentos, como queríamos demonstrar.