Aula 03 - Propriedades da matéria

Aula de Fernando Garcia

Propriedades da matéria

Para continuarmos a entender mais profundamente a matéria e suas transformações, devemos ver algumas das suas principais propriedades. Elas vão nos ajudar a definir melhor o que seria nossa grandiosa matéria. Além disso, conhecê-las vai nos auxiliar em diversos processos físicos e químicos que as usam como preceito para que o processo exista. Podemos dividir essas propriedades em dois grupos: Propriedades gerais da matéria e propriedades específicas.

Propriedades gerais da matéria

Como o nome já sugere, essas propriedades são aquelas que são comuns entre todo tipo de matéria. Alguns exemplos de suma importância são as seguintes propriedades:

  • Massa - Tem a ver com a quantidade de matéria que está presente em um corpo.
  • Volume - É a quantidade de espaço ocupado por um corpo que possui massa.
  • Extensão  - Define que toda matéria deve ocupar lugar no espaço, ou seja, tem que possuir volume.
  • Inércia - Propriedade que diz que um corpo tende a permanecer no estado em que se encontra (repouso/movimento). Isso ocorre principalmente pelo fato de que matéria tem massa. 
  • Impenetrabilidade - Basicamente pode ser definida pela famosa frase que diz: “Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo”.
  • Compressibilidade - Diz que quando um corpo constituído de matéria é submetido a altas pressões ele tem seu volume reduzido.
  • Elasticidade - Capacidade da matéria em retornar ao seu volume inicial quando retirada a pressão que causa sua compressão ou expansão.
  • Divisibilidade - Propriedade que define que podemos dividir pedaços de matéria em porções menores.
  • Indestrutibilidade - Essa é outra propriedade que pode ser definida em uma frase bastante conhecida: “Nada se cria, nada se perde, mas tudo se transforma.” Desse modo, não se pode criar matéria, ou destruí-la, apenas transformá-la.
  • Porosidade - Todo corpo composto de matéria possui poros.
  • Descontinuidade - Há espaços vazios na estrutura atômica da matéria.

Esses são alguns exemplos de propriedades comuns a todo tipo de matéria que conhecemos. Existem algumas outras que não foram citadas aqui, contudo, sabendo essas citadas aqui já está de belíssimo tamanho. 

Propriedades específicas da matéria

As propriedades específicas se subdividem em 3 grandes grupos: Propriedades organolépticas, propriedades químicas e propriedades físicas. Todas elas são consideradas específicas pois a partir das informações que elas nos fornecem, podemos identificar substâncias específicas. Desse modo, cada substância e elementos, têm propriedades em diferentes graus ou totalmente diferentes entre si. 

Propriedades organolépticas

Basicamente engloba todas as propriedades de substâncias que têm a ver com os nossos sentidos como seres vivos. Desse modo, alguns exemplos de propriedades organolépticas são: Sabor, cor, brilho e cheiro. 

Propriedades químicas

São o grupo de propriedades que estão intimamente relacionadas com como a matéria analisada em questão reage. Por isso varia totalmente de substância para substância, haja visto que fatores de ligação e de átomos envolvidos em uma reação é fundamental para o modo em que certa espécie vai reagir. Algumas propriedades químicas, que várias de substância para substância, são: 

  • Combustibilidade - Capacidade de entrar em ignição.
  • Reatividade com substâncias diversas - Tem a ver com como certa substância reage com outra. Isso varia de espécie para espécie.
  • Radioatividade - Ocorre quando a espécie química emite algum tipo de partícula proveniente do núcleo de algum átomo em sua composição.
  • Capacidade oxidativa - Basicamente o quão bom oxidante certa substância é.
  • NOX preferidos - Como o nome já diz, são os NOX mais usados por certo elemento em compostos variados.
  • Poder de corrosão - Tem bastante a ver com as propriedades de poder oxidativo e reatividade. Geralmente associado à qual bem certa substância consegue corroer diversos tipos de metais.
  • Efervescência - Capacidade de reagir com água liberando gases.

Um adendo legal que pode ser feito é sobre a propriedade química de ser explosivo. Para uma espécie química ser classificada desse modo, ela deve sofrer alguma reação extremamente exotérmica, com produção de gases e bastante rápida. Isso caracteriza um explosivo. Um exemplo é o querido 1,3,5-trinitrotolueno, vulgarmente conhecido na sociedade (e no minecraft) como TNT.

Propriedades físicas

São certas propriedades que, para cada substância diferente, atribuímos um valor numérico, único e constante. Por isso podemos diferenciá-la por essas propriedades. Vale notar que, como são propriedades físicas elas estão totalmente ligadas a características e fenômenos físicos das substâncias. Imagino que você já saiba o que a maioria é, logo elas são: Dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, tenacidade (resistência a impactos), ductilidade (capacidade de ser transformado em fios), maleabilidade, solubilidade em diversos solventes, tensão superficial, índice de refração e viscosidade. 

Conclusão

Agora, você tem uma bela noção de quais são as principais propriedades da matéria. A seguir, nosso estudo se baseará nessas propriedades tanto para reações quanto para processos físicos que estudaremos. Não esqueça de fazer exercícios e bons estudos!