Escrito por Artur Galiza
Introdução
Os cátions desse grupo são divididos em dois grupos IIA e IIB com base em sua solubilidade em polissulfeto de amônio . O grupo IIA consiste em mercúrio (II) , chumbo (II) (mesmo sendo do grupo 1, traços de chumbo podem estar presentere), bismuto (III) , cobre (II) , cádmio (II) e são insolúveis em polissulfeto de amônio. O grupo IIB consiste em arsênio (III) , arsênio (V) , antimônio (III) , antimônio (V) , estanho (II) e estanho (IV) e são solúveis em polissulfeto de amônio.
A separação dos grupos IIA e IIB
Após precipitar os cátions do grupo 2 com sulfetos em meio ácido, você coloca o filtrado em um tubo de ensaio e aqueça até quase ferver e, em seguida, passe gás sob pressão em excesso (30 segundos a 1 minuto). Se os cátions do segundo grupo estiverem presentes, você obterá um precipitado colorido de sulfetos.
Precipitado preto: Sulfeto de mercúrio (II) HgS, sulfeto de chumbo (II) PbS, sulfeto de cobre (II) CuS.
Precipitado marrom: Sulfeto de bismuto(III) , sulfeto de estanho(II) SnS.
Precipitado amarelo: Sulfeto de cádmio(II) CdS, sulfeto de arsênio(III) , sulfeto de arsênio(V) , sulfeto de estanho(IV) .
Precipitado laranja: Sulfeto de antimônio (III) , sulfeto de antimônio (V) .
Filtre o precipitado e lave com ácido clorídrico diluído HCl. O precipitado pode conter cátions IIA ou IIB ou ambos os cátions. Para diferenciá-los, adicione um excesso de (5 ml) de solução amarela de polissulfeto de amônio e aqueça a 50-60°C por 3-4 minutos com agitação constante. Os sulfetos do subgrupo IIA (subgrupo Cu) são insolúveis em , enquanto os sulfetos do subgrupo IIB (subgrupo As) se dissolvem nele formando tiossais. Primeiro, testaremos o grupo IIA no precipitado e preservaremos o filtrado para o teste do grupo IIB.
O grupo IIA
Lave o precipitado com um pequeno volume de solução diluída (1+100 ml de água) de sulfeto de amônio e, em seguida, com solução de nitrato de amônio a 0,02 e rejeite todas as lavagens.
Entre os sulfetos de Cu do subgrupo IIA, o sulfeto de mercúrio (II) HgS é o sulfeto menos solúvel, ou pode-se dizer que seu produto de solubilidade é menor do que os outros. Ele é insolúvel em ácido nítrico e água.
caracterização dos componentes
Hg II
Teste de confirmação para Hg(II): Dissolver o precipitado HgS em água régia. Forma-se cloreto de mercúrio (II), que é solúvel.
Divida essa solução em 3 partes.
Parte 1: Adicione uma solução de cloreto de estanho(II) . Forma-se um precipitado branco e sedoso de cloreto de mercúrio(I) .
Esse é um exemplo de reação de oxidação-redução. Onde o Hg(II) é reduzido a Hg(I) e o Sn(II) é oxidado a Sn(IV). Se mais SnCl2 for adicionado, o precipitado branco se transforma em preto porque o Hg(I) é reduzido ainda mais a Hg(0) metálico.
Parte 2: Adicione uma solução de hidróxido de sódio NaOH em pequena quantidade, será obtido um precipitado vermelho-amarronzado e, ao adicionar mais NaOH, será obtido um precipitado amarelo de óxido de mercúrio(II) HgO.
Essa reação é a característica dos íons de mercúrio(II). Você pode usá-la para diferenciar o Hg(II) do Hg(I).
Parte 3: Adicione lentamente a solução de iodeto de potássio KI, formando um precipitado vermelho de iodeto de mercúrio (II).
Ao adicionar mais KI, o precipitado será dissolvido pela formação do íon tetraiodomercurato(II) incolor.
Pegue o filtrado, ele pode conter nitratos de outros cátions do grupo IIA, Pb(II), Bi(III), Cu(II), Cd(II). Primeiro, vamos separar o chumbo Pb(II). Teste uma pequena porção do filtrado e adicione ácido sulfúrico diluído e álcool. Se for obtido um precipitado branco de sulfato de chumbo (menos solúvel na presença de álcool), pegue o filtrado restante e adicione ácido sulfúrico 1M . Concentre em uma capela de fumaça até que apareçam fumaças brancas devido à decomposição do ácido sulfúrico. Deixe esfriar e adicione 10 ml de água, mexa e deixe assentar. Será obtido um precipitado branco de sulfato de chumbo . Filtre o precipitado e mantenha o filtrado para testar outros cátions.
Confirmação Pb II
Ao precipitado de sulfato de chumbo , adicione 2 ml de solução de acetato de amônio 6M ; o precipitado será dissolvido pela formação do íon tetraacetoplumbato (II).
Adicione algumas gotas de ácido acético 2M e, em seguida, uma solução 0,1M de cromato de potássio $K_{2}CrO_{4}$, e será obtido um precipitado amarelo de cromato de chumbo .
O filtrado pode conter nitratos ou sulfatos de Bi(III), Cu(II) e Cd(II). Adicione solução de amônia concentrada em excesso. Cobre e Cádmio complexam com amônia e formam sais solúveis, mas apenas o sal de bismuto é insolúvel em excesso de amônia. Você obterá um precipitado branco de sal básico de bismuto.
Identificação do Bi III
Dissolva o precipitado em um pequeno volume de ácido clorídrico diluído HCl e despeje em tetrahidroxestanato de sódio (II) frio recém-preparado (2 ml de cloreto de estanho (II) 0,25M e 2 ml de hidróxido de sódio 2M). Será obtido um precipitado preto de bismuto metálico.
O hidróxido de sódio presente no reagente reage primeiro com o Bi(III) e, em seguida, o íon tetrahidroxestanato(II) reduz o Bi(III) a Bi(0) metálico.
Pegue o filtrado, que pode conter tetraminocuprato (II) e tetraminocadmiato (II). Se ele tiver uma coloração azul profunda, então a cor azul se deve à presença de Cu(II). Caso contrário, teste-o para Cd(II). Divida o filtrado em duas partes para testar o Cu(II) e o Cd(II) separadamente.
Identificação do Cu II
Teste de confirmação para Cu(II): pegue a primeira parte e acidifique-a com ácido acético diluído e adicione solução de hexacianoferrato(II) de potássio . Será obtido um precipitado marrom avermelhado de hexacianoferrato de cobre (II).
Identificação do Cd II
Teste de confirmação para Cd(II): Pegue a segunda parte e adicione solução de cianeto de potássio KCN, gota a gota, até que a cor desapareça e, em seguida, adicione mais 1 ml. Passe gás de sulfeto de hidrogênio por 30 segundos. Será obtido um precipitado amarelo de CdS.
Quando adicionamos KCN, forma-se um precipitado branco de cianeto de cádmio que se dissolve em excesso de reagente, formando o íon tetracianocadmiato(II).
Esse é um íon complexo incolor que produz um precipitado de sulfeto de cádmio CdS de cor amarela ao passar gás $#H_{2}S#$.
Grupo IIB
Separamos os cátions do grupo IIB dos cátions IIA usando uma solução amarela de polissulfeto de amônio , que dissolve os cátions IIB. Ao fazer isso, obtivemos os cátions na forma de filtrado. No filtrado, os cátions estão na forma de tiossais e, para análise posterior, temos de dissociar os sais, remover o excesso de enxofre e reprecipitar os cátions.
Como reprecipitar os cátions IIB: Adicione ácido clorídrico HCl ao filtrado até que ele se torne ligeiramente ácido (teste com papel de tornassol, o ácido torna o tornassol azul em vermelho) e, em seguida, aqueça-o e mexa por 1 a 2 minutos. Ele dissocia os tiossais e precipita o excesso de enxofre na forma de um precipitado fino branco ou amarelo. Se for obtido um precipitado coloidal amarelo ou laranja, ele pode conter e enxofre S. Lave o precipitado com um pouco de água com sulfeto de hidrogênio e rejeite a lavagem.
Caraterização dos componentes
Identificação do As
Separação de arsênio: Os sulfetos de arsênio são insolúveis em ácido clorídrico concentrado HCl, enquanto os sulfetos de antimônio e estanho são solúveis nesse ácido, formando cloretos. Transfira o precipitado para um frasco cônico e adicione 5-10 ml de ácido clorídrico concentrado HCl e, em seguida, coloque um funil na boca do frasco. Ferva suavemente por 5 minutos. Os sulfetos de antimônio e estanho se dissolverão e você obterá o sulfeto de arsênio como resíduo. Para reprecipitá-lo, adicione 2-3 ml de água e passe gás sulfídrico por 1 minuto. Mantenha o filtrado para testar o antimônio e o estanho.
Testes para arsênio: O arsênio é encontrado em dois estados: As(III) e As(V). Em meio fortemente ácido, o As(III) é estável e, em meio fortemente alcalino, predomina o As(V). O As(V) existe em soluções como íon .
Dissolva o precipitado em 3-4 ml de solução morna de amônia . Adicione 3-4 ml de solução de peróxido de hidrogênio a 0,03 e aqueça por alguns minutos, pois isso oxida o arsenito As(III) em arsenato As(V). Adicione 1-2 ml de reagente de nitrato de magnésio (uma solução de e um pouco de ). Obtém-se um precipitado branco de Arsenato de magnésio e amônio .
Filtre esse precipitado branco e adicione 1 ml de solução de nitrato de prata contendo 6-7 gotas de ácido acético 2M. Forma-se um precipitado vermelho de arseniato de prata .
Identificação de Sb e Sn
Pegue o filtrado para testar o Sb e o Sn. Ferva para expelir o gás e depois resfrie. Divida a solução em três partes. Em duas partes, testaremos o Sb e, na terceira parte, o Sn.
Parte 1: adicione uma solução 2M de amônia para torná-la apenas alcalina. Ignore qualquer precipitação leve e adicione 1-2g de ácido oxálico sólido , ferva e passe gás por 1 minuto na solução quente. Obtém-se um precipitado laranja de .
Parte 2: coloque 1 ml de solução em uma placa de ponto e adicione um cristal minúsculo de nitrito de sódio para oxidar o Sb(III) para o estado Sb(V). Adicione 1 ml de reagente Rodamina-B (tetraetilrodamina). A cor vermelha brilhante do reagente é alterada para violeta.
Parte 3: Neutralize parcialmente a solução com uma solução de amônia 2M. Pegue 1 m de solução, adicione 1 cm de fio de ferro limpo e aqueça suavemente para reduzir Sn(IV) a Sn(II).
Filtre e despeje em uma solução de cloreto de mercúrio (II). O estanho reduz o Hg(II) ao estado Hg(I) e você obterá um precipitado branco de cloreto de mercúrio(I) .
Se os íons estiverem em excesso, o precipitado se torna cinza com o aquecimento, devido à redução adicional do íon Hg(I) a Hg metálico.
Com isso terminamos o grupo II de cátions